Início Viagem Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Descubra o Top dos sítios a visitar em Guimarães, a cidade berço de Portugal. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

_

6. Largo da Oliveira

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e Padrão do Salado – Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Neste belíssimo largo encontrará a igreja de Nossa Senhora da Oliveira concluída em 1387. Além da Igreja, verá também o Padrão do Salado, monumento histórico e único no país pela sua forma e pela sua arquitetura. Segundo a tradição, relembra a vitória de Dom Afonso IV sobre os mouros, em 1340, na batalha do Salado.

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço
Domus Municipalis, liga a praça Santiago ao largo da Oliveira – Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Destaca-se também a Domus Municipalis, um imponente monumento que foi paço do Concelho nos finais do século XIV, realçando-se o alpendre sustentado em cinco arcos góticos, as cinco janelas de sacada e uma estátua na fachada do edifício que representa Guimarães.

7. Citânia de Briteiros

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço
Citânia de Briteiros – Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

A Citânia de Briteiros é um conjunto de impressionantes ruínas de um importante povoado habitado na Proto-história, há mais de 2000 anos, numa época conhecida pelos arqueólogos como Idade do Ferro. É um dos mais expressivos povoados proto-históricos da Península Ibérica, quer pela dimensão, quer pela monumentalidade das suas muralhas, urbanismo e arquitetura.

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço
Citânia de Briteiros – © Pork & Port – Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

As numerosas construções, de vários tipos, dispostas um pouco livremente, mas obedecendo, contudo, a um ainda que incipiente esquema urbanístico, oferecem pistas impressionantes e muito objetivas para o conhecimento daquelas gentes tão remotas, alcandoradas no cimo dos montes e mesmo assim protegidas por várias cinturas de muralhas, cujos extensos panos ainda hoje se podem admirar.

Entrada: 3 €

Horários: Aberto todos os dias das 9 h às 18 h no verão e das 9 h às 17 h no inverno.

8. Monte da Penha

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço
Santuário da Penha – Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

O Monte da Penha é o ponto mais elevado de Guimarães e a partir do seu topo, onde está localizada uma estátua do Papa Pio IX. É possível alcançar vistas magníficas que podem estender-se até ao oceano.

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço
Santuário da Penha – Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

O Monte da Penha possui vários equipamentos dos quais se podem salientar: um parque de campismo, um campo de mini-golfe, um mini-trem turístico, um centro equestre, áreas de passeio, piquenique, monumentos, grutas e miradouros.

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço
Teleférico Monte da Penha – Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Pode aceder ao Monte da Penha de carro que fica a 6 km do centro histórico, ou pode ir de teleférico que fica a 1,7 km do Largo das Hortas (5 minutos a pé do centro da cidade).

Preço de ida/volta de teleférico: 4.40 €

Horários: Aberto todos os dias das 10 h às 17.30 h (Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março), das 10 h às 18.30 h (Abril, Maio e Outubro), das 10 h às 19 h (Junho, Julho e Setembro) e das 10 h às 20 h em Agosto.

Autor: Tiago, blog Go To Portugal
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.