É hora de limpar o seu congelador! Conheça o nosso guia para descongelar o frigorífico e faça uma limpeza impecável e sem grandes esforços! O congelador deve ser descongelado com alguma regularidade, para se manter útil, com a máxima capacidade para conservar os seus produtos e para realizar essas competências gastando o mínimo de energia possível.
No presente artigo, irá aprender a descongelar o congelador de forma eficiente. Iremos partilhar consigo dicas e truques indispensáveis que permitem descongelar o congelador rapidamente, sem danificar os alimentos, nem o eletrodoméstico.
O procedimento deve ser feito de maneira segura e higiénica, para evitar o excesso de gelo que reduz a capacidade, ficando menos alimentos a congelar. Além disso, um congelador com excesso de gelo gasta muito mais energia, pesando na conta da eletricidade. Conheça os cuidados e precauções a ter para assegurar o prolongar da vida útil do eletrodoméstico.

Guia para descongelar o frigorífico rápida e corretamente
O momento de descongelar o congelador é importante. Quando há excesso de gelo, o eletrodoméstico deixa de ter tanto espaço. Além disso, como é forçado a trabalhar mais, não fica amigo da carteira, porque pesa mais na conta da eletricidade. Todos sabemos que a descongelação é um processo aborrecido, mas que necessita de ser feito. A formação de um bloco enorme de gelo acaba por retirar muito do espaço disponível.
Além disso, o excesso de gelo torna-se num obstáculo ao funcionamento do eletrodoméstico. Não só pode estragar os alimentos ali conservados, ficando estes impróprios para o consumo, como gera um aumento na fatura da eletricidade, com os gastos com a energia do eletrodoméstico.
Para assegurar o correto funcionamento do eletrodoméstico, é fundamental descongelar o congelador. Só desta forma ele conseguirá conservar devidamente os alimentos que se encontram nele guardados. Existem alguns truques simples e eficazes que permitem a realização da tarefa.
Tirar da tomada é um procedimento obrigatório neste processo. Em seguida, deve esvaziar o congelador e colocar os alimentos num lugar fresco, idealmente com a mesma temperatura. Pode também usar uma bolsa térmica.
Após desligar o eletrodoméstico, tem de aguardar para completar a descongelação. O tempo necessário para o descongelamento nunca é o mesmo. Diferentes eletrodomésticos apresentam diferentes caraterísticas.

O tempo está dependente de vários fatores, nomeadamente a temperatura externa, se deixa apenas descongelar ou se recorre a estratégias para ajudar na descongelação. Recorrer a uma espátula de plástico pode ser uma boa estratégia. Quando o gelo que está no congelador começa a amolecer, poderá usar uma espátula de plástico para removê-lo mais facilmente.
Para realizar este procedimento corretamente, é importante evitar o uso de utensílios de metal, especialmente facas, porque pode danificar o eletrodoméstico. Se a água que se forma devido ao derretimento do gelo começar a acumular-se no fundo, a limpeza do congelador será mais complicada.
Ao longo da descongelação, deve ter consigo alguns baldes, onde poderá colocar o gelo que se consegue retirar do eletrodoméstico. Ao longo do processo, pode usar panos para secar o interior do congelador.
É também importante preparar com antecedência o chão. Convém forrar o piso com panos e/ou toalhas para evitar que entre água por baixo do eletrodoméstico.
Aguardar é sempre uma etapa importante. A descongelação é um processo que leva tempo, não se faz rapidamente. Embora se possam realizar algumas ações para apressar a descongelação, será sempre preciso tempo. Se o processo de descongelar for natural, pode durar 2 horas.
Após eliminar todos os vestígios de gelo no eletrodoméstico, deve secar o interior, sem esquecer de secar a porta. Se o compartimento se encontrar sujo, deve limpá-lo com uma esponja embebida em água morna e um pano seco.
Posteriormente, deve ligar o eletrodoméstico colocando-o na tomada. Antes de recolocar os alimentos dentro, tenha o cuidado de seguir com atenção as instruções.
Entre os métodos populares que permitem acelerar o derretimento do gelo está o recorrer ao secador de cabelo. Este procedimento consiste em direcionar o jato de ar quente para as camadas de gelo.
O outro processo consiste em acelerar o derretimento do gelo com uma bacia com água quente. Também pode usar um borrifador com o mesmo fim. O vapor da água quente irá contribuir para o gelo derreter mais rapidamente.
Finalmente, deve fazer a limpeza, passando uma esponja humedecida com vinagre branco. Desta forma, terá o eletrodoméstico limpo e esterilizado!
Aprenda mais sobre o seu frigorífico:
- Aprenda a poupar energia no frigorífico
- 18 produtos que devia guardar no frigorífico
- Como remover maus odores no frigorífico eficazmente
As pessoas também perguntam
Como descongelar frigorífico combinado?
Para descongelar um frigorífico combinado, o primeiro passo consiste em desligar o aparelho da tomada. Depois, deve remover todos os alimentos que nele se encontram.
Em seguida, deve deixar as portas abertas para que o gelo derreta de modo natural. Há, no entanto, estratégias que permitem acelerar o processo de descongelação, como colocar panos embebidos em água quente.
Quanto tempo demora a descongelar o congelador?
O tempo necessário para descongelar um congelador não é certo, porque depende do tamanho do eletrodoméstico e também da quantidade de gelo que ele acumula e do método utilizado.
Em média, se for deixado a descongelar normalmente, pode levar de 2 a 4 horas para descongelar por completo.
Como tirar o gelo do congelador rápido?
Pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo de remoção do gelo no congelador, mas deve manter o secador de cabelo a uma distância segura. Se tocar na água, pode ser um acidente fatal.
Outra estratégia é colocar recipientes com água quente no interior do congelador. Contudo, é importante ter cuidados para não danificar o equipamento ou causar choque térmico excessivo.
Como limpar uma arca congeladora?
Se pretende limpar uma arca congeladora, deve primeiro desligar o equipamento. Depois, deve remover os alimentos e guardá-los em sacos térmicos ou num frigorífico. Depois, deve deixar descongelar o gelo acumulado.
Após o descongelamento, só tem de limpar o interior da arca com uma solução de água morna e detergente suave. Nesse momento, certifique-se de enxaguar bem e secar antes de ligar novamente. Tenha em conta que para uma limpeza adequada é importante seguir as instruções do fabricante.