Se gosta de por à prova o seu raciocínio, o desafio que apresentamos hoje é para si! Encontre os 5 erros de português presentes no texto, se for capaz.
Os desafios ajudam-nos a crescer. Os desafios que contribuem para o fortalecimento das nossas capacidades, mesmo quando se erra ou se falha. Eles contribuem para a melhoria dos nossos conhecimentos. Eles concedem-nos a oportunidade de errar para assim melhorar.
Os erros, nossos e os dos outros, quando são constatados, podem revelar-se bastante úteis, pois mostram que se deve fazer algo de forma diferente. O notável escritor, poeta e dramaturgo britânico Oscar Wilde (1854-1900) defendeu que “Experiência é o nome que todos dão aos próprios erros”. Nesta sucinta e pertinente frase, percebemos que os erros podem ter um papel importante no nosso progresso.
Gosta de desafios? Temos um preparado para si! Descubra os 5 erros presentes no Texto Desafio e conheça melhor os conceitos em análise.

Gosta de desafios? Encontre os 5 erros de português!
Texto Desafio de português
A obrigatoridade de usar máscara está a deixar muita gente frustrada. Sempre que fazemos uma viagem nos transportes públicos, podemos assistir a alguns comportamentos inadequados. Pessoas que, enquanto estão a desfolhar um livro (que é um hábito tão saudável quanto recomendável!) estão a mecher nas máscaras, baixando-as para “respirar melhor”.
É preciso criar um castigo que seja exemplar, elocidativo, de forma a fazer com que as pessoas percebam que as regras são para seguir e as leis são para cumprir. Mesmo sabendo-se que o contexto de pandemia é prupício ao surgimento de acontecimentos trágicos, há que impedir que surjam comportamentos individuais que prejudiquem a sociedade.

Definição de conceitos
Obrigatoriedade
O termo obrigatoriedade surge da junção das palavras “obrigatório”+”i”+”-dade”. Ora, obrigatoriedade é um nome feminino, sendo qualidade de obrigatório. O termo “obrigatoriedade” é formado pelo adjetivo “obrigatório” mais o sufixo “-dade”.
No entanto, neste caso, o “o” do adjetivo obrigatório é substituído pela vogal de ligação “e”, dando assim origem à palavra obrigatoriedade.
A forma “obrigatoridade” não existe na língua portuguesa. É um erro comum, que deve ser evitado.
Mexer
A palavra “mexer” vem do latim “miscere”. É um verbo transitivo que tem como significado “imprimir movimento a algo ou a alguém”. Mexer é ainda agitar, significando afetar, alterar, modificar.
Ora, quando alguém mexe em alguma coisa, pode estar a deslocar algo da sua posição ou simplesmente estar a tocar em alguma coisa ou a colocar a mão sobre algo. Na gastronomia, é frequente usar o termo “mexer” no sentido de misturar e revolver.
A forma “mecher” é um termo inventado, que não existe na língua portuguesa. Mecher é um erro comum. Trata-se de uma “confusão” comum com a palavra mexer.
Folhear
Termo que vem de “folha”+”-ear”.
Este termo é verbo transitivo que significa revestir de folhas. O mesmo termo significa também percorrer as folhas de uma publicação (livro, revista, jornal,…). A palavra significa ainda consultar. O termo folhear também significa revestir com uma placa fina de madeira ou de outro material.
Este termo é ainda adjetivo de 2 géneros que é referente a folhas; foliar. Enquanto termo próprio da botânica, a palavra folhear significa nesta área algo que se compõe de folhas. Ainda no mesmo contexto da botânica, o termo folhear significa que nasce ou vive nas folhas.
Sob determinados contextos, há palavras que podem ser consideradas sinónimos. Entre elas estão os termos: consultar, folhar, folhetear, frondescer, manusear.
O termo desfolhar vem de “des-”+”folhar”. Este verbo transitivo significa tirar as folhas ou as pétalas a algo. Significa descamisar (por exemplo, desfolhar a espiga de milho). Portanto, os termos folhear e desfolhar não podem ser confundidos.

Elucidativo
Esta palavra vem do termo “elucidar”+”-tivo”. Este termo é adjetivo que significa que elucida; esclarecedor; explicativo. Há palavras que podem ser encaradas como sinónimos deste termo, nomeadamente: esclarecedor, explicativo, informativo.
O termo elocidativo é um erro de português.
Propício
Palavra que vem do latim propitĭu-, com o mesmo sentido.
Este termo é adjetivo que significa que protege; que auxilia. Esta palavra significa favorável; oportuno. Este termo significa também próprio. Esta palavra significa ainda benigno.
Há palavras que podem ser encaradas como sinónimos desta palavra, nomeadamente: azado, benevolente, benigno, bom, conveniente, favorável, oportuno, próprio, vantajoso
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: malévolo, mau.
O termo prupício é um erro de português.

Desafio: identificação dos erros cometidos!
Correção
A obrigatoridade de usar máscara está a deixar muita gente frustrada. Sempre que fazemos uma viagem nos transportes públicos, podemos assistir a alguns comportamentos inadequados. Pessoas que enquanto estão a desfolhar um livro (que é um hábito tão saudável quanto recomendável!) estão a mecher nas máscaras, baixando-as para “respirar melhor”.
É preciso criar um castigo que seja exemplar, elocidativo, de forma a fazer com que as pessoas percebam que as regras são para seguir e as leis são para cumprir. Mesmo sabendo-se que o contexto de pandemia é prupício ao surgimento de acontecimentos trágicos, há que impedir que surjam comportamentos individuais que prejudiquem a sociedade.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa. Levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
Leia também:
- Melhores Provérbios Portugueses
- Expressões Populares da Língua Portuguesa
- Maiores palavras da Língua Portuguesa

NCultura
Se leu “Gosta de desafios? Encontre os 5 erros de português!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…