Gengibre torna o sangue mais fino? Conheça melhor o superalimento. O gengibre é um alimento particularmente estimado na Ásia, mas que se tornou um fenómeno global pela comunidade que procura comer e viver de forma mais saudável. O gengibre contém diversas propriedades medicinais que se revelam bastante benéficas para a saúde.
Vários cientistas têm estudado os efeitos do consumo deste ingrediente e as suas conclusões têm sido bastante favoráveis, confirmando em muitos estudos que o gengibre é realmente um superalimento! Quer saber mais sobre este ingrediente?

Gengibre torna o sangue mais fino? Conheça melhor o superalimento
O gengibre
O gengibre, cujo nome científico é Zingiber officinalis, é uma planta medicinal que contém uma riqueza nutricional bastante incomum. Ele é usado em todo o mundo como um intenso tempero, pois acrescenta às receitas um sabor agradavelmente apimentado, permitindo que se use menos sal nas receitas.
Leia também: Descubra os benefícios do açafrão quando usado todos os dias
Ele contém propriedades que permitem gerar no corpo uma ação digestiva, anti-inflamatória, anticoagulante e, também, vasodilatadora, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica. É, por isso, bastante benéfico!
Este alimento pode ser comprado em lojas de produtos naturais, mas também pode ser encontrado em mercados e feiras livres, na sua forma natural, em farmácias de manipulação, podendo ser comprado em raiz, em pó ou em cápsulas.

Será verdade que o gengibre torna o sangue mais fino?
Sim, é verdade. O consumo regular de gengibre contribui para ‘afinar’ o sangue. Apesar da sua utilidade, se tiver pressão alta, é perigoso e deve ser evitado, especialmente por pessoas que estejam a tomar remédios como a varfarina, pois amplia o risco de hemorragias.
Será que o gengibre faz aumentar a pressão arterial?
Pessoas com pressão alta normalmente estão medicadas. Contudo, ao usar medicamentos para controlar a pressão, deve ter um particular cuidado ao consumir gengibre. Aliás, só o deve fazer após consultar um médico e este avaliar a sua condição. É que o gengibre pode interferir com o efeito do medicamento.

Será que comer gengibre faz mal?
Só se for consumido em excesso. Mas tudo faz mal quando se come ou bebe em excesso, certo? Se o gengibre for consumido moderadamente, faz bem.
Se for consumido em excesso, pode causar dores de estômago, nomeadamente em pessoas com estômagos mais sensíveis. O gengibre em excesso pode ainda causar sonolência. Pessoas que tomam remédios anticoagulantes devem evitar o seu consumo.
É verdade que o gengibre aumenta a imunidade?
Sim, é verdade! O consumo de gengibre melhora a capacidade defensiva do corpo, preparando-o para combater melhor as infeções. O corpo fica mais forte, mais resistente, e não só combate melhor as gripes e constipações (curando mais rápido), como torna esses problemas menos prováveis.

O gengibre ajuda a emagrecer?
Sim, é verdade! O gengibre gera uma ação estimulante, levando a um aumento do metabolismo. O gasto energético que proporciona ao corpo leva a um emagrecimento natural. Porém, este só ocorre se a pessoa fizer uma dieta equilibrada e praticar regularmente alguma atividade física

Benefícios
– Ajuda a emagrecer
– Atua como tratamento de problemas circulatórios
– Combate gripes e constipações
– Ajuda a tratar inflamações
– Combate a dor de garganta, as dores musculares, entre outras
– Ajuda a aliviar e a tratar a tosse
– Melhora a digestão, combatendo a má digestão
– Previne e combate problemas como a azia e o enjoo
– Auxilia no tratamento da gastrite
– Combate o colesterol alto, controlando os níveis de colesterol
– Combate a pressão alta, controlando-a
Leia também: 5 motivos para beber vinho tinto regularmente

Informação útil
Apesar de todos os benefícios, esta raiz gera efeitos secundários. Ela pode gerar dores de estômago, se for consumida em excesso. Outro problema comum que surge com um consumo excessivo de gengibre é a sonolência.
Pessoas com pressão alta e que tomem medicação para controlar a pressão só devem consumir gengibre sob orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito da medicação.
Há ainda pessoas alérgicas que devem evitar o consumo de gengibre, nomeadamente pessoas que estejam a tomar medicação (mais especificamente anticoagulantes, como a varfarina), pois o consumo de gengibre pode ampliar o risco de hemorragias. Pelas mesmas razões, pessoas que tenham sido recentemente operadas devem evitar o consumo de gengibre.

Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.