Fumo dos incêndios de Portugal e Espanha chegou a Londres
A BBC explica que o fenómeno se deveu ao Ophelia. Os ventos do furacão levaram para o Reino Unido poeiras do Norte de África, mas também o fumo e as partículas dos incêndios de Portugal e Espanha.

Os britânicos saíram à rua para observar um sol vermelho, num céu pintado em tons de encarnado. O fenómeno, que muitos assinalaram no Twitter, ficou a dever-se à ação do furacão Ophelia, que depois de passar ao largo dos Açores se dirigiu para o Reino Unido, arrastando consigo uma massa de ar tropical que levou as poeiras do Saara mas, sobretudo, os detritos resultantes dos incêndios que desde domingo lavraram na Península Ibérica, maioritariamente em Portugal.

À medida que o Ophelia progride dos Açores, a tempestade apanhou poeiras do Norte de África e dos incêndios em Espanha e Portugal,” disse à agência noticiosa Reuters uma porta-voz do Britain’s Met Office, gabinete meteorológico do Reino Unido.

“Este tom alaranjado está relacionado com a poeira que está em suspensão na atmosfera e o elemento azul da luz do sol é disperso pela poeira. Mas o elemento vermelho atravessa e por isso o sol aparece mais vermelho e surge esse género de matiz amarelado,” acrescentou.

Vários utilizadores, surpreendidos com a cor do céu da capital britânica, têm partilhado imagens de Londres nas redes sociais.





Banhos de espuma
Localidades na costa oeste de Inglaterra acordaram cheias de espuma do mar nas ruas.
Depois do céu alaranjado em Londres, devido às poeiras e cinzas dos incêndios em Portugal e Galiza levadas pelos ventos, o furacão Ophelia inundou várias localidades da costa leste de Inglaterra com espuma do Mar da Irlanda.
O fenómeno foi registado em cidades costeiras como St. Bees, Clevelys e reportado por meios de comunicação e utilizadores de redes sociais como o Twitter.
_