Frango assado e os erros mais comuns que deve evitar. O frango é uma das refeições mais apreciadas. É um ingrediente pouco calórico, bastante saudável e que é usado em diversas receitas. Quem faz dieta, normalmente coloca-o entre as suas prioridades.
É um alimento versátil que permite inúmeras receitas, mas uma das mais populares é definitivamente o frango assado. É uma refeição bastante apreciada e realizada frequentemente. Contudo, apesar de ser uma refeição comum, muitos são os que cometem erros.

Frango assado e os erros mais comuns que deve evitar
Há alguns erros que são cometidos que podem arruinar uma refeição que pode realmente revelar-se perfeita. Não se deve comer um frango duro e sem gosto. Este ingrediente merece ser bem tratado e transformado num verdadeiro petisco.
Contudo, para ter o frango perfeito é preciso evitar alguns erros comuns. Quer conhecê-los?
Leia também:
- Faça batatas assadas, fritas ou cozidas como um mestre! Tome nota!
- Aprenda a fazer frango assado no forno com cerveja. Que petisco!
- Aprenda a cozinhar polvo congelado como nos restaurantes
- Aprenda a fazer o café perfeito, simples e delicioso. Tome nota!
É um erro não lavar o frango
É comum usar o frango sem o lavar, mas isso pode ter consequências. O frango deve ser bem lavado e encharcado, pois assim o sangue e as impurezas ficarão na água. Depois, limpe bem com uma toalha ou papel absorvente.
Remova qualquer humidade, pois ela impede as especiarias de penetrarem. Portanto, o frango perde sabor. A humidade impede também que se forme uma deliciosa crosta no frango. Deve barrar o frango com uma gordura, como manteiga, maionese, creme azedo, tornando o frango mais bonito e saboroso!

É um erro colocar o frango no frigorífico e agir como se não o tivesse feito
É um erro assar o frango congelado e o processo de descongelação não deve ser feito em água quente, nem no microondas. Deve ser naturalmente colocado num prato, dentro do frigorífico.
Depois de ir ao frigorífico, é mais provável ficar mais seco, por isso o molho é importante. Assim, ele deve ser colocado numa marinada (é a melhor forma de temperar a carne) e, depois, ficar uma hora à temperatura ambiente.
É um erro comum não usar especiarias
O frango não necessita apenas de sal. Uma boa marinada com especiarias, torna-o perfeito. Faça-o por várias horas, dando tempo para absorver sabores e aromas. Entre os ingredientes que funcionam bem na marinada de frango estão: limão, laranja, vinagre, kefir, creme azedo (entre outros produtos lácteos), molho de soja ou teriyaki, mel, mostarda, vinho, entre outros.

É um erro virar o peito para cima
Deve fazer-se justamente o oposto do que a maioria das pessoas faz. Deve colocar-se o peito do frango para baixo. Caso contrário, ele seca, pois, virado com o peito para cima, os sucos libertados saem do frango.
O peito deve ser virado para baixo, pois permite uma absorção mais lenta e eficaz dos sucos. A 10 minutos do desligar do forno, pode então virar o frango ao contrário, para que os temperos cheguem ao frango inteiro.
Sugestão: faça por baixo do frango uma cama com cebola, cenouras e batatas.
É um erro não usar papel de alumínio
Muitos optam por moldar o frango, dar-lhe uma forma distinta. Há pessoas que pressionam as asas e as pernas na carcaça, mas assim as asas secam e queimam. É preferível colocar papel de alumínio para distribuir melhor a temperatura.

É um erro escolher qualquer frango
Os frangos têm características diferentes. Os frangos jovens são mais indicados para assar. Os frangos mais velhos ficam mais duros, após serem marinados.
É um erro pensar que o tamanho não é importante
Um frango grande pode ser bonito, mas escolher frangos grandes e pesados para assar não é uma opção sensata. É preferível optar por um frango médio, de 2,5 kg.

É um erro pensar que o frango não precisa de descanso
Outro erro comum é fazer uma transferência direta do forno para a mesa ou cortá-lo rapidamente. O frango precisa de descanso.
Depois de retirar o frango do forno, pode tapá-lo com uma tigela colocada ao contrário e deixá-lo repousar por 15 minutos. Esta opção permite uma distribuição uniforme da humidade, tornando a carne mais macia e deliciosa. Assim, os sucos libertados são recuperados pela carne.