Início Tradições Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

Basta alguma informação para evitar diversos erros que são constantemente cometidos na cozinha. Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem.

Frango assado e os 5 erros comuns
Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem. O jornal La Vanguardia é uma referência do jornalismo espanhol sendo, por isso, uma fonte internacional importante nos mais variados assuntos: políticos, desportivos, culturais e até culinários! Num artigo intitulado Pollo asado: los 5 errores que más cometes, o jornal espanhol fala sobre os erros que são constantemente cometidos, quando se assa frango, que eles descrevem como o prato dominical por excelência.

É um facto que é um prato comum nas casas de muitas famílias, seja ao domingo, seja, por exemplo, em dias quentes de verão, pois o frango assado permite uma refeição leve e saudável, revelando-se ideal para momentos de convívio. É um prato que agrada a miúdos e a graúdos, além de ser barato e um produto fácil de preparar (se houver o conhecimento necessário!…).

Logo, são muitas as vantagens desta refeição. Convém, por isso, evitar alguns erros que são constantemente cometidos. Erros esses que podem fazer com que o frango perca sabor ou fique demasiado seco. Quer saber mais?


Leia também: Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito


Frango assado e os 5 erros comuns
Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem.

Apesar do frango assado ser um prato relativamente fácil de confecionar, existem muitas pessoas que cometem erros que prejudicam a qualidade do produto final. Há erros que devem ser evitados de forma a ter um frango assado de excelência.

Cozinhar é sempre uma tarefa de responsabilidade. Além das altas temperaturas que são necessárias para cozinhar, estamos a falar de alimentação que é algo essencial para a nossa saúde. Um produto estragado ou queimado pode prejudicar a nossa saúde. O frango assado, como qualquer outra refeição feita ao lume, tem as suas especificidades. Conheça, então, algumas dicas importantes que irão contribuir para evitar erros comuns que são cometidos ao assar frango.

Frango assado e os 5 erros comuns
Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

Ter falta de preparação

Qualquer refeição deve ser preparada com antecedência. A pressa é inimiga da perfeição e fazer as coisas por impulso pode levar a um produto final com qualidade inferior ao pretendido. É um erro comum retirar o frango do frigorífico, apenas momentos antes de cozinhar o produto.

O frango deve ser retirado do frigorífico três horas antes de o cozinhar. Essas três horas devem ser passadas à temperatura ambiente. Assim, a mudança de temperatura ocorre de forma natural, havendo a transmissão do calor de modo suave e gradual, processo importante que torna a carne mais tenra.


Leia também: Aprenda a fazer o bife perfeito


Frango assado e os 5 erros comuns
Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

Colocar o forno na potência máxima

O frango assado é uma refeição que leva o seu tempo a estar no ponto certo. O ideal é assar o frango no forno a 180ºC, permitindo que ele asse ao seu ritmo, tornando-se mais tenro e saboroso. É um erro comum colocar o forno na potência máxima, tentando apressar a conclusão da receita, mas isso só irá tornar o frango mais duro.

Frango assado e os 5 erros comuns
Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

Assar o frango com o peito para cima

De acordo com os especialistas contactados pelo jornal espanhol, é relevante para o produto final quer a posição do frango, quer a travessa usada. O peito do frango deve ser virado para baixo, pois dessa forma consegue garantir uma absorção mais lenta e eficaz de todos os sucos.

Só nos últimos 10 minutos é que deve colocar o frango com o peito para cima. Tal irá ajudar a que nenhuma parte do frango fique sem os temperos.

Temperar mal

Segundo os especialistas consultados, o tempero também tem a sua técnica. Antes do frango ir para o forno, o sal tem de penetrar bem na pele. Convém, por isso, temperá-lo com antecedência, no dia anterior!

Frango assado e os 5 erros comuns
Frango assado e os 5 erros comuns que muitos cometem

A importância do corte

Por vezes até se consegue um bom produto final que fica menos encantador e delicioso quando o corte é mal feito. Um corte inadequado faz com que o produto perca qualidade, o que é de lamentar, depois de ter feito um bom trabalho até então.

Para trinchar bem o frango assado, deve começar por separar o peito e, posteriormente, cortar o frango em dois. Depois desse momento, corte cada uma das peças em pedaços mais pequenos.

Nota: é importante ter uma tesoura própria para trinchar. Este objeto facilita a tarefa e permite até cortar os ossos.


Leia também: Aprenda a fazer arroz branco seco, solto e delicioso


Receita

Frango assado: 5 erros comuns que muitos cometem
Frango assado: 5 erros comuns que muitos cometem

Frango assado com mostarda dijon

Ingredientes

– 1 frango inteiro

– 4 ou 5 c. sopa de mostarda Dijon

– ervas aromáticas

Modo de Preparação

– Limpe o frango e coloque-o num pirex.

– Pincele muito bem com a mostarda.

– Polvilhe com as ervas aromáticas.

– Leve ao forno por 80 minutos, a 180°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.