Os erros fazem parte do processo de aprendizagem. Evite estes 8 erros comuns a cozinhar frango e prepare este prato como um chef! Os erros acontecem. Errar é humano, tal como faz parte de nós aprendermos com os erros. Isso acontece na vida, a aprendermos uma língua, a aprendermos matérias complicadas ou a cozinhar.
Por exemplo, a cozinhar frango, há uma série de erros que são constantemente cometidos, seja por nós, seja por outros. Ao reconhecermos esses erros, melhoramos.
Frango assado: 8 erros comuns a cozinhar frango
O frango
Este é um alimento comum, sendo mesmo dos mais consumidos. O frango é nutritivo, com teor de gordura baixo, e revela-se um ingrediente bastante versátil, pois pode ser preparado de dezenas de formas, havendo um número sem fim de receitas fantásticas.
Contudo, não é tão simples e fácil fazer frango, pois ao longo do processo podem ocorrer diversos erros que prejudicam a qualidade da refeição preparada. Desde o momento da compra até ao momento em que a refeição é servida, podem ser cometidos diversos erros.
Se conhecer os erros mais comuns, ficará com o conhecimento necessário para os evitar. Assim, poderá fazer um frango delicioso, sem prejudicar as suas propriedades.

1 – Má descongelação do frango
Geralmente, as pessoas desconhecem a melhor forma de descongelar o frango. Retiram-no do congelador e deixam-no descongelar num prato na cozinha por várias horas à temperatura ambiente ou na banca.
Desta forma, a parte externa descongela primeiro e, só depois, a interna. Até esta descongelar a carne ficará em contato com a temperatura ambiente, o que só beneficia as bactérias e microrganismos tóxicos, como a salmonela, propiciando as melhores condições para que estes seres se reproduzam e multipliquem.
Outros optam por descongelar no microondas, outro erro comum que beneficia as bactérias. O frango deve ser colocado num prato e posicionado no fundo do frigorífico. Deve ser deixado a descongelar de um dia para o outro.

2 – A lavagem do frango
O frango contém muitas bactérias enquanto alimento cru, revelando-se particularmente sensível às mudanças de temperatura. Por isso, devemos ter com ele o máximo de cuidado.
Devemos ter um rigor máximo no seu manuseamento, conservação e higiene. Sempre que optar por cozinhar esta carne, é muito importante perceber que esta não deve ser lavada, pois isso não irá eliminar os microrganismos tóxicos existentes, só fará com que eles se espalhem pela cozinha, contaminando outros alimentos e os diversos utensílios.

3 – Não corte outros alimentos na mesma tábua onde cortou o frango cru
Não coloque vegetais cozidos ou frutas frescas na tábua que usou para cortar o frango cru. Esse é um erro comum. Deve cortá-los em separado, usando utensílios distintos. Assim, irá evitar que as bactérias do frango contaminem outros alimentos. Depois, deve lavar muito bem todos os utensílios, antes de voltar a usá-los.
4 – O tempero do frango deve ser feito no último minuto
O frango deve ser temperado antes de ser cozido, para que os sabores se misturem melhor. Ao contrário de outras carnes, é dessa forma que o frango fica com um sabor muito mais rico.

5 – Não esmague o frango
Outro erro comum é pressionar o frango constantemente com uma espátula. Fazendo isso, a carne perde sabor e textura. Ao apertar a carne, liberta os sucos da carne. O objetivo deve ser mantê-los no frango, pois eles contribuem para que o frango fique com mais sabor e uma boa textura.
6 – Virar o frango várias vezes
As pessoas costumam virar o frango frequentemente. Contudo, esse é um erro. O frango só deve ser virado uma vez. Virar o frango várias vezes impede que o frango fique perfeito.
O frango deve cozinhar de um lado e ser virado uma vez, só para dourar do outro lado. Coloque uma espátula por baixo, para saber quando tem que virar, pois se verificar que o frango fica preso, significa que ele ainda não está pronto, por isso ainda não deve ser virado.

7 – Encher a panela com vários pedaços de frango
Cozinhar o frango na frigideira requer conhecimento, sendo importante reconhecer que se deve deixar um espaço considerável entre cada peça de frango. Se quiser preparar uma quantidade de comida elevada, deve optar por usar uma caçarola maior, pois assim o frango terá o espaço de que necessita para cozinhar bem.
8 – Cozinhar por demasiado tempo
Se deixar o frango a cozinhar por muito tempo, ficará com um frango seco. Se optar por fazer peito de frango numa frigideira, deve cortar pedaços finos para que o calor penetre na carne por igual. Ele ficará pronto em alguns minutos. Não deixe tempo em demasia.
Já a coxa, por exemplo, como tem uma forma particular, requer mais tempo para cozinhar, devendo fazer-se alguns cortes na carne e, só depois, levar a lume médio para agilizar o processo. Depois de estar cozinhada, a carne deve ser deixada a descansar por alguns minutos, tempo que permite que os sucos se libertem e os sabores fiquem integrados.

NCultura
Se leu “Frango assado: 8 erros comuns a cozinhar frango” e gostou, deixe-nos o seu comentário! Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…