A foto de Lisboa que apaixonou a National Geographic
Uma foto de Lisboa está em destaque nos finalistas e vencedores dos prémios de fotografia da «National Geographic Traveler» para 2018, agora anunciados.
Uma fotografia vale por mil palavras. E se esta for boa, talvez valha ainda mais. Consciente do poder da imagem, a edição britânica da National Geographic Traveler, uma revista irmã da National Geographic, acaba de anunciar os vencedores e finalistas do seu concurso anual de fotografia.
A publicação mensal recebeu as candidaturas dos quatro cantos do mundo e elegeu agora as suas preferidas nas categorias Natureza, Pessoas, Portfólio, Ação, Cidades e, claro está, o Grande Prémio.
O resultado foi uma seleção de imagens de várias partes do globo, e uma, em particular, é familiar aos portugueses. Uma fotografia captada em Lisboa, pelo fotógrafo londrino James Abell, não venceu na categoria de Pessoas, mas foi uma das finalistas nesta secção.
Veja as fotos para conhecer as imagens vencedoras e finalistas na edição de 2018, inclusive a que retrata o quotidiano na capital, a preto e branco.
01

“King penguins, South Georgia”.
© Renato Granieri
Grande prémio e vencedor na categoria Natureza.
02

“Baboons, Chobe River, Kasane, Botswana”.
© Paul Wynn
Finalista na categoria Natureza
03

“Daily life, Soweto, South Africa”
© Chris Kirby
Finalista Portfólio
04

“Daily life, Soweto, South Africa”
© Chris Kirby
Finalista na categoria Portfolio
05

“Elements”
© Daniel Burton
Vencedor na categoria Portfólio
06

“Montane Mansion, Hong Kong”
© Michael Scott
Finalista na categoria Cidades
(cont.)