Fortaleça o seu sistema imunitário com os melhores suplementos. No momento particularmente delicado que o mundo vive, convém parar um pouco para saber se temos um corpo fortalecido, se formos apanhados por este mal que está a demonstrar todo o seu poder destruidor pelo mundo fora. Será que eu terei um corpo suficientemente forte para resistir a este vírus? Na verdade, existem alguns produtos que permitem fortalecer o sistema imunitário. Apesar de não garantirem a salvação de ninguém, contribuem para fortalecer o corpo. E convém o corpo estar fortalecido, se for chamado à “batalha”.
Fortaleça o seu sistema imunitário com os melhores suplementos

Suplementos
Fortalecer o sistema imunitário deve ser um objetivo de cada um de nós. E uma forma de melhorar e fortalecer o nosso sistema imunitário é recorrer a alguns suplementos. Estes
permitem que se esteja em melhor forma, mais fortes, mais reforçados.
É, por isso, sensato ser criterioso no que se come, pois escolher os alimentos certos pode revelar-se uma estratégia acertada. Praticar exercício é outra opção, tal como suplementar a nossa dieta saudável e equilibrada com nutrientes específicos. Assim, a prática de exercício físico, uma alimentação criteriosa e o recurso a determinados suplementos pode torná-lo mais forte, reforçando a sua capacidade de defesa.
Leia também: Descubra os 7 benefícios da cenoura para a saúde
Estudos
Estes produtos aqui mencionados foram alvo de diversos estudos, embora alguns tenham sido estudados do ponto de vista da prevenção (ou redução) dos sintomas da comum constipação ou gripe.

Importante
Toda e qualquer alteração que pretenda fazer no seu regime alimentar deve ser partilhada com o seu médico ou nutricionista. A recomendação é que consulte o médico antes de experimentar qualquer um dos suplementos presentes nesta lista, principalmente se sofre de algum problema de saúde.
Estes suplementos podem, por exemplo, interagir com medicamentos. Um médico, com histórico sobre as suas doenças, poderá aconselhar melhor, evitando que seja corrido qualquer risco.
Alho
O alho ajuda a reforçar o seu sistema imunitário pelas suas propriedades antibacterianas e antivirais.
Andrographis paniculata
Um estudo demonstrou que esta erva reduz a duração do resfriado comum. É uma planta usada na medicina tradicional chinesa e ayurvédica.

Astragalus membranaceus
Esta erva também é usada na medicina tradicional chinesa. De acordo com um estudo, sabe-se que esta erva ativa células T, que melhoram a resposta imunológica.
Baga de sabugueiro
Uma opção para aumentar a imunidade são as bagas de sabugueiro. Ficou comprovado que este suplemento pode ajudar a reduzir os sintomas do resfriado comum (e a respetiva duração).
Clorela
A Chlorella vulgaris, como também é conhecida, é uma alga verde unicelular. Num estudo foi revelada a descoberta de que este tipo de algas, proveniente de água doce, tem componentes que permitem reforçar o sistema imunitário. Contudo, será necessária mais investigação.

Equinácea
Outra erva que reforça o sistema imunitário é a equinácea. O resfriado comum é afastado com o consumo deste suplemento. Os efeitos da equinácea nas infeções do trato respiratório estão bem presentes na meta-análise realizada por equipas de investigadores.
Espirulina
É sabido que a spirulina é um tipo de alga que induz a produção de anticorpos e ativa as células T.
Ganoderma lucidum
Este produto aumenta a quantidade de células ativas no sistema imunitário. O cogumelo Ganoderma lucidum é usado na medicina tradicional chinesa.

L-Cisteína e L-Teanina
Foi revelado num estudo que a conjugação destes dois aminoácidos ajuda a prevenir a incidência da constipação.
Nigella sativa
O sistema imunitário é impulsionado com este tempero que contém timoquinona.
Pelargonium sidoides
Este medicamento à base de plantas foi identificado como um bom produto que permite fazer um tratamento do resfriado comum. Num estudo recente, provou ser eficaz nesse sentido.

Probióticos
Existem diversos estudos que confirmam que os probióticos têm a capacidade de reforçar o sistema imunitário. Eles mostraram ter eficácia na prevenção e tratamento de infeções do trato respiratório em crianças.
Os probióticos são microorganismos vivos que desempenham uma função importante na imunidade das pessoas. Como toda a gente tem um microbioma intestinal distinto, determinadas estirpes funcionam de maneira diferente em diversas pessoas.
Tinospora cordifolia
Esta erva provou conseguir estimular o sistema imunitário, sendo particularmente eficaz enquanto produto antialérgico.

Vitamina C
Quando se pretende reforçar o sistema imunitário, uma das primeiras opções é a vitamina C (ou ácido L-ascórbico). Esta opção é solúvel em água e permite preciosos efeitos antioxidantes. É uma opção que se revela segura de consumir.
Foi revelado num estudo que a duração da constipação comum é reduzida em 8% a 14%, se o indivíduo tomar vitamina C, antes de apanhar a constipação comum. Nos atletas, essa redução revela-se ainda mais acentuada.
Leia também: 15 alimentos que fortalecem o sistema imunitário contra o vírus
Vitamina D
Outra vitamina importante é a “D”, sendo particularmente importante em quem não pode sair de casa, pois quem sai de casa, consegue obtê-la. É que o nosso corpo produz naturalmente a vitamina D, quando é exposto diretamente à luz solar. Contudo, a grande maioria de nós não está sob a luz solar o tempo necessário para a obter ao nível recomendado.
A vitamina D3 funciona melhor na forma de suplemento. Tal é revelado por um estudo. Nesse estudo, ficou demonstrado que a suplementação com esta vitamina contribui para reduzir a incidência da gripe em crianças.

Vitamina E
A vitamina é uma opção de suplementação que permite gerar um efeito protetor suave contra infeções do trato respiratório superior, mesmo em idosos. Tal é revelado num estudo.
Zinco
Quando se trata de reforçar o sistema imunitário, este mineral é um dos produtos que é frequentemente recomendado. Se este suplemento for tomado no momento em que os primeiros sintomas do resfriado comum são conhecidos, ela leva a uma redução da sua duração.
O rinovírus é um tipo de vírus que causa a maioria dos resfriados e o zinco tem um papel importante que impede que esse vírus se multiplique. Embora haja comprimidos e aerossóis, as pastilhas orais são superiores na eficácia, pois ajudam a inibir a replicação do vírus, ainda na parte posterior da garganta.