Tem dúvidas sobre que tipo de ferro de engomar deve comprar? Fique a conhecer as vantagens do ferro de engomar a vapor e desvantagens! Aprenda a tirar o máximo proveito desta ferramenta eficiente para deixar suas roupas impecáveis. Investir num bom ferro a vapor é uma decisão sensata, seja com caldeira, sem caldeira, ferro vertical ou com gerador próprio de vapor. Existem diversas variedades deste equipamento. Certo é que é um produto com qualidade que pode assegurar grande eficácia.
Por isso, trata-se de um eletrodoméstico que se revela o melhor amigo nas noites de passar a ferro, porque pode encurtar significativamente o tempo a realizar a tarefa. Estar a passar a ferro é algo aborrecido. Estar sempre em pé, com uma torre de roupa por passar é frustrante, causa cansaço e dores nas pernas, nas costas, na cabeça… No entanto, um ferro a vapor irá facilitar-lhe a vida. Assim, deve conhecer melhor este equipamento.
Ferro de engomar a vapor: como usar, vantagens e desvantagens

História
Desde o século IV que se encontraram formas de alisar roupas. Os pioneiros a alisar a roupa terão sido os chineses. Para obter o alisamento desejado, os chineses recorreram a uma panela de latão com brasa que era manuseada por um cabo comprido.
Outros povos recorreram a outros meios para atingir o mesmo fim. Foram fabricados artefactos à base de madeira, vidro ou mármore, peças oriundas do Ocidente, que funcionavam a frio.
O ferro de engomar é criado no século XVII, com o ferro a brasa. No entanto, é só no século XIX que outras modalidades surgem, nomeadamente o ferro a água quente, a gás e a álcool.
No ano de 1882, é criado o ferro de engomar elétrico, uma invenção realizada por Henry W. Seely, inventor americano. Mais tarde, em 1926, é criado o primeiro ferro a vapor.
O ferro a vapor foi uma invenção valiosa. Este aliado da vida doméstica consiste num ferro sem sistema e caldeira individual que apresenta a importante funcionalidade de vaporização. O ferro a vapor é perfeito para quem procura soluções mais práticas e económicas e que não se importe de realizar abastecimentos mais frequentes de água.
Vantagens do ferro de engomar a vapor
- São mais fáceis de transportar e de levar em viagem;
- Eles ocupam pouco espaço. Por isso, são mais fáceis de arrumar;
- Geralmente, os ferros a vapor aquecem mais rapidamente do que os ferros a caldeira;
- Apresentam a função spray, o que permite que atue em zonas específicas, diretamente!
- São perfeitos para tarefas de engomar rápidas;
- Estes ferros são confortáveis e fáceis de utilizar;
- A maioria destes ferros apresenta soluções eficientes contra a acumulação de calcário.
Desvantagens do ferro de engomar a vapor
- O reservatório destes ferros é pequeno, obrigando a um reabastecimento regular;
- Eles apresentam menor capacidade de produção de vapor (12 a 59 gr por minuto);
- A passagem de peças fica dificultada com a menor produção de vapor;
- Haver menos vapor torna-os menos capazes de combater vincos e tecidos mais teimosos.
Diversidade
No momento de procurar um ferro de engomar a vapor, deve filtrar por tipo de base; se tem ou não sistema anticalcário; se tem boa capacidade de depósito, que possa ir até aos 350ml; se apresenta sistema antigota; ou se possui a funcionalidade on/off. Existem diversos tipos de ferros a vapor.
O ferro de engomar a vapor vertical é uma das opções que deve considerar. Ele funciona com um ferro normal. Como o nome sugere, ele distingue-se por ser usado na vertical. Este tipo de ferro é frequentemente usado por estilistas e fashion designers, porque permite que se possa engomar as roupas nos cabides, diretamente.
No entanto, para um resultado eficaz, as roupas devem encontrar-se minimamente esticadas. Se comprar um ferro vertical, tenha em conta a potência elétrica. Outras caraterísticas importantes são: o caudal de vapor (gramas por minuto), a pressão do vapor e o preço, naturalmente.
Os ferros com gerador de vapor são de última geração. Eles aparentam ser ferros standard, sem a famosa caldeira. Eles integram um sistema de geração a vapor potente.
Outra opção é o ferro a vapor com caldeira perfeito para famílias mais numerosas, com uma abundância de roupa para tratar todas as semanas. A geração de vapor nestes ferros é realizada devido ao trabalho da caldeira, que atua como os antigos ferros a carvão.
Este ferro apresenta diversas vantagens em comparação com os modelos anteriores:
– Os depósitos de água destes ferros são maiores. A sua maior capacidade permite que se passe durante mais tempo, sem ser necessário fazer interrupções;
– A produção de vapor nestes ferro é muito superior (até 141 g por minuto). A maior capacidade de produção de vapor facilita o engomar dos tecidos difíceis e também as peças de grandes dimensões;
– Alguns exemplares dos ferros a caldeia apresentam regulador automático de temperatura e permitem uma adaptação a diferentes tecidos sem os queimar;
– Estes ferros apresentam soluções eficientes contra a acumulação de calcário.
– No entanto, nem tudo é positivo nos ferros a caldeira. Eles podem demorar mais tempo a aquecer e a ficar na temperatura desejada. Se não tiverem sistema on/off, os ferros a caldeira podem atingir temperaturas muito elevadas. Por isso, podem queimar os tecidos mais sensíveis.
Conheça outras dicas para a sua casa:
- Aprenda a lavar roupa de cama e banho com ótimos resultados
- As vantagens de lavar a roupa com vinagre
- Como prolongar a vida da sua máquina da roupa
Estes ferros têm geradores de autonomia limitada, que têm de ser desligados para arrefecerem, antes de voltarem a ser reabastecidos com água.
No momento de comprar, tenha em conta a intensidade do jato do vapor. A capacidade do depósito da água também é uma variável a ter em conta. Ter caraterísticas extra, como não queimar, também se revela uma vantagem. Ter regulador automático de temperatura é outro critério importante. O peso e o preço são outras caraterísticas relevantes!