Fé em Fátima, as melhores fotos dos peregrinos
Pelo caminho entoam cânticos, rezam o terço, convivem, partilham a vida e estreitam laços de amizade. Veja as melhores fotos dos peregrinos.
Ser Peregrino
Milhares de peregrinos estão já nas estradas do País para fazerem centenas de quilómetros a pé em direção ao Santuário de Fátima. Pelo caminho entoam cânticos, rezam o terço, convivem, partilham a vida e estreitam laços de amizade.
Dizem, a fé atenua a dor daqueles que rumam a pé ao santuário.
Ser peregrino não é apenas caminhar vários quilómetros de “A” a “Fátima“, mas sim toda uma experiência espiritual.
Mais do que uma caminhada, peregrinar é fazer uma viagem a várias dimensões: com provações e recompensas que valem a pena valorizar.
Os olhares sobre Fátima
Para assinalar o centenário das aparições, o Santuário de Fátima organizou um concurso de fotografia que se dividiu em quatro categorias: “Retrato Humano”, “Paisagem”, “Espiritualidade e Mensagem: práticas e ritualidade” e “Fotonarrativa”.
O prémio “Fotografia do Centenário das Aparições”, o mais importante, foi atribuído ex-aequo a Rui Duarte Silva, de Mindelo, e a Javier Arcenillas, de Madrid, que venceram também a categoria de “Fotonarrativa”. Na categoria de “Retrato Humano” venceu o trabalho de João Torcato de Sousa, de Espite. Já na categoria “Espiritualidade de mensagem: práticas e ritualidade”, o prémio foi entregue a dois fotógrafos, ex aequo: António Carlos Pereira da Costa, de Vila Nova de Gaia, e Ricardo Miguel Couto Ferreira Catarro, de Almeirim.
Na categoria “Paisagem” houve mais premiados. Além do vencedor, José António Freitas Guimarães, de Vizela, o júri atribuiu ainda quatro menções honrosas, a António Carlos Pereira da Costa, Ricardo João Caetano dos Santos Perna e a dois trabalhos de Rui Duarte Silva.
No comunicado em que foi feito o anúncio dos vencedores, a Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima sublinhou o contributo da arte fotográfica para o estudo do fenómeno de Fátima e destacou “a riqueza dos olhares sobre Fátima que, distintos e complementares, se revestiram de notáveis dignidade e qualidade”.
Fátima pela lente dos peregrinos
1

Fotografia vencedora na categoria “Retrato Humano”, da autoria de João Torcato de Sousa, de Espite.
2

Trabalho vencedor na categoria “Paisagem”, de José António Freitas Guimarães, de Vizela.
3

Fotografia vencedora ex-aequo na categoria “Espiritualidade e mensagem: práticas e ritualidade”, da autoria de António Carlos Pereira da Costa, de Vila Nova de Gaia.
4

Fotografia vencedora ex-aequo na categoria “Espiritualidade e mensagem: práticas e ritualidade”, da autoria de Ricardo Miguel Couto Ferreira Catarro, de Almeirim.
5

Fotonarrativa “O Peregrino”, de Rui Duarte Silva, de Mindelo. Vencedor ex-aequo na categoria de Fotonarrativa.
6

Milhares de peregrinos enchem as estradas nacionais portuguesas durante a semana que antecede as celebrações das Aparições de Fátima.
7

Grupo de peregrinos de Paredes atravessa a Ponte Dom Luis I no Porto.
8

Voluntária massaja os pés de peregrino no final de um dia de caminhada, em Albergaria.
9

Vários grupos de peregrinos são apoiados por associações que preparam toda a logística durante os dias da peregrinação, como alimentação e dormida em tendas de campanha.
10

População distribui voluntariamente alimentos ao longo da estrada nacional N1. Canelas.
(cont.)