Conhece os mitos em torno deste produto? Para os fãs do vinagre de maçã, vamos dar a conhecer alguns rumores e benefícios sobre o seu uso.
O vinagre de maçã é um produto natural associado a vários cuidados de saúde e de higiene, como limpar as escovas de dentes, tratar a diabetes e perder peso.
De acordo com os estudos e com um grupo de especialistas consultado pela CNN, há realmente benefícios que se podem retirar do uso do vinagre de maçã, mas também alguns mitos ou ideias que ainda não foram confirmadas pela ciência. Fique a saber quais são as informações verdadeiras e mitos do vinagre de maçã.
Atenção fãs do vinagre de maçã! Estes são os seus mitos e benefícios

Diminuir o açúcar no sangue
Será que o vinagre de maçã é mesmo capaz de controlar a diabetes. Carol, professora de nutrição e reitora do College of Health Solutions, da Universidade Estadual do Arizona, com base nas suas investigações e pesquisas, concluiu que nenhum vinagre, mesmo o de maçã, é capaz de realmente evitar a diabetes.
Como ela declara: “Se eu fosse mostrar que o vinagre retarda a progressão à diabetes, precisaria de centenas de pessoas e milhões de dólares para fazer estudos, porque a diabetes pode ter muitas causas, incluindo genética.”.
Porém a especialista não nega que haja uma relação entre o consumo de vinagre e a diabetes. Até porque um ensaio clínico realizado em 2019 mostrou uma redução de 10 pontos nas concentrações de glicose em jejum, nas pessoas que bebiam duas colheres de vinagre diluídas num copo de água, duas vezes ao dia (ao almoço e ao jantar).
Este efeito parece ser especialmente evidente em indivíduos pré-diabéticos. Contudo, esta reação pode ser conseguida com vários vinagres, como o de maçã, tinto, branco, romã ou destilado branco.
No entanto, segundo a especialista, este efeito só se verifica se o vinagre for ingerido acompanhado por um alimento com amido. Assim, de acordo com ela, “se você estiver comendo bacon e ovos, não adianta. Só ajuda se você estiver a consumir amido.”
A recomendação final da nutricionista é para que se alerte sempre o médico para o facto de se estar a tomar esta substância, já que ela pode entrar em conflito com alguma medicação, nomeadamente para diabéticos.

Perder peso
Há realmente estudos que evidenciam que o consumo de vinagre de maçã não só pode ajudar na perda de peso, como na redução do índice de massa corporal, da gordura visceral, das medidas da cintura e dos níveis de triglicerídeos.
Porém, este está longe de ser um produto milagroso, já que de nada adianta, se ele não for acompanhado de uma dieta saudável e de exercício físico.
Assim, o vinagre (de maçã o outro) pode ser usado no tempero das refeições e mesmo diluído em água, especialmente se isso servir de incentivo ou de motivação para a pessoa mudar comportamentos, tornando o seu estilo de vida mais saudável e equilibrado.
No entanto, há que diluir sempre o vinagre em água e, preferencialmente, beber através de uma palha.

Limpar e clarear os dentes
Alice Boghosian, dentista em Chicago e porta-voz da American Dental Association, afirma que colocar ácidos nos dentes nunca é uma boa opção. Um pH abaixo de 7 é ácido e a maioria dos vinagres de maçã tem um pH entre 2 e 3.
O ácido desgasta o esmalte e favorece o aparecimento das cáries.
Para branquear os dentes, é preferível escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta dentífrica branqueadora, segundo Boghosian.
Também no que respeita à sugestão de enxaguar a boca com vinagre de maçã ou de mergulhar as dentaduras e escovas dos dentes numa solução de vinagre de maçã diluído em água, a opinião da dentista também é desfavorável.

Picadas de mosquito
Será que o vinagre de maçã é capaz de tratar infeções de pele e acne, combater piolhos e caspa, remover verrugas e até evitar o envelhecimento? Marie Jhin, dermatologista e porta-voz da American Academy of Dermatology, não recomenda este produto, por considerar que existem outras soluções mais eficazes.
Porém, se não tiver acesso a mais nada, o vinagre de maçã pode, realmente, ajudar a tratar picadas de mosquitos. Para isso, coloque dois copos de vinagre numa banheira cheia de água e tome um banho de imersão nessa solução. Isso vai aliviar o prurido.
Quanto às verrugas, passar um pouco de vinagre de maçã diluído em água numa verruga, pode ajudar a remover a pele morta, embora não seja o tratamento mais indicado para este problema,
Michael Lin, porta-voz da American Academy of Dermatology e diretor do Instituto de Dermatologia Avançada e Cancro de Pele em Beverly Hills, alerta para o risco do uso deste produto que, por ser ácido, pode causar queimaduras irreversíveis.
Para Lin, é preferível usar vinagre branco destilado, já que o seu ph é, normalmente, de 5. Caso use vinagre de maçã, siga a proporção de 1:10.

Limpar a casa
As propriedades antimicrobianas do vinagre de maçã tornam-no num ótimo produto de limpeza doméstica. Será mesmo assim?
É certo que o seu ácido é eficaz, por exemplo, contra o mofo. Contudo, segundo o Pesticide Research Institute, o sal, o sumo de limão, o peróxido de hidrogénio e o bicarbonato de sódio também são e têm a vantagem de possuir um odor mais agradável.
É certo que o vinagre de maçã é biodegradável e que pode ser bom para combater a sujidade alcalina e os resquícios de minerais. Porém, ele não elimina os germes a fundo. Apesar deste produto ser eficaz contra certas bactérias, não é contra todas. Logo, há que ter isso em consideração.
Outra ideia importante a reter, é que nunca deve misturar o vinagre de maçã com lixívia ou com amoníaco, pois isso libertará gases tóxicos, como o cloro ou a cloramina.

Conservante de alimentos
Desde sempre, é comum usar-se vinagre para conservar alimentos, como pickles. Geralmente, utiliza-se vinagre branco destilado 5%, para não interferir na cor dos vegetais ou das frutas. Porém, como o vinagre de maçã tem um sabor suave e frutado, também pode ser uma opção, embora escureça as frutas e vegetais.
Também é frequente usar o vinagre para lavar os alimentos e, assim, reduzirem-se as bactérias ou os vírus que estejam presentes na superfície das frutas e dos vegetais. Contudo, a eficácia deste método nem sempre é comprovada.
Aliás, segundo o Centro Nacional de Colaboração para Saúde Ambiental do Canadá, os vinagres “podem danificar as propriedades organolépticas dos produtos”, isto é, prejudicar o seu sabor e cheiro, além de não eliminarem todos os micróbios.

Tosse e dor de garganta
Hipócrates, conhecido como o pai da medicina moderna, usava o vinagre misturado com mel para tratar as tosses crónicas e as dores de garganta. Mas será que ainda faz sentido fazê-lo nos dias de hoje?
De acordo com a American Academy of Pediatrics, o vinagre de maçã pode ter alguma eficácia, mas é preciso cautela. Um dos riscos é, por exemplo, o de inalar o vinagre e, assim, danificar os pulmões.
Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular do National Jewish Health, em Denver, sublinha ainda que o vinagre pode queimar o esôfago e favorecer o refluxo, as úlceras ou os problemas estomacais.

Doenças cardíacas e cancro
Em roedores, o vinagre mostrou-se capaz de diminuir a pressão arterial, os triglicerídeos e o colesterol total. E em adultos?
Freeman, membro do conselho de prevenção do Colégio Americano de Cardiologia, acredita que o vinagre pode ser benéfico para o coração, dadas as suas propriedades antioxidantes. Segundo ele, “Existem alguns indicadores de que o uso do vinagre pode melhorar a saúde arterial e o colesterol no sangue, e há ainda mais poder se combinado com vegetais de folhas verdes.”
Porém, esse benefício ainda não é totalmente certo, pelo que é fundamental fazer uma dieta saudável e exercício físico, para tentar evitar as doenças cardíacas. Em todo o caso, privilegiar o vinagre como tempero é sempre uma atitude sensata.
Quanto ao cancro, os estudos existentes até ao momento não foram realizados em humanos, pelo que não se sabe exatamente o efeito que podem ter na prevenção ou no tratamento do cancro.

Conclusão
Apesar de ter alguns benefícios comprovados, o vinagre de maçã não é um produto milagroso. Há potenciais vantagens suas que ainda não foram, cientificamente, comprovadas e, além disso, o vinagre de maçã não parece ter efeitos tão distintos na saúde humana, quando comparado com outros vinagres.
A par destes aspetos, usar vinagre também comporta alguns riscos, sobretudo se for consumido puro e não diluído em água, por exemplo. Assim, falar com o médico antes de começar a tomar este produto é altamente recomendável.
Assim, de uma forma genérica, os especialistas recomendam o uso do vinagre como tempero das refeições, como produto de limpeza e de higienização para alguns produtos em particular e, eventualmente, ingerir um ou dois copos de água com vinagre por dia, se a pessoa desejar.
Porém, importa sublinhar que este não é, por si só, um produto capaz de resolver todos os males do mundo e deve ser usado com parcimónia, sobretudo por quem tem problemas de saúde.
“A pectina encontrada no vinagre de maçã, muitas vezes, pode ajudar a acalmar espasmos intestinais.” Dicas e Ideias Ed. 2 – Vinagre, 2017
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Não se deixe enganar! As verdades e mitos do vinagre de maçã” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre vida saudável no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Bibliografia
AHUJA, Amisha; AHUJA Nitin K. Popular Remedies for Esophageal Symptoms: a Critical Appraisal. Current Gastroenterology Reports. 21. 39; 1-8, 2019
BAE, J. Y.; PARK, S. N. Evaluation of anti-microbial activities of ZnO, citric acid and a mixture of both against Propionibacterium acnes. Int J Cosmet Sci. 38. 6; 550-557, 2016
BÁRDOS László et al. Effect of apple cider vinegar on plasma lipids (model experiment in mice). Potravinarstvo. 6. 1; 1-4, 2012
BEHESHTI Zahra et al. Influence of apple cider vinegar on blood lipids. Life Science Journal. 9. 4; 2431-2440, 2012
PETSIOU, Eleni I.; et al. Effect and mechanisms of action of vinegar on glucose metabolism, lipid profile, and body weight. Nutrition Reviews. 72. 10; 651-661, 2014
QUADE, Bianca N.; et al. The therapeutic importance of acid-base balance. Biochemical Pharmacology. 114278. 1-80, 2020
TING, Xia; et al. Nutrients and bioactive components from vinegar: A fermented and functional food. Journal of Functional Foods. 64. 103681, 2020
YAGNIK, Darshna; et al. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Scientific Reports volume 8, Article number: 1732 . 8. 1732; 1-12, 2018
Comentários 1