Saiba o que o vinagre de maçã pode fazer pelo seu cabelo. Tome nota das receitas.
Certamente já ouviu falar em vinagre de maçã e nas suas inúmeras propriedades benéficas para o corpo, para a pele e, também, para o cabelo. Pois é, o vinagre de maçã é mesmo capaz de fazer a diferença nos seus fios, tornando-os mais brilhantes, sedosos e fortes.
Porém, há várias receitas e formas de aplicar este produto no seu cabelo, as quais convém conhecer, antes de o experimentar. Como é ácido, há que ter algumas precauções no uso e no manuseio deste produto. Fique a saber mais sobre este assunto e comece já hoje a tratar dos seus cabelos.
7 fantásticas receitas para usar vinagre de maçã no cabelo
A hidratação é um tema importante e todos os especialistas concordam que beber água é fundamental para o bem-estar do nosso corpo, nomeadamente para os nossos cabelos. Por isso, além da água que bebe, há várias soluções e tratamentos que servem para hidratar os cabelos. Essas receitas podem incluir vários ingredientes, entre eles o próprio vinagre de maçã.
Como já adiantámos, o vinagre de maçã tem muitos benefícios e pode ser usado para vários fins, além de temperar saladas ou outros pratos. Ele tem diversas vantagens para a nossa saúde, já que tem muitos componentes e substâncias positivos para o nosso organismo.
A hidratação com vinagre de maçã não é uma novidade dos nossos dias, já que é utilizada desde a Antiguidade. Porém, pode dizer-se que foi recentemente redescoberta como solução caseira para o problema dos cabelos desidratados.

Para que serve o vinagre de maçã?
O vinagre de maçã é um produto, normalmente usado como tempero, que contém um pH baixo, isto é, ácido. Isso significa que ao usá-lo nos fios está a contribuir para equilibrar o pH dos cabelos.
Basicamente, quanto mais elevado for o pH capilar, mais poroso e ressecado é o cabelo. Logo, ao juntarmos um pH ácido aos cuidados capilares, vamos fazer com que o pH dos fios se equilibre, voltando ao natural, o que contribui para selar as cutículas, fazendo com que os nutrientes fiquem retidos na fibra.
“Porém, deve-se ter extremo cuidado ao utilizar o vinagre de maçã devido ao seu PH muito ácido, pode danificar e causar hipersensibilidade e até alergias na pele.” Alimentação Saudável = Saúde Perfeita Vol. IV – Página 171, Rômulo B. Rodrigues
Mas, afinal, como posso hidratar os cabelos com vinagre de maçã?
Antes de mais importa dizer, que há diversas receitas para hidratar os cabelos com vinagre de maçã e não apenas uma. Ou seja, há várias opções que pode selecionar, em função do seu tipo de cabelo ou do estado em que ele se encontra.
Fique a conhecer 7 delas e veja qual lhe agrada mais. Importa lembrar que, independentemente da receita escolhida, pode sempre juntar-lhe algumas gotas de óleos essenciais que podem atribuir um odor mais agradável à solução. Apesar do cheiro do vinagre não ficar no cabelo e não se sentir, há quem prefira disfarçá-lo, mesmo durante a aplicação.
Se for esse o seu caso, pode solucionar esse problema juntando algumas gotas do seu óleo preferido na mistura que preparar. Se a receita já combinar outros ingredientes, como óleo de coco ou mel, talvez já não seja necessário, pois eles já irão neutralizar o odor do vinagre de maçã.

Receita clássica
Neste caso, a proposta é muito simples e prática.
Para fazer esta hidratação, basta juntar uma colher de sopa de vinagre de maçã à sua máscara de hidratação favorita, cerca de 15 minutos antes de a aplicar no cabelo.
Depois, lave os cabelos com um champô anti-resíduos, de modo a abrir os fios e aplique a mistura, mecha a mecha, deixando atuar durante cerca de 30 minutos.
Finalmente, enxágue e use o condicionador, como habitualmente.
Receita de vinagre de maçã com condicionador
Neste caso, a sugestão é para que misture 25 ml de vinagre de maçã com 100 ml de água e 1 colher de sopa de condicionador.
Depois de fazer esta solução, comece por lavar os cabelos, como normalmente, com o champô que costuma usar. Quando retirar o excesso de água dos cabelos, deve aplicar a mistura nos fios, deixando atuar por cerca de 15 minutos. Finalmente, enxágue bem.

Receita com vinagre de maçã e azeite
Pode parecer a receita de uma salada, mas esta é mesmo a receita de uma máscara hidratante para o cabelo. Comece por juntar 3 colheres de sopa de vinagre de maçã com 6 colheres de sopa de azeite e com 4 colheres de sopa da sua máscara de hidratação habitual.
Depois, aplique essa mistura nos cabelos previamente lavados e coloque a touca térmica, para que atue por cerca de 45 minutos. Finalmente, enxágue e use o condicionador, como é habitual.
Receita com óleo de coco e vinagre de maçã
O óleo de coco é outro produto muito em voga para os cabelos, devido ao seu elevado poder nutritivo. Aliado ao vinagre de maçã, ele é capaz de recuperar as madeixas, mesmo as mais danificadas.
Para preparar esta receita, deve misturar o óleo de coco com a sua máscara de hidratação habitual. Depois, aplique-a nos cabelos, deixando atuar durante cerca de 1 hora.
Finalmente, enxágue bem e lave os cabelos com o champô habitual. Depois, misture o condicionador com uma colher de vinagre de maçã e aplique essa mistura nos cabelos. Deixe atuar durante cerca de 2 minutos e enxágue bem em seguida.

Receita com vinagre de maçã e gelatina incolor
Os ingredientes podem ser surpreendentes, mas não desconfie do seu efeito. Misture 150 ml de água filtrada com 2 colheres de sobremesa de gelatina incolor (deve diluir, consoante as instruções presentes na embalagem) e 1 colher de sopa de vinagre de maçã.
Coloque essa mistura no borrifador e aplique nos fios, previamente lavados e já com o excesso de água retirado.
Depois, aplique a máscara de hidratação nos cabelos e deixe atuar, conforme as sugestões constantes na embalagem do produto. Enxágue e condicione, como é habitual.
Receita para estimular os cachos
Quem tem cabelos encaracolados precisa de uma hidratação frequente e profunda, caso contrário o cabelo fica seco e sem vida.
Para preparar esta receita, deve juntar três colheres de sopa de vinagre de maçã com 150 ml de água filtrada. Depois, deve colocar esta solução no borrifador e aplicar no cabelo húmido. Deixe atuar por cerca de 5 minutos e, depois, enxágue os cabelos. Finalize, condicionando como é habitual. Este procedimento vai ajudar a definir os cachos do cabelo.

Receita com mel e vinagre de maçã
O mel também é benéfico para a saúde capilar. Unido ao vinagre de maçã torna-se ainda mais vantajoso. Acrescente ¼ de chávena de chá de mel a 10 colheres de sopa de vinagre de maçã. Aplique o preparado nos fios de cabelos lavados. Atue durante cerca de 15 minutos. Finalize, enxaguando e condicionando.
Benefícios e risco do vinagre de maçã
De um modo geral, a hidratação com vinagre de maçã é muito eficaz no que respeita à selagem das cutículas. Além disso, ajuda a dar um aspeto mais brilhante e saudável aos cabelos.
No entanto, genericamente, é preciso ter algumas precauções com o uso do vinagre de maçã. É que embora ele tenha alguns benefícios comprovados, o vinagre de maçã não é um produto milagroso e, como qualquer ingrediente, também tem desvantagens ou pontos negativos, sobretudo se usado em excesso.
Além disso, algumas daquelas que costumam ser apresentadas como potenciais vantagens do vinagre de maçã, ainda não foram, cientificamente, comprovadas. Existem, ainda, cientistas e investigadores que defendem que muitas das vantagens do vinagre de maçã estão presentes noutros vinagres.
A par destes aspetos, usar vinagre também comporta alguns riscos, sobretudo no que respeita à sua ingestão. Convém sempre lembrar que ele não deve ser consumido puro, mas sim diluído em água, por exemplo. Além disso, é aconselhável falar com o médico, antes de começar a tomar este produto. No caso das receitas que lhe deixámos, a sugestão é para que, antes de as utilizar, visite um dermatologista ou o seu cabeleireiro de confiança. Também deve, primeiro, testar o produto numa pequena mecha de cabelo, de maneira a perceber se faz alguma reação alérgica ou adversa.

O que dizem os cientistas e investigadores
Os cientistas e investigadores aconselham o uso do vinagre como tempero das refeições, como produto de limpeza e de higienização para alguns produtos em particular. Eles também consideram possível a ingestão de um ou dois copos de água com vinagre por dia, se a pessoa desejar, embora sublinhem a importância de ter um estilo de vida globalmente saudável, ou seja, caraterizado por uma dieta equilibrada, pela prática regular de exercício físico, por 8 horas de sono diárias e por bons hábitos, como não fumar e não beber álcool.
Em todo o caso, é sempre importante ter presente que não há soluções milagrosas e o vinagre de maçã não é capaz de resolver instantaneamente todos os nossos problemas. Quem tem problemas de saúde, deve ainda ser mais cauteloso no uso deste produto.
Leia também
- Beber vinagre de maçã em jejum faz bem? Nós explicamos.
- Alho, mel e vinagre de maçã: a receita que trata muitas doenças
- O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?

Bibliografia
AHUJA, Amisha; AHUJA Nitin K. Popular Remedies for Esophageal Symptoms: a Critical Appraisal. Current Gastroenterology Reports. 21. 39; 1-8, 2019
BAE, J. Y.; PARK, S. N. Evaluation of anti-microbial activities of ZnO, citric acid and a mixture of both against Propionibacterium acnes. Int J Cosmet Sci. 38. 6; 550-557, 2016
BÁRDOS László et al. Effect of apple cider vinegar on plasma lipids (model experiment in mice). Potravinarstvo. 6. 1; 1-4, 2012
BEHESHTI Zahra et al. Influence of apple cider vinegar on blood lipids. Life Science Journal. 9. 4; 2431-2440, 2012
PETSIOU, Eleni I.; et al. Effect and mechanisms of action of vinegar on glucose metabolism, lipid profile, and body weight. Nutrition Reviews. 72. 10; 651-661, 2014
QUADE, Bianca N.; et al. The therapeutic importance of acid-base balance. Biochemical Pharmacology. 114278. 1-80, 2020
TING, Xia; et al. Nutrients and bioactive components from vinegar: A fermented and functional food. Journal of Functional Foods. 64. 103681, 2020
YAGNIK, Darshna; et al. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Scientific Reports volume 8, Article number: 1732 . 8. 1732; 1-12, 2018

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “7 fantásticas receitas para usar vinagre de maçã no cabelo” e gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…