Se pretende provar um verdadeiro petisco, tem de aprender a cozinhar um peixe como um verdadeiro profissional! Faça peixe assado no forno como nos restaurantes. O peixe é daqueles alimentos obrigatórios para quem pretende seguir uma dieta saudável e equilibrada. Recomenda-se que seja comido pelo menos 3 vezes por semana, embora muitos não respeitem esse mandamento da vida saudável.
Contudo, qualquer nutricionista ou médico recomenda o peixe, pois devemos comer este alimento regularmente. Este alimento rico em ómega 3 possui inúmeras riquezas. Além de ter um sabor especial, ele permite uma versatilidade incomum, ficando muito distinto, consoante o modo como é cozinhado ou dependendo do tipo de ingredientes que acompanham o peixe. Gostaria de cozinhar peixe na perfeição?
Faça peixe assado no forno como nos restaurantes. Tome nota!
Truques para aprender a cozinhar um peixe inteiro no forno
Aprender a cozinhar um peixe inteiro no forno pode ser fácil, se tivermos as dicas certas para nos orientar. São vários os tipos de peixe, diferentes os tamanhos, distintas as texturas, são diversas as variáveis que devemos levar em consideração.

Variedades
O salmão é um peixe bastante saboroso, por isso é mesmo dos mais populares. Ele revela-se um peixe especial, com um tamanho perfeito para o fazer inteiro no forno.
Contudo, existem outros peixes indicados para o mesmo método, como a pescada, o pargo, a truta, a dourada, o robalo ou outros peixes que merecem toda a nossa atenção…
Leia também:
- 3 receitas de peixe assado que vão encantar a sua família!
- Peixe assado que todos vão querer repetir. Não perca as receitas!
- Faça peixe assado suculento e delicioso com os melhores truques!
- Faça peixe assado de comer e chorar por mais. Não perca as receitas!
Como cozinhar um peixe inteiro
Para cozinhar peixes inteiros, devemos levar em consideração algumas sugestões que sendo simples podem ser cruciais para orientar alguém a apresentar um peixe perfeito. Eis os passos que deve seguir.

Compra
No momento da compra, deve pedir na peixaria que façam a limpeza do peixe para si. Além de descamar, depois de retiradas as vísceras, o peixe deve ser aberto ao meio, mas sem retirar a espinha ou a cabeça. Portanto, só terá que lavar bem em água fria, depois de chegar a casa.
O procedimento
Pré-aqueça o forno, colocando-o a uma temperatura entre 180ºC e 230ºC, dependendo do tamanho do peixe, pois devemos ter em conta que quanto maior for o peixe, maior deverá ser a temperatura.
Depois do peixe ser limpo, deve ser secado com papel de cozinha. Depois, com um pincel, deve pincelar o peixe com azeite, pincelando por dentro e por fora o peixe. Posteriormente, polvilhe com sal e pimenta a seu gosto.

Opção
Pode optar por rechear o peixe com um puré de alho e salsa. Outra opção que funciona bem é usar camarão e outros frutos do mar. Se o peixe for grande, deve ser costurado depois de ser recheado, podendo isso ser feito com uma agulha e barbante.
Tamanho
Se o tamanho do peixe for maior do que o forno, o peixe deve ser cortado ao meio, transversalmente. Depois, coloque o peixe numa travessa untada com azeite para que não se agarre à travessa. Assim, impede que ele se desfaça na hora de servir.

Tempero
Tempere o peixe novamente com sal e pimenta e, depois, leve ao forno. O tempo destinado dependerá sempre do tamanho do peixe.
Como referência, devem ter em conta que para pesos de 500 g a 1 kg, o tempo é de 20-30 minutos (a 200 ° C), aproximadamente. Se o peixe for ainda mais pesado, o tempo deve ser aumentado proporcionalmente.
Regar
No meio do processo de cozimento, regue com um pouco de vinho branco por cima para dar mais sabor ao peixe. Use um termómetro de cozinha, para avaliar se ele está na temperatura indicada. No caso de peixes menores, basta que cozinhe até ver a carne descamar facilmente ao ser furada com um garfo.

Servir
Idealmente, o peixe deve ser servido inteiro, colocado diretamente na mesa, logo após sair do forno. É de uma beleza impressionante ver a peça inteira, não é?
No momento de cortar, retire a pele cuidadosamente e retire a carne de cada lado com uma espátula. Cuidado com as espinhas.
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…