Início Tradições Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

A excelência consegue-se com prática, experiência, com conhecimento e com truques dados pelas pessoas certas. Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

os melhores ovos mexidos do mundo
Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

A excelência consegue-se com prática, com experiência, com conhecimento e com truques dados pelas pessoas certas. Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Os ovos mexidos estão seguramente entre as melhores opções para o pequeno-almoço. São bastante nutritivos e absolutamente maravilhosos, quando são bem feitos. É uma refeição especial para as manhãs, por isso os hotéis de todo o mundo colocam à disposição todos os dias.

É uma refeição que vista como boa para emergências (quando não se tem tempo para fazer outra coisa), pode ser muito mais que isso!

Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

Se fizer os ovos mexidos como deve ser, está perante uma maravilha gastronómica. Contudo, facilmente, são cometidos erros que podem levar ao desastre absoluto.

Apesar de serem frequentemente olhados como uma refeição muito normal, feita facilmente até por quem não sabe cozinhar, é uma injustiça. É que se forem seguidos alguns truques, esta pode ser uma refeição bastante completa, bastante saborosa e bastante nutritiva.

Leia também:

os melhores ovos mexidos do mundo
Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

Eleve os seus ovos mexidos ao patamar da perfeição!

De que se precisa quando faz ovos mexidos? Há 5 coisas que são essenciais:

4 a 6 Ovos, Óleo, sal, frigideira (idealmente de cerâmica) e espátula de silicone.

Parece pouco, mas é um procedimento bastante simples.

Primeiro, a frigideira com o óleo deve ser aquecida em fogo médio até estar quente. Os ovos só são colocados nesse ponto e, depois, concedemos um minuto de cortesia para que o ovo se torne íntimo com a frigideira. Aí, os ovos começam a endurecer levemente. Nesse momento, devemos mexer delicadamente com a espátula, com cuidado para destacar todo o ovo que estiver em contato com a frigideira de modo a renovar a camada que está a cozinhar.

os melhores ovos mexidos do mundo
Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

Ovos feitos na frigideira

É preciso ter cuidado, pois não se pode não mexer, nem se pode mexer com muita frequência. Nem exageradamente, nem muito ocasionalmente.

O segredo está em encontrar o equilíbrio adequado para que os ovos fiquem como devem ficar: cremosos, com pedaços, um pouco mais coalhados e com aquela textura, entre o cremoso e o firme. Não se pretende que fiquem líquidos, nem que fiquem muito secos.

O processo dos ovos mexidos

Devemos observar bem a textura das partes mais líquidas para saber se os ovos estão prontos. O momento de os retirar é importante. Deve ser feito justamente quando os ovos deixarem de ter a consistência de branco cru. Depois, é colocá-los num prato, polvilhar com sal e apreciar uma bela refeição.

Os ovos mexidos fascinam, pois têm um sabor agradável que permite que combinem bem com quase tudo. Logo permitem grande versatilidade e a inovação só é limitada pela nossa imaginação e criatividade…

os melhores ovos mexidos do mundo
Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

Eis 9 truques para os ovos mexidos perfeitos!

– Junte uma colher de chá com alho em pó, enquanto eles cozinham. Dá um toque muito “caseiro”.

– Junte malagueta, pimenta caiena, pimenta preta (ou outra) para dar um toque especial, picante.

– Faça os temperos com cuidado. Escolha-os de acordo com o que vai adicionar aos ovos mexidos. A comida é uma viagem e podemos ter nos ovos mexidos sabores de todo o mundo. Recomendações: manjericão com tomate seco, lima com pimenta ou orégãos com limão.

– Experimente cozinhá-los com o dobro das gemas em relação às claras!… Mais cremoso e delicioso!

– Cozinhe os ovos com ricota ou queijo cottage. Torna-os tão cremosos, como irresistíveis.

– Junte um pouco de natas ou de leite. Fica bem diferente, com um toque bem americano.

– Substitua a manteiga por óleo. O resultado são ovos mais consistentes e com sabor distinto.

– Usar uvas passas e frutos secos pode dar um efeito surpresa agradável, um toque doce e crocante que maravilha qualquer um.

– Os mais gulosos seguramente que gostam de bastante recheio: bacon, atum, presunto, chouriço, espinafre, cebola, cogumelos, camarões são alimentos que muitos adoram nos ovos mexidos, tornando a refeição mais pesada.

os melhores ovos mexidos do mundo
Faça os melhores ovos mexidos do mundo. Tome nota!

Gostou de nos visitar no NCultura?

Se leu este artigo sobre receitas e dicas de cozinha e adorou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre receitas. Há diversos aqui no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia e quer saber mais sobre esta temática, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros áreas temáticas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, por favor, faça-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore as suas temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.