Aprenda a cozinhar o melhor frango assado e delicie a família toda! Faça o frango assado suculento e perfeito com 10 truques simples!
O frango assado é um clássico que agrada a quase todos e permite alimentar uma família, mesmo que grande. Apesar de não ser um prato de difícil confeção, há alguns pormenores a ter em conta para conseguir um frango com pele crocante, peito suculento e carne bem assada. Se quer fazer um assado suculento e saboroso, siga os seguintes truques e dicas, absolutamente preciosos.
Faça o frango assado suculento e perfeito com 10 truques simples
Escolher o frango certo
O frango deve ser bem escolhido, ou seja, deve selecionar um frango de tamanho apropriado, ou seja, que não exceda os 2 kgs para que seja mais fácil cozinhar por todo. Por outro lado, também não deve usar um frango demasiado pequeno, caso contrário ele pode ficar seco. Além disso, prefira um frango já limpo e asse-o inteiro, sem cortar.
Descongele à temperatura ambiente
O frango deve ser retirado do frio pelo menos 3 horas antes de ser cozinhado. Assim, a transição de temperatura é progressiva e isso vai garantir uma carne mais macia. Portanto, a sugestão é que coloque o frango num saco de cozinha lacrado e o mergulhe em água fria. Vá trocando a água à medida que o frango vai descongelando.

Cozinhe a uma temperatura entre os 180ºC e os 200ºC
A pressa na cozinha nunca é boa. Colocar o forno na potência máxima só fará com que a carne fique seca. Recomenda-se colocar o frango a 180 graus e cozinhar no seu ritmo. O tempo de cozimento do frango varia de acordo com o peso. Para cada quilo de frango, você deve assar cerca de 45 minutos. Se estiver usando um frango de 2 kg, você deve assá-lo por 90 minutos.
Leia também:
- 3 receitas de bacalhau assado com batatas a murro. Irresistível!
- Batatas assadas especiais e suculentas para o fim de semana
- 3 receitas de Bacalhau Espiritual de fazer crescer água na boca
- Aprenda a preparar o peixe assado no forno como nos restaurantes
Asse uniformemente
Para o frango assar uniformemente, deve virá-lo a cada 15 a 20 minutos. Além disso, primeiro, deve assar o frango com o peito de cabeça para baixo e, só depois, virá-lo. Deste modo, vai conseguir um frango mais suculento, pois a gordura e os sucos da carne vão descer até à parte mais seca do frango.

Temperar corretamente
A base do tempero deve ser o sal e a pimenta. Porém, também é importante temperar o interior do frango, pois é esse tempero que vai dar sabor à carne. Junte limão, ervas e outras especiarias e, se possível, deixe 24 horas a marinar para um resultado melhor.
Migalhas de pão e limão
Outro truque delicioso é polvilhar o frango com algumas migalhas de pão e gotas de limão. Assim, conseguirá um sabor e uma textura únicos. Para um resultado ainda melhor, coloque meio limão dentro do frango para hidratá-lo e dar sabor.

Ponha manteiga sob a pele
Coloque um pouco de manteiga entre a pele do frango e a carne. Assim, ao derreter, a carne vai ficar suculenta, macia e húmida, mesmo nas zonas mais secas, como o peito.
Não asse o frango amarrado
Esta é uma técnica muito usada, mas a qual impede que algumas partes do frango assem corretamente, como é o caso da face interna das coxas. Portanto, é preferível não amarrar o frango, na hora de o cozinhar.

Corte o frango corretamente
Comece por cortar os quartos traseiros do frango, seguindo depois para as asas. Depois, passe para a zona do peito, fazendo um corte no centro, procurando o esterno. Finalmente, comece a fatiar e a cortar. Se houver desperdício, guarde-o e use-o para fazer uma tarte, empadas ou rissóis.
Deixe o frango repousar uns minutos
Antes de servir, deixe o frango descansar entre 5 a 10 minutos, antes de servir. Assim, os sucos vão misturar-se e a carne do frango vai ficar mais macia e suculenta.
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura.Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Muito instrutivo.adorei
Adoro frango assado! Vou seguir todas as dicas.
Adoro frango assado, e tenho uma receitinha tambem, mas pintou uma duvida aqui.
Quando , recomenda colocar meio limao dentro do frango, nao ficou claro como deve ser feito. Se é o suco de meio limao ou se corta ao meio e inseri , se é com casca ou nao.