Início Tradições Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

Os erros permitem identificar um mau caminho e indicar outra direção. Eis erros comuns que deve evitar para fazer frango assado suculento e delicioso.

frango assado suculento e delicioso
Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

Os erros são importantes. Permitem identificar um mau caminho e indicar outra direção. Eis erros comuns que deve evitar para fazer frango assado suculento e delicioso.

Quem nunca errou? Estamos condenados a errar. Sabemos que vamos errar ao longo da nossa vida. Faz parte da vida, da aprendizagem. É impossível evitar que se cometam erros. No entanto, os erros revelam-se importantes, pois permitem aprender.

Se se compreende que o erro surja, já não há tolerância para que os mesmos erros sejam constantemente cometidos. Devemos aprender com eles e procurar outra solução. O mesmo acontece em tudo, até a cozinhar.

Por exemplo, ao cozinhar frango, há erros que são constantemente cometidos. Reunimos alguns deles de forma a que os possa evitar.

Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

O frango é um alimento que é regularmente cozinhado. Isso não impede que vários erros sejam cometidos. Conheça alguns dos erros que são constantemente cometidos e evite-os!

Leia também:

frango assado suculento e delicioso
Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

Erro 1: lavar o frango

É algo completamente desnecessário lavar completamente o frango. Especialmente se for cozinhar o frango inteiro. A água provavelmente ficará carregada de bactérias.

Estas irão ser distribuídas por todo o balcão da cozinha. Ficarão perto da pia e por lá elas se multiplicarão. Assim, será melhor opção lavar bem todas as superfícies, pratos e mãos, depois de manipular o frango cru.

Erro 2: descongelar no balcão ou no micro-ondas

Estes métodos são inadequados, pois estimulam o crescimento e a proliferação das bactérias. As bactérias crescem de modo rápido em temperaturas entre os 40 e os 140 graus. Sabia que elas dobram de número em apenas 20 minutos nessas condições?

Por isso, as aves não devem estar a uma temperatura dentro dessa “zona de perigo”. Colocar o frango no micro-ondas irá apenas estimular o crescimento de bactérias. Deve descongelar o frango no frigorífico, deixando-o lá no dia anterior ao momento de o cozinhar. É o melhor método e o mais seguro.

Nota: Depois de descongelado, o frango (ou outro alimento) não deve ser novamente congelado.

frango assado suculento e delicioso
Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

Erro 3: não secar, antes de cozinhar

Se vai fritar ou grelhar um frango, deve secar o frango com papel absorvente. Assim, irá impedir que o frango cozinhe demais.

Se o frango não estiver seco, ele vai libertar mais humidade ao longo do processo de cozimento. Pretende-se um frango mais crocante e saboroso, com a quantidade certa de humidade.

Erro 4: usar um cronómetro para determinar quando terminar

Deve usar antes um termómetro. O frango pode variar no tamanho, por isso não há tempo definido para cozinhar todos os frangos. Para garantir que o frango fique devidamente cozinhado, há que ter em conta que: um pedaço de peito de frango desossado cozinha a 165-170 graus; já o frango com osso deve ser cozido a pelo menos 180 a 185 graus internamente.

frango assado suculento e delicioso
Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

Erro 5: corte para ver se está pronto

A maioria das pessoas corta o frango para confirmar se ele está pronto. No entanto, é um erro, pois ao cortar o frango leva a que o suco seque, logo esse pedaço de frango ficará seco em vez de ficar húmido e saboroso. Opte por ter um termómetro especialmente indicado para carne.

Erro 6: armazenar o frango num qualquer espaço do frigorífico

O frango deve ser colocado na prateleira mais baixa, pois o ar frio tende a descer. Logo, esse é o local mais seguro para armazenar o frango. Se ele for armazenado adequadamente, irá prevenir a contaminação e o crescimento de bactérias.

frango assado suculento e delicioso
Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

Erro 7: cozinhar apenas o peito de frango

A maioria das pessoas recorre aos peitos de frango “para se manter saudável”. Contudo, outras partes do frango também são uma solução saudável.

O frango com carne escura também é magro e permanece húmido, por isso, se não for frito, é uma opção saudável. O frango com carne escura contém mais ferro e zinco do que a carne branca de frango.

Erro 8: não pré-aquecer a frigideira

Devemos pré-aquecer a frigideira para fritar bem o frango. Para constatar se a frigideira está quente o suficiente, deve borrifar a superfície com um pouco de água. Se ela chiar e evaporar imediatamente, então a frigideira estará quente o suficiente para cozinhar.

Se cozinhar peito ou coxas com a pele, deve ter isso em atenção, pois se não o fizer não terá um frango dourado e com a pele crocante.

frango assado suculento e delicioso
Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.