Início Tradições Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

Os segredos que levam à perfeição. As batatas fritas crocantes, estaladiças e suculentas são irresistíveis. Faça as melhores batatas fritas de sempre.

melhores batatas fritas de sempre
Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

Os segredos que levam à perfeição. As batatas fritas crocantes, estaladiças e suculentas são irresistíveis. Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar! As batatas fritas são um dos acompanhamentos que os portugueses preferem. É uma guarnição bastante saborosa, não sendo particularmente saudável, devem comer-se com moderação, ocasionalmente. Este acompanhamento tanto pode acompanhar pratos de peixe, como de carne, sendo habitualmente feito, nem sempre é feito da forma correta.

Pretendem-se umas batatas fritas perfeitas, crocantes por fora e macias e tenras por dentro. As batatas estaladiças e suculentas são irresistíveis, mas muitas vezes são servidas batatas fritas moles, ensopadas, parcialmente cruas, entre outros defeitos. Se quer um acompanhamento de excelência, tome nota das dicas que temos para si.

Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

Dicas para fazer as batatas fritas perfeitas

Não é tão simples quanto parece. Não basta uma frigideira, azeite limpo, batatas, sal e fogo. São elementos fundamentais, mas há que ter conhecimento de algumas informações relevantes, pois pessoas com todos estes elementos podem fazer batatas fritas perfeitas ou um acompanhamento sem qualidade. Veja as recomendações que temos para si.

melhores batatas fritas de sempre
Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

A batata adequada

As batatas não são todas iguais. Há batatas mais indicadas para cozer, outras para assar, outras para fritar. É possível comprar batatas congeladas e cortadas, já prontas para fritar.

Contudo, neste artigo, iremos centrar-nos em batatas frescas, inteiras, por descascar e cortar. Até porque são estas que proporcionam uma melhor experiência, quando feitas na perfeição. Deve optar-se por batatas de consistência bastante dura, batatas com menor quantidade de água, pois estas ficarão mais crocantes. O ideal é escolher a batata nova, pois esta tem menos amido que a velha.

Leia também:

melhores batatas fritas de sempre
Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

O corte

As batatas devem ser descascadas e cortadas em palitos. Estes palitos devem ter o mesmo tamanho, de forma a uniformizar a fritura. Se tiverem diferentes tamanhos, umas batatas estarão perfeitas e outras estarão parcialmente cruas.

Idealmente, devem cortar-se palitos com 7cm a 15 cm de comprimento e 0,5 a 1 cm de espessura, aproximadamente.

Momento pré-fritura

Antes de fritar, devemos colocar as batatas cortadas numa taça com água fria e deixá-las mergulhadas por 5 minutos. Assim, elas irão libertar o amido, o que fará com que elas, mais tarde, não se colem umas às outras. Depois, seque-as meticulosamente com papel de cozinha.

melhores batatas fritas de sempre
Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

A escolha da gordura

Opte por óleo limpo, sempre. Pode também recorrer a azeite que é a gordura mais saudável que existe, sendo que o extra-virgem é aquele que resiste melhor a altas temperaturas.

Use uma quantidade que permita cobrir as batatas, de forma a proporcionar uma fritura homogénea.

Onde fritar

Pode usar uma fritadeira ou, então, uma frigideira grande. A temperatura ideal para o óleo é de 140ºC. Mas há um indicador infalível de que temos a temperatura correta: é quando o óleo borbulha constantemente, depois de introduzir a batata, sem começar a fumegar.

Se vai fritar uma quantidade de batatas elevadas, é preferível que o faça em partes. Não coloque logo todas as batatas ao mesmo tempo para que não endureçam.

melhores batatas fritas de sempre
Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

A fritura duplicada

As batatas devem ser fritas duas vezes. Assim, será mais fácil ficarem macias por dentro e crocantes por fora. A primeira fritura deve ser feita nessa temperatura constante, ao longo de 5 minutos, só até ficarem macias. Elas devem ficar ligeiramente douradas, mas ainda não totalmente fritas.

Deve retirar as batatas e deixar que esfriem por 30 minutos. Depois, deve aumentar a temperatura do óleo para os 175-180ºC, levando a fritar por mais 2-3 minutos. Tenha cuidado para não deixar as batatas dourarem excessivamente, pois tendem a dourar rapidamente e isso pode estragar as batatas.

O momento pós-fritura

As batatas, depois de fritas, devem ser colocadas sobre papel absorvente. Assim, será removido o excesso de gordura, algo que evita que fiquem moles ou enrijecidas. Depois de as secar, é que deve colocar o sal a gosto, mas sem exageros!

melhores batatas fritas de sempre
Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar!

Um truque de perito

Os especialistas defendem que há um truque importante para atingir o máximo e obter uma crocância extra, esse truque é cozinhar primeiro as batatas em água com sal e vinagre. Depois, escorrer e secar bem as batatas.

Só depois se devem fritar 2-3 minutos em azeite a 130ºC. Depois, deve deixar arrefecer e pode, então, congelar ou colocar na máquina a vácuo. Depois, quando as for utilizar, frite a 180ºC por 7 minutos. Experimente!

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

  1. […] o primeiro a saber.Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor. Faça as melhores batatas fritas de sempre. A família vai adorar! | ncultura. Os segredos que levam à perfeição. As batatas fritas crocantes, estaladiças e suculentas são […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.