Início Saúde Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Uma bebida secular que é venerada desde o momento em que foi descoberta. Conheça a dose ideal de café e os seus efeitos.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Conheça a dose ideal de café e os seus efeitos. Quem não gosta de café?… Imagine que está numa esplanada, com uma chávena de café na mão, enquanto contempla a belíssima natureza e a dança do rio com ondas que vão e voltam. Sente uma breve brisa no rosto num dia quente e o perfume do café invade-lhe. Não é preciso banda sonora para este momento ser digno de um filme. E é um momento que cada um de nós já viveu. Muitos de nós procuram repeti-lo uma e outra vez.

O café é uma bebida bastante apreciada pelo seu sabor intenso. É mesmo uma das mais consumidas em todo o mundo. Todas as manhãs, há um ritual que é indispensável para inúmeras pessoas: beber café! Esta bebida assegura um despertar eficaz e representa um boost de energia que se revela perfeito para as primeiras horas matinais. Qualquer pausa no trabalho representa a oportunidade indicada para mais uma dose de café. Depois de um almoço ou de um jantar, também não se dispensa um cafezinho.

Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Propriedades do café

O café tem vindo a ser investigado um pouco por todo o mundo. Nas mais diversas revistas científicas, são revelados estudos realizados por cientistas provenientes de universidades reputadas, de grupos clínicos, de grupos farmacêuticos e de outras entidades da área.


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


A razão é simples: o café contém propriedades terapêuticas que permitem que ele seja considerado um produto fantástico, pois gera diversos benefícios para a saúde.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Benefícios do café

Por via dos diferentes estudos científicos que são publicados todos os anos, é possível afirmar que a comunidade científica concorda que um consumo moderado desta bebida está associado a inúmeros benefícios para o nosso organismo.

Uma das razões para a origem desses benefícios é a riqueza de antioxidantes e de uma substância pelo qual ele é famoso: a cafeína.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Efeitos

– Aumenta o estado de alerta e os níveis de energia.

– Estimula o sistema nervoso central.

– Gera uma ação diurética.

– Contribui para o dilatar das vias respiratórias.

– Estimula a produção de ácido no estômago.

– Aumenta ligeiramente a tensão arterial.

– Combate a sensação de cansaço.

– Reduz a sensação de fadiga.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Efeitos secundários

O café tende a criar habituação e esse é um dos problemas deste produto fantástico. A razão está na cafeína que, além de gerar benefícios, causa esse problema de “dependência”. O café provoca esse efeito secundário indesejado, nomeadamente se for consumido de forma excessiva.

Contudo, não é o único efeito secundário, pois pode ainda gerar insónias, irritabilidade, ansiedade e até taquicardia. Uma pessoa que seja consumidora habitual, se interromper o consumo de forma abrupta e total, sentirá outros efeitos, entre eles dores de cabeça, ansiedade, tremores e cansaço ou letargia.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Dose recomendada

O consumo de café só se revela benéfico, se for tomado em doses moderadas. Pessoas saudáveis podem e devem beber café de forma regrada. O valor de 300 miligramas/dia

é o máximo que um adulto deve beber.

Se tivermos em conta que um café curto leva 104 miligramas (aproximadamente), então constatamos que 3 cafés já ultrapassam ligeiramente a quantia recomendada. Um café expresso comprido contém um pouco mais, cerca de 125 miligramas de cafeína, em média. Assim, 3 cafés deste género, já excedem em muito os valores recomendados.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

As variedades do café

Há várias espécies da planta que está na origem do café. Quer conhecer um pouco sobre algumas delas?

A espécie Arábica será, das plantas que originam o café, a mais apreciada, sendo produzida na América Latina, no leste de África e em algumas zonas da Ásia. Este tipo de café leva a um sabor residual a caramelo, a uma elevada acidez, a um aroma refinado… características que o tornam no melhor café do mundo.


Leia também: Descubra o que o café faz ao nosso corpo


Outra espécie muito conhecida é a Robusta, sendo mais produzida em quantidades superiores e com custos inferiores. O café da variedade Arábica contém menos cafeína, mas o sabor é mais intenso e menos amargo. O Robusta tem um creme mais espumoso.

dose ideal de café
Esta é a dose ideal de café e os seus efeitos

Excentricidades

Cafés de luxo: sabia que na Ásia existem produtores de café que alimentam elefantes com grãos de café e que, posteriormente, fazem uma recolha das fezes para moer os grãos presentes nessas fezes? Um mero café dessa variedade custa 35€, aproximadamente.

O café mais caro do mundo é o famosíssimo Kopi Luwak, com origem na Indonésia. O método é o mesmo: há alimentação de grãos de café e recolha das fezes; mas o animal é diferente. No Kopi Luwak, é a civeta que é alimentada. Um quilo pode custar bem mais do que 600€!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.