Início Saúde Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Uma bebida alcoólica saborosa e que gera muitos benefícios! Saiba mais sobre este néctar dos deuses. Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto.

5 benefícios do vinho tinto
Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Esta bebida pode não ser mágica, mas gera grande encanto! A sua cor, vermelho sangue, torna o vinho tinto particularmente atrativo no cinema. É também muito explorada noutras artes. Seja por estar representado em telas, seja como forma de inspiração dos talentosos criativos, uma vez que o vinho tinto desperta em nós a liberdade de pensar, de sentir e de agir.

Sóbrios, somos todos bem mais rígidos, menos criativos e mais racionais. Foi nesse estado, sóbrios, que investigadores desenvolveram diversos estudos que permitiram chegar a conclusões positivas sobre o consumo desta bebida alcoólica. Saiba mais.

5 benefícios do vinho tinto
Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

História e o vinho tinto

O vinho tinto é uma bebida especial. Isso é inegável. Tem tido um protagonismo ímpar entre as bebidas alcoólicas e o seu lugar na história comprova-o. Desde tempos imemoriais que o vinho tinto acompanha o homem. Segundo o Antigo Testamento terá sido Noé a primeira pessoa a plantar uma vinha.

Seguramente, que o vinho só terá surgido após os homens se terem tornado sedentários e os vestígios existentes mais antigos datam de 6000 a 5000 anos a.C. Contudo, não seria impossível o primeiro vinho ter surgido por mero acaso. Um conjunto de uvas abandonadas desencadearem naturalmente um processo de fermentação.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


Cedo foi concedido ao vinho um carácter sagrado. Se os egípcios davam o vinho tinto como  oferenda aos deuses, também os gregos e romanos usavam a bebida nas suas celebrações, associando o vinho tinto ao deus Dionísio (no caso dos gregos) e a Baco (no caso dos romanos). Hipócrates, conhecido como o pai da medicina ocidental, usou o vinho tinto para desinfetar feridas, tratar a diarreia e a astenia e ainda para aliviar as dores das mulheres durante o parto.

5 benefícios do vinho tinto
Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Tabela de valor nutricional do vinho tinto (1 copo 147,0 ml)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 125 kcal 6,2 %
523 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos 3,8 g 1,4 %
Açúcares 0,9 g 1,8 %
Proteína 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 127,1 g 6,4 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

5 benefícios do vinho tinto
Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Ciência: os especialistas

Esta bebida alcoólica é apreciada por meio mundo e tem sido bastante estudada na comunidade científica que lhe têm dedicado diversos estudos, tentando perceber os seus efeitos, sejam eles positivos ou negativos.

Várias pesquisas e investigações têm sido realizadas e as conclusões foram analisadas pelos especialistas. No portal Good Housekeeping, foram apresentadas as conclusões de alguns especialistas e o NCultura pretende partilhá-las consigo!

Amigo do coração

São muitos os estudos que concluem que esta bebida alcoólica pode proteger a saúde do coração. Muitas investigações defendem que o consumo moderado de vinho tinto gera efeitos positivos que se revelam bastante protetores da atividade cardíaca, contribuindo para a redução do risco de doenças coronárias.

Contudo, para existirem estes efeitos positivos é necessário fazer uma dieta saudável, que promova uma melhor saúde do coração, nomeadamente a dieta mediterrânica!

5 benefícios do vinho tinto
Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Combatente de inflamações

O vinho tinto é rico em polifenóis, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que se revelam bastante importantes, destacando-se o resveratrol que é um dos tipos de polifenóis presentes no vinho.

Ele é um dos polifenóis mais frequentes e mais famosos do vinho tinto, pois está na origem de diversos benefícios para a saúde, nomeadamente a redução da resistência à insulina e dos níveis de stress oxidativo.

Estimulante da mente

O vinho contém flavonoides que contribuem para a proteção das células do organismo que fazer a proteção dos vasos sanguíneos. Uma ação que ajuda a melhorar a circulação sanguínea até ao cérebro e também ajuda a prevenir determinados elementos obstrutivos. Estudos científicos defenderam que o resveratrol ajuda na prevenção de doenças relacionadas com o envelhecimento e  ainda com a perda de memória.


Leia também: Como conservar vinho tinto depois de o abrir?


5 benefícios do vinho tinto
Especialistas confirmam 5 benefícios do vinho tinto. Saiba quais!

Promotor da longevidade

O consumo de vinho permitir-nos viver mais tempo. Segundo um estudo, os efeitos relaxantes da bebida geram esse resultado. Ao longo da investigação, uma amostra de participantes foi acompanhada ao longo de anos e concluiu que há uma ligação entre um consumo moderado de vinho e uma vida mais prolongada.

Melhoria do estado de espírito

O consumo moderado de vinho tinto também contribui para que haja uma melhor disposição. Estudos realizados em 2014 levaram a que uma equipa de investigação desse como provado que pessoas que bebiam um copo de vinho, num momento da vida particularmente desagradável, desenvolviam uma melhoria da sua disposição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.