Início Viagem Destinos Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias e Vilas Portuguesas

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias e Vilas Portuguesas

Os nossos vizinhos encontraram nos recantos lusitanos muito por onde passear. Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas.

_

Marvão, distrito de Portalegre

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Marvão, distrito de Portalegre – © LUIS DAVILLA/GETTY – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

A sua muralha escarpada do século XIII rodeia a aldeia de casas brancas. A quase 900 metros de altitude, esta vila medieval olha para a Espanha, com a sua igreja do século XV e a casa do Governador, hoje transformada em banco, embora mantenha a sua varanda de ferraria do século XVII.

Lajes do Pico, Pico, Açores

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Lajes do Pico, Pico, Açores – © JUAN CARLOS MUÑOZ/AGE – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

Na ilha açoriana do Pico, Lajes é uma aldeia que sempre viveu das baleias; antes, pescando-as, e agora, de vê-las saltar. Mas mantém o mesmo espírito marítimo e aventureiro, com as suas torres de vigia e os seus barcos, agora adaptados para a contemplação desses grandes cetáceos.

Monsanto, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Monsanto, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco – © ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

É um lugar único. As suas casas surgem por entre enormes rochas e tem a honra de ter sido designada como “a aldeia mais portuguesa”, mas a aldeia chama a atenção pelas suas pedras de granito por entre telhados vermelhos, e pelo seu castelo, que domina toda a região.

Castelo Rodrigo, distrito da Guarda

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Castelo Rodrigo, distrito da Guarda – © ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

É um espaço monumental que preserva referências medievais importantes, como as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, a Picota quinhentista, a igreja medieval, a cisterna medieval e as inscrições que atestam a presença de uma grande comunidade de cristãos novos.

Provesende, Sabrosa, distrito de Vila Real

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Provesende, Sabrosa, distrito de Vila Real – © ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

É uma vila esquecida sobre o Douro, razão pela qual surpreende ainda mais a abundância de casas de granito com grandes brasões que datam do século XVIII.

O seu passado glorioso estendeu-se até ao século XIX, quando a aldeia salvou os vinhedos da região, porque aqui começou a lutar-se para encontrar um remédio para o mal da filoxera que varreu a Europa. Hoje tem um museu dedicado a essa praga que arruinou muitos dos que produziam o vinho do Porto.

Marialva, Mêda, distrito da Guarda

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Marialva, Mêda, distrito da Guarda – © ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

As ruas, flanqueadas por edifícios que resistem ao tempo, levam à cidadela pelas muralhas, em cujas ruínas é fácil perder a noção do tempo.

Povoada pelos Aravos, povo lusitano, foi conquistada mais tarde pelos romanos, seguidos pelos árabes, até a vitória final de Fernando, o Magno, em 1063, assim conhecido pela sua emblemática conquista das Beiras.

Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo – © TONY ARRUZA/GETTY – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

Situada relativamente perto de Espanha, esta vila tem o nome do rio que atravessa os cinco olhos da sua ponte romana, que confere caráter a toda a localidade, com palácios, igrejas e um museu de arte sacra.

A tranquilidade da vila é quebrada de quinze em quinze dias com sua popular festa na margem do rio.

Dornes, Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém

Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas
Dornes – Espanhóis apaixonados por estas 25 Aldeias Portuguesas

Esta aldeia fica na rota dos Templários, numa pequena península formada pelo rio Zêzere. Com uma belíssima paisagem natural, também conserva vestígios das batalhas medievais, como a torre templária pentagonal e a Igreja de Nossa Senhora do Pranto.

(cont.)

1
2
3

OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

1 COMENTÁRIO

  1. OS ESPANHOIS TÊM A MANIA DE SE APAIXONAR PELAS NOSSAS COISAS !!! O K NÃO É MT BOM !!!! PK DE ESPANHA NEM BOM VENTO NEM BOM CASAMENTO !!!!! 1 GRANDE BEIJINHO !!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.