Prepare as melhores escapadinhas de fim de semana e explore um destes 10 paraísos escondidos no nosso país! Deixe-se envolver pela serenidade destes locais! Portugal possui uma série de destinos encantadores. Há autênticos paraísos escondidos nos diversos distritos do nosso país. Não é preciso estar nas grandes cidades portuguesas para se viverem momentos memoráveis.
De norte a sul do país, pode encontrar locais encantadores que são perfeitos para uma escapadinha. São tranquilos e possuem uma beleza incomum, com muitas atrações para ver. Assim, estes destinos revelam-se indicados para as pessoas que pretendem fugir do rebuliço das grandes cidades e pretendem assegurar bons momentos para a sua família.
Reunimos um conjunto de destinos que são fantásticos. Não competem com as cidades mais turísticas em número de visitantes, mas oferecem experiências ímpares. Conheça as vilas e aldeias que reunimos nesta lista e comece a preparar a sua escapadinha de sonho.
Escapadinhas de Fim de Semana: 10 paraísos escondidos perfeitos

Misarela, Montalegre
Esta aldeia encontra-se no concelho de Montalegre, mais precisamente na freguesia de Ferral. A mítica Ponte de Misarela é uma atração incomum, bastante popular. Faz a ligação à freguesia de Ruivães, já em Vieira do Minho.
A ponte medieval é uma atração imperdível pela sua história e pelo cenário deslumbrante em que se encontra. Ao longo da história, esta ponte serviu de inspiração para a criação de várias lendas e mitos.

Bordeira, Aljezur
A Bordeira é uma praia bastante procurada. Esta praia encontra-se na ponta sul da Costa Vicentina e integra o concelho de Aljezur. A Bordeira foi uma das candidatas às 7 Maravilhas de Portugal. Esta praia enquadra-se num cenário absolutamente encantador.
Quem a visita, estabelece a promessa de lá voltar. Visitar a aldeia local permite beneficiar de uma praia deslumbrante que tem como cenário uma Natureza verdejante que torna este destino inigualável.

Curral das Freiras, Madeira
Na Madeira, poderá encontrar a aldeia de Curral das Freiras, um destino que não tem a mesma popularidade que outros pontos turísticos do Arquipélago, mas que reúne uma série de características que tornam este espaço inesquecível.
Curral das Freiras encontra-se encastrada numa colina de socalcos verdes e está rodeada por belas montanhas. O cenário é absolutamente deslumbrante e qualquer amante da Natureza ficará fascinado com o cenário. As vistas do Miradouro da Eira do Serrado revelam-se memoráveis.

Rio de Onor, Bragança
Rio de Onor é uma aldeia diferente, uma pérola da região de Trás-os-Montes que se distingue das demais por ser atravessada pela fronteira com Espanha. Desta forma, um lado de Rio de Onor pertence a Portugal, enquanto o outro lado pertence ao país vizinho.
Ora, esta realidade incomum contribuiu para o surgimento de uma peculiaridade deliciosa.
Os habitantes de Rio de Onor desenvolveram um dialeto próprio, o “rionorês”. Este dialeto revela-se uma mistura de português e castelhano. O forno e a forja comunitários são duas atrações locais, que espelham a vida de outros tempos.
A igreja matriz e a ponte romana são duas construções imperdíveis de Rio de Onor. O Parque de Campismo local assegura um espaço para dormir em perfeita comunhão com a Natureza.

Gimonde, Bragança
A pacata aldeia de Gimonde está presente no concelho de Bragança e integra o Parque Natural de Montesinho. A presença da Natureza deslumbrante encontra-se bem equilibrada por edificações centenárias, que contribuem para tornar esta aldeia imperdível.
Uma das suas atrações mais populares é a Ponte, de origem romana. O restaurante Abel dá a conhecer o melhor da gastronomia local.

Fraga da Pena, Arganil
A Fraga da Pena é uma queda de água muito popular. Por ser muito fotogénica, facilmente se torna num fenómeno nas redes sociais. A Fraga da Pena está presente no distrito de Coimbra, mais precisamente no concelho de Arganil.
A queda de água é das mais belas do país e pode ser encontrada na Mata da Margaraça, que é parte integrante da Área Protegida da Serra do Açor. Contemplar a bela cascata, com mais de 20 m de altura, num cenário onde se destaca a viçosa vegetação, revela-se uma experiência fascinante.

Vilarinho de Negrões, Montalegre
Esta aldeia encontra-se numa península estreita que desemboca na Albufeira do Alto Rabagão, em Montalegre. Vilarinho de Negrões é considerada uma das aldeias mais belas de Portugal.
A população desta aldeia modesta encontra-se envelhecida. As ruelas e o casario desta aldeia charmosa tornam a experiência de caminhar pelos seus recantos particularmente agradável.
A atmosfera bucólica da aldeia é ainda mais apreciada pela presença dos pequenos muros de pedra, da capela singela e de alguns espigueiros encantadores.

Quintandona, Penafiel
A aldeia de xisto de Quintandona proporciona uma experiência encantadora. Encontra-se a apenas 30 m de carro da cidade do Porto. Quintandona integra o concelho de Penafiel.
Nos últimos anos, houve um processo de revitalização e reconstrução desta aldeia, um procedimento que tornou Quintandona num espaço particularmente encantador e mágico.
As ruas desta aldeia são estreitas. Passear por elas permite um serpentear bastante agradável, num espaço onde se destaca o casario que está implantado na zona rural e torna a aldeia ainda mais charmosa.
Se procura um sítio para passar férias:
- 7 destinos de sonho em Portugal que até parecem no estrangeiro
- Praia: os 10 melhores destinos de férias baratos em Portugal
- 15 melhores destinos de férias em Portugal

Cabroelo, Penafiel
A aldeia de Cabroelo encontra-se por terras do Vale do Sousa. Este destino integra a Serra da Boneca, mais precisamente no vale do ribeiro de Entre Águas. Esta aldeia encontra-se perfeitamente inserida num cenário deslumbrante.
O enquadramento natural torna a experiência de caminhar pela aldeia em algo verdadeiramente memorável. Existem algumas atrações locais imperdíveis, nomeadamente: a Casa Alves (datada de 1805) e a Capela de São Mateus, o ex-líbris da aldeia. Muitos visitantes da aldeia dão um salto ao Museu da Broa, que se encontra a apenas 10 minutos de carro.

Loriga, Serra da Estrela
Esta bela aldeia é uma atração da região. Ela está presente na montanha mais alta de Portugal continental. Em Loriga, encontra-se uma das praias fluviais mais fascinantes de Portugal, tão encantadoras que o povo lhes chama de “Maldivas da Serra da Estrela”, devido às águas cristalinas.
A paisagem local é verdadeiramente espantosa. Entre os muitos encantos, destacam-se os socalcos e as pequenas lagoas. Há atividades que muitos visitantes da aldeia procuram fazer, como percorrer a Garganta de Loriga. O percurso vai desde a Torre, situada no cume da Serra, à povoação. Esta experiência não é para novatos, pois a caminhada é exigente!