Início Saúde Alerta! 11 erros que muitos cometem quando usam máscara

Alerta! 11 erros que muitos cometem quando usam máscara

A pandemia de COVID-19 pôs o mundo de máscara. Saiba o que NÃO deve fazer, confira 11 erros que muitos cometem quando usam máscara.

erros que muitos cometem quando usam máscara
Alerta! 11 erros que muitos cometem quando usam máscara

Saiba o que NÃO deve fazer, confira 11 erros que muitos cometem quando usam máscara. A pandemia de COVID-19 pôs o mundo de máscara. Efetivamente, as máscaras ajudam a prevenir a propagação do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Porém, para isso, elas devem ser bem colocadas e retiradas.

A corroborar esta ideia, o British Medical Journal (BMJ) publicou um estudo em que epidemiologistas do University College London (Reino Unido) chamam à atenção para os danos colaterais do uso desadequado de máscaras.

Um dos riscos é a falsa segurança que a máscara pode dar, ou seja, ao utilizar a máscara, o indivíduo descurar nas outras medidas de prevenção do contágio. Além disso, tocar constantemente na máscara ou pô-la e removê-la incorretamente podem ser formas de propiciar a transmissão do vírus, ao invés do contrário.

Para que esteja protegido ao máximo, evite os próximos 11 erros que muito cometem quando usam máscara.

11 erros que muitos cometem quando usam máscara

erros que muitos cometem quando usam máscara
Alerta! 11 erros que muitos cometem quando usam máscara

Colocar a máscara no queixo ou pescoço

Se precisar de beber água e estiver de máscara, o mais seguro é deixá-la pendurada numa orelha ou pousada em local higienizado. Deixar a máscara pendurada no queixo, pescoço ou, mesmo, na roupa pode potenciar o contágio, pois tanto a máscara, como as roupas podem estar contaminadas.

Tocar no rosto ou na máscara

Embora seja um gesto impulsivo e quase incontrolável, ele deve ser evitado ao máximo.

Isto porque, caso tenhamos tocado com a mão numa superfície contaminada, ficaremos mais facilmente contaminados, se o vírus chegar ao rosto.

Ajustar a posição da máscara, tocando no tecido

É normal que possa precisar ajustar a posição da máscara. Porém, deve procurar lavar as mãos antes com água e sabão ou álcool-gel (70%) e tentar apenas tocar na zona interna, por haver menor risco de estar contaminada.

Se não tiver desinfetante consigo, deve fazer uso dos elásticos da máscara, para a conseguir ajustar, sem tocar no tecido.


Leia também: Coronavírus: será que pode infetar os nossos animais em casa?


erros que muitos cometem quando usam máscara
Alerta! 11 erros que muitos cometem quando usam máscara

Deixar o nariz fora da máscara

O nariz é uma das principais vias de entrada do Sars-CoV-2. Portanto, deixá-lo fora da máscara não faz sentido. Assim, deve sempre ajustar a máscara à sua cavidade nasal, cobrindo a totalidade do nariz, até bem perto dos olhos.

Deixar os óculos embaciados

Se puser bem a máscara, os seus óculos não vão ficar embaciados. Isto, porque os óculos embaciam quando há muito ar a sair pela parte superior da máscara, o que também propicia a contaminação. Para evitar esta situação, garanta que a máscara fica bem fixa na zona do nariz.

erros que muitos cometem quando usam máscara
Alerta! 11 erros que muitos cometem quando usam máscara

Estar muito tempo com a mesma máscara

De um modo geral, as máscaras devem ser trocadas a cada 2 a 4 horas de uso ou, então, quando começarem a ficar húmidas. Este aspeto é particularmente importante, pois caso o vírus esteja presente no organismo da pessoa, o facto de ela estar a expelir e a inalar o vírus constantemente, aumenta a carga viral e contribui para a evolução da doença.

Além disso, se o tecido da máscara estiver húmido, ele torna-se incapaz de bloquear agentes infeciosos, como o novo coronavírus.

Guardar a máscara suja/já usada no bolso

Partindo do pressuposto que a máscara está contaminada, ter esta atitude pode contribuir para a propagação do vírus por várias superfícies e objetos, facilitando o contágio.

Fazer um X com os elásticos

Há quem coloque as máscaras com os elásticos cruzados. Em muitos casos, isso é prejudicial, pois dobra o tecido, criando uma abertura na lateral do rosto, a qual impede uma proteção 100% eficaz.


Leia também: Saiba como usar vinagre de maçã e alho para aumentar imunidade


erros que muitos cometem quando usam máscara
Alerta! 11 erros que muitos cometem quando usam máscara

Usar máscaras muito grandes ou muito pequenas

A máscara certa é aquela que fica bem ajustada ao rosto e, sobretudo, que não tem fugas de ar nas laterais.

Usar lenços ou cachecol como máscara

Estes acessórios não substituem o uso da máscara, pois não oferecem garantias de proteção. Assim, não deve improvisar e comprar mesmo máscaras de proteção certificadas, sejam ou não reutilizáveis.

Partilhar máscaras

As máscaras, reutilizáveis ou não, não devem ser partilhadas, mesmo por membros da mesma família ou agregado, pois tal aumenta o risco de infeção pelo novo coronavírus, caso alguma das pessoas esteja contaminada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.