Início Saúde Entenda como o vinho tinto pode combater alergias

Entenda como o vinho tinto pode combater alergias

O vinho tinto tem muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. Fique a conhecê-las. Entenda como o vinho tinto pode combater alergias!

vinho tinto pode combater alergias
Entenda como o vinho tinto pode combater alergias

O vinho tinto tem muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. Fique a conhecê-las. Entenda como o vinho tinto pode combater alergias! Talvez já tenha ouvido falar de algumas das vantagens e dos benefícios de consumir, de forma regular e moderada um copo de vinho tinto. Com efeito, esta bebida tem várias propriedades capazes de combaterem alguns problemas de saúde, assim como de evitarem outros tantos.

Naturalmente que importa que esse vinho seja de qualidade e não se exceda a dose diária de um a dois copos de vinho tinto. Além disso, este hábito deve ser enquadrado num estilo de vida saudável, caraterizado por uma dieta equilibrada e pela prática regular de exercício físico.

Entenda como o vinho tinto pode combater alergias

Quem sofre de alergias sabe o quão difícil pode ser viver com este problema de saúde, caracterizado por muitos espirros, nariz congestionado, olhos lacrimejantes e, claro, muitos lenços de papel no bolso ou, então, muito prurido e vermelhões na pele, no caso das alergias de manifestação dermatológica. Porém, alguns estudos têm demonstrado os benefícios do vinho tinto em tratar este problema.

O vinho tinto, se consumido com moderação, pode manifestar várias propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, estimuladoras do sistema imunitário e, também, anti-alérgicas.

Leia também:

vinho tinto pode combater alergias
Entenda como o vinho tinto pode combater alergias

O estudo

Em causa, está um artigo científico da autoria do departamento de cardiologia de um hospital japonês, o qual foi revisto e publicado em 2019. Essa pesquisa revela que “vários estudos reportaram o benefício de flavonóides em modelos alérgicos como é o caso da dermatite atópica, asma, anafilaxia e alergias alimentares.”

Os flavonóides

Os flavonóides são compostos que existem na maioria das frutas e dos vegetais, assim como no vinho tinto. De acordo com o estudo, “Os flavonóides têm atividades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas”, sendo o vinho tinto particularmente rico nestas substâncias.

Em 100 mililitros de vinho tinto existem cerca de 88 miligramas de flavonóides. Logo, o vinho tinto é uma das maiores fontes deste super composto.

Os autores da investigação adiantam ainda que: “Apesar de ser necessária uma avaliação subsequente, temos a expectativa de que o consumo apropriado de flavonóides poderá ser benéfico na prevenção e eventualmente na gestão de doenças alérgicas.”

Efetivamente, tudo indica que os flavonóides possam mesmo ajudar a evitar e a combater os efeitos das alergias, seja através da ingestão de uma maçã, seja através do consumo de um copo de vinho tinto.

vinho tinto pode combater alergias
Entenda como o vinho tinto pode combater alergias

Outros benefícios

Além deste efeito, o vinho tinto tem outros benefícios, como o de proteger os dentes. Um estudo de 2014, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, demonstrou que o vinho tinto é capaz de eliminar as bactérias causadoras das cáries.

Em 2015, foi feito um estudo com mais de 200 doentes com diabetes tipo 2. Essa pesquisa foi publicada no Annals of Internal Medicine e revelou que quem consumia vinho tinto tinha um melhor controlo do açúcar no sangue e um maior equilíbrio dos níveis de colesterol, em comparação com os pacientes que optaram por apenas beber água.

Também em 2017, investigadores espanhóis, ingleses e americanos concluíram que o consumo moderado de vinho tinto é capaz de evitar o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer ou o Parkinson.

vinho tinto pode combater alergias
Entenda como o vinho tinto pode combater alergias

O resveratrol

O vinho tinto também possui resveratrol, substância presente na casca das uvas. Este composto também tem propriedades benéficas, nomeadamente na diminuição das inflamações, na prevenção de coágulos e na redução do risco de ter doenças cardíacas e cancro. Porém, este composto não existe em quantidades tão elevadas no vinho.

A mensagem final é de que pode sim beber 1 a 2 copos de vinho tinto por dia, pois os seus benefícios são reais. Contudo, é fundamental não ultrapassar a quantidade diária recomendada e combinar sempre este hábito com outros hábitos de vida saudáveis, de modo a não prejudicar a sua saúde.

Não se esqueça que o segredo para uma vida mais equilibrada está mesmo na moderação.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.