Muitas pessoas procuram na internet por palavras difíceis. Nós fizemos uma lista para si. Eis 10 palavras caras portuguesas.
As “palavras caras” são popularmente vistas como palavras que nos ajudam a ter um discurso mais esclarecido e eloquente. Muitos aproveitam a riqueza dos motores de busca para
enriquecer o seu vocabulário procurando por “palavras caras” que, na verdade, são ao mesmo preço que todas as outras. Todas elas são gratuitas e podem ser nossas se recorrermos, diariamente, a um dicionário.
Seja no site do N Cultura, seja nos diferentes motores de busca, muitos são os que procuram por “palavras caras”, embora nem sempre pelos melhores motivos. Se há pessoas que pesquisam por “palavras caras para elogiar” e por “palavras difíceis para impressionar”, há também quem procure por “palavras caras para ofender”.
No entanto, o presente artigo é destinado a todos os que pretendem aprender e para aqueles que procuram por ”palavras caras em português de Portugal”.
Enriqueça o seu vocabulário com estas 10 palavras caras portuguesas
01 – Catecúmeno
Termo que vem do grego katekhoúmenos, «o que é instruído de viva voz», pelo latim catechumĕnu-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome masculino que significa aquele que se prepara para receber o batismo.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: aprendiz, iniciado, novato, noviço, principiante.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: experiente, perito.
02 – Imodicidade
Esta palavra é nome feminino que significa excesso; demasia; exagero; exorbitância
Termo que vem de “imódico”+”-i-”+”-dade”.

03 – Continência
Termo que vem do latim continentĭa-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome feminino que significa privação de certos prazeres, especialmente sexuais; castidade. Este termo significa também moderação nas palavras e nos gestos.
No âmbito militar, continência significa saudação que consiste em tocar as têmporas ou a extremidade do boné, boina ou capacete, com a ponta dos dedos da mão direita, aberta.
Este termo significa ainda atitude. Esta palavra significa também capacidade.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: abstinência, capacidade, castidade, conteúdo, moderação, ponderação, prudência, pudicícia, pureza, sensatez, sobriedade. Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: imoderação, imprudência, insensatez.
04 – Verberador
Termo que vem do latim verberatōre-, com o mesmo significado.
Esta palavra é adjetivo, nome masculino que significa que ou aquele que verbera. Este termo significa também censor; crítico.

05 – Louvar
Termo que vem do latim laudāre, com o mesmo significado. Esta palavra é verbo transitivo que significa dirigir louvores a; gabar; elogiar. Este termo significa também bendizer. Este termo significa ainda aprovar. Este palavra significa também avaliar.
Esta palavra é verbo pronominal que significa gabar-se. Este termo significa também fazer sua a opinião de outrem; apoiar-se na opinião de outrem.
Esta palavra é nome masculino que significa louvor. A expressão “é um louvar a Deus!” que significa exclamação designativa de admiração por qualquer facto extraordinário.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: aferir, apreciar, aprovar, avaliar, bendizer, calcular, celebrar, elogiar, enaltecer, encomiar, exaltar, gabar, glorificar, incensar, reconhecer, santificar.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: amaldiçoar, condenar, criticar, desprezar, praguejar, rejeitar, reprovar.
06 – Áugure
Termo que vem do latim augŭre-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome masculino que é referência a sacerdote romano que pressagiava pelo voo e canto das aves. Por isso, no sentido figurado, significa adivinho. Ainda no sentido figurado significa profeta.

07 – Renúncia
Derivação regressiva de renunciar.
Esta palavra é nome feminino que significa ato ou efeito de renunciar. Este termo significa também resignação de um cargo, dignidade, etc. Esta palavra significa também desistência; abandono. Este termo significa ainda o facto de abandonar prazeres ou bens materiais por valores considerados mais elevados; abstinência; desapego.
Este termo significa também rejeição. Este palavra significa também sacrifício. Este termo pode significa ainda atitude fraudulenta no jogo de cartas, não deitando a carta do naipe obrigatório.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente:
abandono, abdicação, abnegação, abstinência, afastamento, declinação, deposição, desapego, descarte, desinteresse, desistência, desprendimento, privação, recusa, rejeição, resignação, sacrifício.
08 – Sadio
Termo que vem do latim sanatīvu-, «que cura».
Esta palavra é adjetivo que significa que é bom ou próprio para a saúde; salubre; higiénico. Este termo significa também que goza de boa saúde; saudável.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: hígido, higiénico, salutar, saudável. Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: doente, enfermo, nocivo, prejudicial.

09 – Imo
Termo que vem do latim imu-, «profundo».
Esta palavra é adjetivo que significa que está no lugar mais fundo. Esta palavra é nome masculino que significa âmago; íntimo.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente:
âmago, centro, interno, íntimo, intrínseco, profundo.
10 – Analepse
Termo que vem do grego análepsis, «recuperação».
Esta palavra é nome feminino que significa na medicina restauração das forças perdidas por doença; convalescença. Analepse na literatura significa narração de eventos ocorridos anteriormente em relação a eventos já narrados; recuo no tempo.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente:
anactesia, convalescença, flashback.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
Leia também
- Dúvidas de Português: 10 classes de palavras
- 20 palavras com significados diferentes na Língua Portuguesa
- Dúvidas de português: O que é a família de palavras?

NCultura
Se leu “Enriqueça o seu vocabulário com estas 10 palavras caras portuguesas” e gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…