Acha que consegue encontrar os 5 erros de português? Diariamente, são muitos os erros que se conseguem descobrir, seja em revistas, seja em jornais ou até em telejornais. Há erros frequentes que saltam facilmente à vista. Muitas pessoas gostam do desafio de procurar pelos erros num texto, pois permite-lhes evidenciar as suas qualidades.
A língua portuguesa é uma ferramenta importante. O domínio do português revela-se extremamente importante para demonstrarmos as nossas qualidades. Estes desafios de Erros de Português que o NCultura tem vindo a publicar visam melhorar o entendimento da língua portuguesa, enriquecendo o vocabulário dos nossos seguidores.
Acha que consegue encontrar os 5 erros de português?
Desafio de português
O anónimo requerente estava a falar com o funcionário. Derepente, de forma inesperada e insólita, fez um comentário tão retrógrado, quanto indecente sobre a roupa de uma rapariga que estava sentada na sala, que fez de conta que não ouviu.
Ora, como os funcionários públicos não são serviz, não deixam de intervir quando tem de ser. Por isso, foi com agrado que vi o funcionário dar uma valente reprimenda ao requerente. A simultaniedade entre a reprimenda e o súbito problema de incontinência do requerente deixou a rapariga radiante.
O requerente ficou tão atrapalhado que correu para o quarto de banho, esquecendo a obrigatoridade de ir ao W.C. masculino. O segurança que estava a monotorizar todo o acontecimento, foi célere a intervir, dirigindo o requerente à divisão apropriada.

Definição de conceitos
1 – Repente
Esta palavra, que vem do latim repente-, significa «súbito; repentino». A palavra repente é nome masculino que tem como significado movimento espontâneo e irrefletido; ímpeto. Esta palavra também significa dito ou ato repentino. O termo em questão significa ainda dito improvisado.
No Brasil, esta palavra é usada na música, no sentido de canto ou melodia com versos improvisados.
Existem algumas palavras que, em determinados contextos, podem ser consideradas sinónimas de repente, nomeadamente: desabafo, ímpeto, impulso, saída.
De repente
A etimologia da locução adverbial ou origem de “de repente” deriva da junção da preposição “de” e do substantivo masculino “repente” e tem o significado de subitamente. Assim, “de repente” é locução adverbial que tem o significado de modo repentino, de modo inesperado ou de modo imprevisto.
Também se diz num repente, que tem como significado num instante. O termo derrepente é um erro. Não existe na língua portuguesa.

2 – Servis
Termo que vem do latim servīle-, com o mesmo sentido. Esta palavra é adjetivo plural de servil. Além de ser forma do verbo servir, é também adjetivo de 2 géneros, sendo termo referente a servo ou à condição de servidor.
Esta palavra significa ainda que segue estritamente um modelo ou original. Esta palavra significa ainda bajulador; subserviente. No sentido figurado, este termo significa baixo; ignóbil; indigno.
Este termo pode ser considerado sinónimo dos seguintes termos: bajulador, engraxador, lisonjeiro, manteigueiro, obediente, obnóxio, submisso, subserviente, vil, ignóbil, abjeto, adulador, baixo, indigno ou lambedor.
Esta palavra pode ser considerada um antónimo dos seguintes termos: crítico, depreciador, insubordinado, reprovador, digno, distinto, insubmisso, censurador.
Nota: As formas serviz e cervis não existem na língua portuguesa.
3 – Simultaneidade
Simultaneidade é nome feminino que significa qualidade do que é simultâneo, sendo coincidência (no tempo). Esta palavra vem de “simultâneo”+”i”+”dade”. A simultaneidade é característica daquilo que é simultâneo. Simultaneidade é coexistência. Simultaneidade é concomitância. Simultaneidade é sincronia.
Esta palavra tem como sinónimos termos como: sincronização, coincidência, isocronismo, sincronia, sincronismo, tautocronismo.
O termo dessincronização é um antónimo de simultaneidade.
Nota: Os termos simultanidade ou simultaniedade não existem na língua portuguesa. São erros graves. Mesmo quando são frequentemente cometidos, os erros devem ser evitados.

4 – Obrigatoriedade
Esta palavra surge da junção de “obrigatório”+”i”+”-dade”. A obrigatoriedade é um nome feminino, sendo a qualidade de obrigatório.
Nota: A forma obrigatoridade é um erro. Não existe na língua portuguesa.
5 – Monitorizar
Este termo é um verbo transitivo que significa controlar, supervisionar. Esta palavra significa ainda acompanhar e avaliar. Monitorizar significa acompanhar algo por meio de monitor. Monitorizar é fazer vigilância e acompanhamento de algo; supervisionar.
Existem algumas palavras que, sob determinados contextos, podem ser consideradas sinónimas de monitorizar, nomeadamente: controlar, supervisionar.
O termo “monotorizar” não existe na Língua Portuguesa. É um erro.
Desafio: identificação e correção dos erros cometidos!
Identificação dos erros
O anónimo requerente estava a falar com o funcionário. Derepente, de forma inesperada e insólita, fez um comentário tão retrógrado, quanto indecente, sobre a roupa de uma rapariga que estava sentada na sala, que fez de conta que não ouviu.
Ora, como os funcionários públicos não são serviz, não deixam de intervir quando tem de ser. Por isso, foi com agrado que vi o funcionário dar uma valente reprimenda ao requerente. A simultaniedade entre a reprimenda e o súbito problema de incontinência do requerente deixou a rapariga radiante.
O requerente ficou tão atrapalhado que correu para o quarto de banho, esquecendo a obrigatoridade de ir ao W.C. masculino. O segurança que estava a monotorizar todo o acontecimento, foi célere a intervir, dirigindo o requerente à divisão apropriada.

Correção dos erros
O anónimo requerente estava a falar com o funcionário. De repente, de forma inesperada e insólita, fez um comentário tão retrógrado, quanto indecente, sobre a roupa de uma rapariga que estava sentada na sala, que fez de conta que não ouviu.
Ora, como os funcionários públicos não são servis, não deixam de intervir quando tem de ser. Por isso, foi com agrado que vi o funcionário dar uma valente reprimenda ao requerente. A simultaneidade entre a reprimenda e o súbito problema de incontinência do requerente deixou a rapariga radiante.
O requerente ficou tão atrapalhado que correu para o quarto de banho, esquecendo a obrigatoriedade de ir ao W.C. masculino. O segurança que estava a monitorizar todo o acontecimento, foi célere a intervir, dirigindo o requerente à divisão apropriada.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa. Levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
Leia também:
- Melhores Provérbios Portugueses
- Expressões Populares da Língua Portuguesa
- Maiores palavras da Língua Portuguesa

NCultura
Se leu “Acha que consegue encontrar os 5 erros de português?” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…