O que acontece se eliminar os hidratos de carbono da sua dieta? Há muitas dietas tidas como milagrosas que apostam na privação de um determinado alimento (ou de um determinado nutriente). Qualquer uma dessas opções, gera consequências, efeitos no corpo, que importa conhecer antes de adotarmos essa mesma dieta.
Se o efeito for só o emagrecimento, sem quaisquer outros efeitos, então é sinal de que estamos perante algo muito aguardado por nutricionistas de todo o mundo.

O que acontece se eliminar os hidratos de carbono da sua dieta?
Dietas restritivas
O universo das dietas tem por base alguns mitos que convém analisar de forma a haver mais esclarecimento. As dietas restritivas são frequentemente recomendadas como salvadoras.
Leia também: O que acontece ao seu corpo se comer aveia todos os dias?
Contudo, geralmente causam outros efeitos secundários, para lá do pretendido emagrecimento. Uma dessas dietas consiste na eliminação dos hidratos de carbono.

Eliminação dos hidratos de carbono
Apesar de ser um efeito possível, a perda de peso não é garantida. A não ser que haja um problema de saúde e consequente indicação médica específica, nunca é aconselhável eliminar um determinado grupo alimentar de forma radical.
A roda dos alimentos é tida como um modelo do que é um consumo saudável dos alimentos. Há sempre propostas que surgem que não respeitam a roda dos alimentos. A eliminação dos hidratos de carbono é uma proposta desse género. Mas, se os hidratos de carbono integram a roda alimentar, será por alguma razão, certo? Eles desempenham um papel fulcral no funcionamento do corpo.

Cansaço
Eliminar os açúcares dos hidratos é privar o cérebro de algo de que ele se alimenta, o que pode levar a que sinta cansaço físico e mental, dores de cabeça e desmaios (em casos extremos), entrando assim numa espécie de falência. Esta dieta implica um esforço cerebral maior.
Mau hálito
Cortar de forma radical com os hidratos leva a que o corpo entre em cetose, mesmo se só se fizer jejum. Não é o típico mau hálito decorrente de uma má higiene oral ou derivado de problemas gástricos.
Tal acontece, pois há uma entrada num estado metabólico, no qual o organismo obtém energia de moléculas (e não da glicose que com o consumo de hidratos representaria o funcionamento regular do corpo, chamado glicólise), denominadas corpos cetónicos, produzidos pelo fígado. O mau hálito associado a casos deste tipo é o cheiro típico de cetose.

Fome
Apesar de haver a defesa de que esta dieta gera menos fome por via da saciedade promovida pelo consumo da proteína, há uma desequilíbrio inegável. Consequentemente, mesmo melhorando a saciedade, a fome mental piora e é essa que nos faz ter mais vontade de comer!
Redução e controlo da diabetes
Um corte radical pode causar um desequilíbrio no organismo, além de que os diabéticos devem sim fazer uma redução de hidratos na sua dieta, mas não deixam de ter que os ter presentes.

Mais vontade de comer açúcar
As tentações aumentam. O corte ao açúcar dos hidratos leva o cérebro a sentir falta dele, conduzindo assim a que ceda às tentações dos açúcares simples, nomeadamente bolos, pão branco, guloseimas, como forma de compensar a restrição ao açúcar dos hidratos.
Queda de cabelo
O cabelo ressente-se com uma restrição alargada no tempo de hidratos. As dietas muito restritivas e radicais geram uma restrição energética. A falta de vitaminas e minerais implica que o corpo tenha de optar para onde irá destinar aquela pouca energia.
Como o cabelo é uma das suas “funções secundárias”, será dos primeiros a sofrer as consequências.

Prisão de ventre
Mesmo reconhecendo que os legumes são ricos em fibra, a obstipação pode ser mais comum, pois os hidratos concedem mais volume às fezes, gerando velocidade e facilitando a evacuação.
Leia também: 12 razões para comer massa sem culpa

Perda de peso
Pode perder peso com a privação de hidratos de carbono, mas perde sobretudo massa magra que é constituída por água e massa muscular.
Numa dieta, devemos procurar perder massa gorda. Numa dieta sã, queremos perder peso de forma saudável, ou seja, ir perdendo alguns quilos com tempo e não um emagrecimento que ocorra rapidamente.
Ganho de peso
Esta dieta pode até levar a um aumento de peso, pois a perda de massa magra (água e massa muscular) pode gerar uma recuperação de peso mais rápida. A tendência de substituir os hidratos por alimentos gordos, nomeadamente abacate, nozes ou queijos – que sendo gorduras saudáveis, não deixam de ser mais ricos em calorias do que os hidratos -, pode levar a um aumento de peso!
Comentários 1