Conheça estranhos efeitos que o consumo de café pode gerar no seu corpo. Os perigos do seu consumo exagerado: 7 efeitos estranhos do consumo exagerado de café.
O café faz parte da sua vida, não é verdade? Uma chávena de café faz parte das rotinas de diversas pessoas. Em todo o mundo, há milhões de pessoas que não prescindem de beber uma chávena de café. O problema é quando o consumo é exagerado, podendo mesmo levar o corpo a sentir efeitos indesejados. Quer saber mais?
Os 7 efeitos estranhos do consumo exagerado de café
A quantidade recomendada
A Organização Mundial de Saúde (conhecida pela sigla OMS) é uma referência mundial, uma autoridade na área da saúde. Ela informa que a quantidade máxima de cafeína que se deve consumir por dia é de apenas 400mg. O mesmo será dizer que se deve beber no máximo entre 2 a 3 chávenas de café por dia. É uma quantidade um pouco inferior aos 400mg de cafeína por dia, equivalente a quatro chávenas de 50 mililitros de café, recomendados pela OMS, pois em média cada café contém entre 85mg a 125mg de cafeína.
A juntar ao café há outros produtos que contêm cafeína, tais como: chocolate, cacau, determinados chás, alguns refrigerantes, bebidas energéticas, medicamentos e até suplementos alimentares. Ora, se consome um ou mais destes produtos, deve reduzir o consumo de cafés ao mínimo, para um ou dois cafés por dia, consoante o consumo que faz dos outros produtos.
Os efeitos estranhos
O café está associado a benefícios, se o seu consumo for moderado, e a malefícios, se o seu consumo for exagerado.
Existem alguns efeitos (positivos e negativos) que são estranhos e até algo desconhecidos… Quer conhecê-los? Eis alguns dos seus efeitos surpreendentes!
Leia também:
- Conheça as razões para comer bacalhau com mais frequência
- 8 factos científicos surpreendentes sobre o café
- 4 truques simples para um café excecional
- 7 erros comuns ao preparar café
- Basta 1 chávena de café para alterar o organismo. Saiba o que acontece.

Café não ajuda a despertar
É algo dito frequentemente, mas o café não ajuda a despertar. De acordo com um estudo proveniente da Universidade de Bristol, Inglaterra, com o hábito de se beber café, o corpo adapta-se.
A boa sensação que se sente é fruto do hábito. O corpo agradece a dose de que precisa, sendo assim um sintoma de abstinência que vai embora. O efeito de despertar é sentido pelos que apenas bebem a bebida esporadicamente.
Café pode gerar alucinações
O café é uma droga. Se tiver um vício pesado e interromper o mesmo, a falta de café pode gerar efeitos como o da abstinência.
Na Universidade de Durham, no Reino Unido, alguns investigadores concluíram que o café pode gerar alucinações. Alguns participantes do estudo realizado relataram ter ouvido vozes, após terem consumido mais de 7 chávenas de café em menos de 24 horas.
De acordo com os investigadores, tal acontece devido à presença do cortisol no organismo, que é a hormona do stress, sendo um resultado do consumo excessivo de cafeína.

Café combate o mau hálito
O amargo de boca que o café deixa, logo após o seu consumo, revela-se útil para combater o mau hálito.
É verdade, num estudo proveniente da Universidade de Tel Aviv, em Israel, ficou provado que existem no café alguns elementos que impedem o desenvolvimento das bactérias que causam o mau hálito. O próximo passo para os cientistas é isolar os componentes e usá-los, podendo assim serem criadas guloseimas e outros produtos que ajudem a prevenir o mau hálito.

Café é bom para o coração
Ter o hábito de beber café torna menos potentes os efeitos da bebida. O organismo fica menos vulnerável aos efeitos mais “brutais” da cafeína.
Surgiram estudos provenientes das Universidades de Washington e Harvard, que mostraram que indivíduos que bebam diariamente mais de 4 chávenas de café têm uma probabilidade menor (18%) de sofrer um enfarte.
No entanto, se se beber apenas uma chávena de café por dia ou se fizer um consumo meramente esporádico, então tem maior probabilidade de sofrer um enfarte. É 4 vezes mais provável, especialmente na primeira hora após o consumo da bebida.

Cafeína reduz o tamanho dos seios
O tamanho dos seios das mulheres é reduzido com o consumo diário de café.
A Universidade de Lund, na Suécia, é a origem de um estudo em que os investigadores revelaram que a cafeína interfere diretamente nos níveis de estrogénio. De acordo com os investigadores suecos, bastam 3 chávenas de café para fazer com que os seios encolham de forma considerável.
Aos homens acontece precisamente o contrário, levando a um indesejado aumento. O consumo de café gera um aumento da testosterona e a região mamária masculina pode crescer com um consumo diário substancial da cafeína.

Café melhora o nosso desempenho nos exercícios físicos
O café acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. É um bom amigo dos que procuram uma aparência perfeita. Se gosta de fazer exercícios físicos, deve beber café uma hora antes de os realizar, pois esta bebida ajuda a melhorar o seu desempenho, fornecendo uma energia extra e ajudando ainda a reduzir a dor muscular.
Estas ideias foram defendidas num estudo proveniente da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América.
Café prejudica o desempenho masculino
A Universidade de Bristol realizou um estudo em que testou o desempenho em testes de memória, realizados após o consumo de café com e sem cafeína.
Os investigadores da Universidade de Bristol analisaram o desempenho de homens e mulheres, constatando que as mulheres lidam melhor com contextos de stress e quando têm cafeína na corrente sanguínea trabalham em grupo de forma mais eficiente.
O consumo de cafeína nos homens gera o efeito inverso. Os homens ficam mais agressivos e pensam mais vagarosamente, após o consumo de cafeína. Logo, trabalham em grupo de forma menos eficiente.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Boa noite.
Gostei muito da matéria. Realmente fiquei surpresa com algumas alterações que está bebida pode fazer.
Sou amante desta bebida, porém com um agravante ( não consigo consumi-la) sem açúcar e acabo ganhando uns quilinhos a mais.