Início Saúde É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

O vinho tinto tem vindo a ser associado a diversos benefícios para a nossa saúde. Descubra se é verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes.

vinho tinto faz bem aos dentes
É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes? O vinho tinto é, muitas vezes, chamado de “pomada” pelo povo. Esta bebida é particularmente estimada pelo povo português. Em Portugal, há algumas marcas a demonstrar toda a sua qualidade nos mais diversos concursos internacionais, conquistando diversas medalhas de ouro e de prata, além de colecionarem os mais vastos elogios. O vinho tem ajudado a construir algumas das melhores paisagens nacionais, pois não faltam vinhas de Norte a Sul do país e também nas ilhas há vinhos de qualidade.

O vinho tinto tem vindo a ser associado a diversos benefícios para a nossa saúde. Sabia que um consumo diário e moderado desta bebida melhora a saúde dos seus dentes?

É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

vinho tinto faz bem aos dentes
É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

Estudos científicos

Ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser publicados diversos estudos científicos que se centram no vinho, no seu consumo, nas suas propriedades, nos seus efeitos e no resveratrol.

Estes estudos científicos, provenientes de universidades de todos os continentes (certas investigações são mesmo realizadas em algumas das melhores universidades do mundo), comprovam como o vinho pode gerar inúmeros benefícios para a saúde.

O NCultura tem vindo a publicar alguns desses estudos, contribuindo para que os resultados dessas investigações, desses estudos, sejam conhecidos pelo maior número de pessoas.


Leia também: As 8 razões para beber vinho tinto


vinho tinto faz bem aos dentes
É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

Tabela de valor nutricional do vinho tinto (1 copo 147,0 ml)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 125 kcal 6,2 %
523 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos 3,8 g 1,4 %
Açúcares 0,9 g 1,8 %
Proteína 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 127,1 g 6,4 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

vinho tinto faz bem aos dentes
É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

Benefícios

O consumo moderado de vinho tinto gera diversos benefícios. Pode ajudar a melhorar a saúde do coração e também contribuir para a saúde do cérebro, melhorando a memória e atrasando o desgaste do tempo, adiando os efeitos naturais do envelhecimento (sabia que o vinho tinto pode contribuir para a prevenção do Alzheimer, reduzindo o risco de desenvolver esta temível doença?).

Pois, é que esta bebida que encanta os portugueses contribui para uma melhor saúde mental. O vinho tinto também pode ajudar quem procura emagrecer, porque contém ácido elágico, que combate a gordura. Esta deliciosa bebida também pode contribuir como um bom complemento para o tratamento da acne, um problema de pele que se revela violento para a autoestima.

Pode parecer mentira, pois o álcool é considerada uma substância depressiva. Contudo, o vinho tinto por si só pode ajudar a tratar depressões e a ansiedade. Em alguns dos estudos científicos efetuados, o consumo moderado de vinho tinto é ainda associado ao combate e prevenção de cancros, nomeadamente o do cólon. Estas são apenas algumas das conclusões dos muitos estudos realizados sobre os benefícios do vinho tinto.

vinho tinto faz bem aos dentes
É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

O consumo do vinho tinto revela-se benéfico para os dentes

O vinho tinto pode ser delicioso (para muitos será mesmo a bebida alcoólica mais saborosa, embora tal tese não seja consensual), mas também gera diversos benefícios. Além dos que foram acima mencionados, o vinho tinto também se revela bom para os dentes!

Ele é rico em antioxidantes, nomeadamente polifenol. É ele que permite que a higiene oral seja beneficiada pelo consumo moderado e regular desta bebida alcoólica.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


vinho tinto faz bem aos dentes
É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

O estudo

Esta tese foi defendida por um grupo de investigadores espanhóis, que publicou no Journal of Agricultural and Food Chemistry um artigo que defendia que este antioxidante em particular, quando entra em contacto com determinados compostos, ajuda a evitar que as bactérias se acumulem na placa bacteriana.

Nesta investigação também foi defendido que dois tipos de polifenóis que se encontram presentes no vinho tinto também podem ser encontrados no café e no sumo de arandos.

vinho tinto faz bem aos dentes
É verdade que o vinho tinto faz bem aos dentes?

Conclusão

Desta investigação não se conclui que o consumo de vinho tinto deve ser aumentado, muito pelo contrário. Apenas um consumo moderado e regular permite que os benefícios do vinho sejam evidentes.

Este estudo científico permitiu concluir que o antioxidante presente no vinho tinto, que é responsável pela higiene oral, necessita de maior investigação. Serão realizados mais estudos, mas ficou comprovado que a medicina de prevenção dentária deve levar em conta os dados que foram obtidos com esta investigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.