Início Saúde Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Conheça os benefícios de um tempero tão particular, quanto insubstituível. Confira diferentes tipos de vinagre e os seus múltiplos benefícios.

tipos de vinagre
Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Confira diferentes tipos de vinagre e os seus múltiplos benefícios. O vinagre é um produto que todos temos à disposição em nossa casa. Usamos como companheiro do azeite, para temperar saladas, mas ele possui outros usos (nem sempre alimentares). Pode ainda servir como tempero de carnes e ser integrado em diversas receitas para dar acidez ao prato e contrabalançar outros sabores (nomeadamente o adocicado) presentes na receita.

No entanto, este artigo visa dar a conhecer os diferentes tipos de vinagre e os seus vários benefícios. O vinagre tanto pode ser produzido a partir de vinhos (são exemplo disso o vinagre branco e o tinto); o balsâmico pode ser produzido a partir do arroz e, ainda, através de determinadas frutas (como a maçã, a carambola ou o kiwi).

Entre os vários benefícios deste produto estão, por exemplo, atuar enquanto antioxidante; contribuir para a prevenção de doenças; melhorar a digestão, entre outros. Usado como tempero, o vinagre possui uma utilidade assinalável.


Leia também: Vinho tinto ajuda a reduzir inflamações. Descubra porquê


Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

tipos de vinagre
Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Vinagre de Álcool

Tal como o nome indica, este vinagre é feito a partir de álcool. É muito usado para temperar saladas ou até carnes, permitindo dar sabor, sem necessitar de recorrer a muito sal. Assim, também é benéfico, pois contribui para uma redução da quantidade de sal usada na comida, que é assim temperada com o vinagre.

Entre as suas características está o seu sabor repleto de acidez e também a sua cor transparente. É, ainda, frequente higienizar legumes e frutas com vinagre.

tipos de vinagre
Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Vinagre Balsâmico

O vinagre balsâmico é produzido a partir da uva. Os antioxidantes desta fruta (nomeadamente pela presença de resveratrol) permitem a este vinagre gerar diversos benefícios, nomeadamente contribuir para um melhor controlo dos níveis de colesterol, assim como para a prevenção de doenças cardiovasculares. Outro benefício que um consumo moderado de vinagre balsâmico permite é a prevenção do envelhecimento precoce.

Ao contrário do vinagre de álcool, o balsâmico possui uma consistência mais densa e distingue-se bem por ter uma tonalidade bastante escura. Na boca, o balsâmico apresenta um sabor agridoce. Ele é frequentemente usado no tempero de saladas de vegetais e também em diferentes molhos. Há quem recorra ao vinagre balsâmico para temperar peixes e carnes.

tipos de vinagre
Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Vinagre de Arroz

O vinagre de arroz pode ser consumido com maior frequência por pessoas com hipertensão (ao contrário dos outros), pois este vinagre não contém sódio, o que é uma vantagem, visto que esse é um mineral que compõe o sal de cozinha e é responsável pelo aumento da pressão arterial.


Leia também: Vinagre de Vinho Tinto: como fazer e 6 benefícios surpreendentes


tipos de vinagre
Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Vinagre de Frutas

Existem diferentes vinagres de fruta. Entre os mais comuns estão os vinagres de maçã e de uva, kiwi, framboesa, maracujá e, também, cana de açúcar. Cada vinagre de fruta possui diferentes benefícios.

tipos de vinagre
Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios

Outros usos

É ainda comum preservar vegetais em conserva, recorrendo a muito vinagre. Além de preservar o alimento, dá-lhe um sabor particular, repleto de acidez. O vinagre é também usado com frequência com propósitos não gastronómicos, nomeadamente como neutralizador de odores fortes, por exemplo a urina de animais ou de bebés em colchões ou tapetes.

É ainda usado com a mesma função em recipientes de plástico que adquirem mau cheiro e necessitam de algo forte para ser neutralizado. Muitos usam também o vinagre para tirar o cheiro a mofo. É ainda usado como amaciador de roupa.

Alguns usam vinagre para controlar a caspa. Muitas também usam o vinagre após contactar com urtigas, após pisar uvas para a produção de vinho ou na sequência de picadas de moscas, mosquitos, abelhas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.