Uma dieta que não é para todos, mas que possui muitas vantagens. A dieta paleo é um regime que tem por base a alimentação que era comum noutros tempos. Na idade da pedra, os nossos ancestrais tinham na caça que realizavam a base da sua alimentação. Todas as carnes caçadas ou peixes pescados eram alimentos muitos estimados e fazem parte desta dieta, baseada no regime que era comum na era Paleolítica.
Esta dieta permite, assim, um elevado consumo de alimentos proteicos, permitindo o aumento e fortalecimento da massa muscular. Esta dieta sacia por muito mais tempo e permite emagrecer, pois controla os níveis de açúcar presentes no sangue. Esta dieta rejeita alimentos processados e só recorre a alimentos frescos e naturais, carnes e peixes criteriosamente selecionados e gorduras saudáveis, que permitem baixar o peso. Fique a conhecer melhor a dieta paleo: saiba o que é e como funciona.
Dieta paleo: saiba o que é e como funciona

Alimentos que podem ser ingeridos
– Na dieta Paleo podem ser consumidas carnes, mas só as que possuem um baixo teor de gordura. Sendo diversas as carnes que um seguidor desta dieta pode comer, as mais comuns são: carne de cabra, carne de cordeiro, frango (os ovos também podem ser comidos nesta dieta), peru, porco e rã. É, também, possível comer fígado, língua e tutano.
– O marisco e os pescados podem e devem ser consumidos, pelos seguidores de uma dieta Paleo.
– A dieta paleolítica estimula o consumo de frutas e vegetais. Assim, os seguidores podem comer grandes quantidades de vegetais e frutas, como: alho, cenoura, cebola, couves, ervilhas, bananas, laranjas, maçãs, peras, tangerinas.
– Os frutos secos e as sementes podem integrar uma dieta paleo. Assim, podem ser comidos alimentos como amêndoas, avelãs, castanhas, castanhas do Pará, castanhas de caju, nozes, pistache e sementes de girassol, entre muitos outros.
– Gorduras saudáveis, como o azeite, também são incluídas na dieta paleo.
Alimentos que não devem

ser ingeridos
– Existem produtos que não podem ser integrados na dieta paleo, tais como o açúcar e produtos que contenham açúcares. Por exemplo, alimentos como biscoitos, bolachas, bolos, refrigerantes, sumos pasteurizados, entre outros.
– Na dieta Paleo, também não são permitidos alimentos processados e empacotados, com excesso de açúcar, sal e gordura.
– As carnes mais gordurosas devem ser erradicadas por quem pretende seguir uma dieta paleo, evitando-se assim alimentos como: bacon, calabresa, salame, conservas de carne, costelinha, mortadela, pele de frango, pele de peru, porco, presunto e salsicha.
– Esta dieta tem as suas particularidades e também não admite nem cereais, nem outros alimentos que os contenham. Assim, quem segue a dieta paleo não deve comer aveia, arroz, centeio, cevada, quinoa, milho e trigo.
– Grãos como amendoim, feijão, soja e produtos como ervilhas, lentilhas e tofu também não são admitidos.
– O leite e os seus derivados também não devem ser consumidos por alguém que siga uma dieta paleo como, por exemplo: creme de leite, iogurtes, queijos, leite condensado, manteiga e, entre outros, gelados.
– Na dieta paleo, tanto o sal, como os alimentos salgados, devem ser evitados.
– Nesta dieta tão particular, também não são permitidos alimentos como: aipo, batata, inhame, mandioca e outros tubérculos, assim como produtos derivados.

Desvantagens
Contudo, convém ter em conta que esta não é uma dieta para qualquer um. É necessário recorrer a um nutricionista e ter um acompanhamento especializado, pois a dieta paleo não é para todos.
Assim, poderá ser traçado um plano nutricional indicado às necessidades específicas que determinado indivíduo apresentar, ou seja, mais orientados às suas condições de saúde. Cada pessoa possui as suas particularidades (tais como: a idade, o género, a frequência ou ausência de atividade física, a presença ou ausência de alguma doença) e elas podem interferir no plano a traçar.
Observações
Tal como em qualquer outra dieta, esta apresenta muitos benefícios, como a perda de peso ou a prevenção de determinadas doenças. Contudo, é indispensável que haja um consumo regular de água (deve beber-se bastante) e que seja realizada atividade física regularmente, de forma aos benefícios se prolongarem no tempo.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
Leia também