Início Saúde Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Seguir dietas sem saber os seus riscos, é confiar que o desconhecido não esconde perigos. Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer.

Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer. O verão é sinónimo de bom tempo, de sol, de praia, de águas cristalinas. Todos pretendem estar na melhor forma, quando for o momento de desfilar na areia. Por isso, convém fazer uma dieta para perder aqueles quilos a mais que roubam a autoconfiança.

Muitas são as dietas milagrosas que aparecem, mas a maior parte delas está longe de ser saudável. Uma dieta que tem encantado pela sua eficácia na perda de peso e conseguiu obter diversos admiradores foi a dieta do limão. Um método que promete proporcionar vários benefícios para a saúde, nomeadamente o emagrecimento saudável tão pretendido para a época balnear. Contudo, mesmo esta dieta, merece alguns cuidados, pois há alguns perigos à espreita…

Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Há diversas dietas do limão. Beber água com um limão espremido na água, logo após acordar, em jejum, é um método simples e frequentemente recomendado. Outra forma de beneficiar das qualidades do limão é fazer o mesmo, mas antes de cada uma das refeições principais. Há defensores que a água deve estar morna para ter ainda mais impacto no nosso organismo.


Leia também: Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia


Os defensores mais radicais da dieta do limão optam por versões mais arriscadas, consumindo cada vez mais o citrino, à medida que o tempo passa. Assim, defendem um aumento da quantidade de sumo de limão que é ingerido com o estômago vazio. Assim, ao 15º dia da dieta do limão, o indivíduo deve consumir 15 limões!

A alimentação saudável é defendida como essencial para a dieta do limão ser eficaz. É indispensável ingerir frutas, legumes, verduras, havendo também espaço para proteínas magras e hidratos de carbono complexos. Deve ainda haver a introdução de alimentos integrais, assim como a redução de alimentos pobres em gorduras más e na quantidade de calorias consumidas. Devem ser privilegiados produtos sem adição de açúcares.

O limão é uma fruta rica em vitamina C e é, por isso, considerada uma grande aliada da imunidade. Além disso, está associada a muitos outros benefícios.

Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Benefícios

A ingestão de limão, logo pela manhã, ainda com o estômago vazio, revela-se benéfica. Quer saber por que razão ingerir limão em jejum é realmente bom? É que o consumo de água com limão 20 minutos antes de tomar o pequeno almoço contribui para descongestionar e desintoxicar o organismo.

Um gesto diário que se se tornar um hábito pode gerar diversos benefícios. Permite combater a gripe comum. Revela-se ainda uma boa fonte de potássio que leva à estimulação das funções nervosas e cerebrais. Esta ingestão matinal do limão também permite controlar a pressão arterial.

A água morna com o limão gera, por isso, diversas melhorias na saúde. Ao consumo de limão estão associados outros benefícios, tais como reduzir a ansiedade. Também proporciona um aumento da temperatura corporal, atuando assim no sentido de equilibrar a temperatura, proporcionando melhores condições para o organismo trabalhar, levando a uma eliminação de calorias mais acelerada.

Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Emagrecimento

A dieta do limão reduz a fome e ajuda no emagrecimento. A fome por impulso deixa de ser tão poderosa, devido à pectina presente no limão. Este citrino contribui para reduzir a acidez do organismo. O consumo do limão ajuda a melhorar o nosso metabolismo.

Assim, ao seguirmos a dieta do limão, estamos a contribuir para uma melhor digestão, até das gorduras (o limão ajuda na produção de saliva e na produção ácido clorídrico e estimula a vesícula a produzir a bílis que participa da digestão das gorduras).

A água com limão presta um precioso auxílio na redução da vontade de comer doces e comidas mais gordurosas. Por isso mesmo é frequentemente recomendado que a ingestão do limão seja feita não só ao pequeno almoço, mas também antes das principais refeições.

Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Tabela nutricional do limão (fruta 58 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 17 kcal 0,8 %
70 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 5,4 g 2,0 %
Açúcares 1,5 g 2,9 %
Proteína 0,6 g 0,9 %
Fibra alimentar 1,6 g 0,5 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 51,6 g 2,6 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Riscos

O consumo de limão em excesso irá prejudicar a saúde. Pessoas com problemas estomacais, gastrites, poderão desenvolver uma úlcera com a ingestão excessiva de limão. A dieta do limão, nas versões radicais, é bastante prejudicial, pois implicam um consumo exagerado, que vai muito além dos 4 limões por dia, quantia máxima recomendada.

Qualquer dieta somente baseada num ou em poucos alimentos é demasiado restritiva, levando a uma carência de nutrientes. Assim, quando há um consumo em excesso de limão e uma carência de outros alimentos, há emagrecimento, mas também fraqueza, podendo até haver, posteriormente, um ganho de peso, mais a longo prazo. Além disso, a pessoa fica mais suscetível a problemas cardíacos e também renais por deficiência de nutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?


Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Cuidados

É preciso ter em conta que o limão, tal como qualquer outro alimento ou produto, não faz milagres. Ingerir água com limão de manhã em jejum é um método que não faz qualquer efeito, se depois tiver um comportamento alimentar inadequado e comer coisas muito doces ou gordurosas.

A dieta só gera efeito se existir uma dieta saudável, prática de exercício físico e um sono saudável e regular. Estes são os pilares da nossa saúde. É, por isso, indispensável uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes. Só assim os efeitos da dieta do limão serão positivos.

Dieta do limão é eficaz
Dieta do limão é eficaz, mas há riscos que convém conhecer

Recomendação

Sempre que se opta por uma dieta, é importante ter o devido acompanhamento de um nutricionista. O processo de emagrecimento deve ser seguido por um especialista que esteja atento a qualquer pormenor, a qualquer alteração que possa surgir no seu organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.