Início Saúde Dieta 3 passos. Perceba como funciona

Dieta 3 passos. Perceba como funciona

A popularidade deste programa de emagrecimento é inequívoca. Mas, afinal, o que faz a dieta 3 passos ter tanto sucesso?

Dieta 3 passos
Dieta 3 passos. Perceba como funciona
5
(1)

A popularidade deste programa de emagrecimento é inequívoca. Mas, afinal, o que faz a dieta 3 passos ter tanto sucesso? Na verdade, são várias as vantagens desta dieta, desde logo o seu acompanhamento atento e personalizado, por parte de uma equipa profissional e habilitada de nutricionistas.

Porém, esta dieta possui também algumas desvantagens, pelo que é importante pesar os prós e os contras na balança, antes de aderir a esta dieta.

Em todo o caso, não tem nada a perder em visitar um dos 346 (!) pontos de consulta existentes no nosso país e esclarecer todas as suas dúvidas.

Dieta 3 passos. Perceba como funciona

Dieta 3 passos
Dieta 3 passos. Perceba como funciona

3 fases

Esta dieta assenta em 3 etapas essenciais que podem ser definidas da seguinte forma:

1 – Indução do Catabolismo: Ou seja, pretende-se num primeiro momento educar o organismo a utilizar a gordura como principal fonte de energia.

2 – Adaptação Metabólica: Nesta fase, pretende-se esgotar as reservas de gorduras e instituir hábitos alimentares que incentivem a perda de peso.

3 – Gestão do Peso Ideal: Conseguir manter e gerir o peso, praticando uma alimentação saudável, variada e equilibrada.

3 passos

As 3 fases desta dieta vão traduzir-se em 3 momentos de perda ou de manutenção de peso. Claro que estes passos irão variar de pessoa para pessoa, tendo em consideração a quantidade de peso que cada uma necessita de perder.

Em todo o caso, é sempre suposto haver uma perda de peso nos dois primeiros passos, enquanto o último passo diz respeito a uma fase de manutenção do peso.

1º passo – Os hidratos de carbono são restringidos, para que o organismo use a gordura como principal fonte de energia. (A perda de peso pode chegar aos 6kgs.)

2º passo – Gradualmente, são reintroduzidos hidratos de carbono à dieta e promovido um estilo de vida saudável. (A perda de peso pode atingir os 12kgs.)

3º passo – Na última fase, são introduzidos os hidratos de carbono mais complexos e dota-se o paciente de ferramentas para gerir e manter o seu peso atual.

Nota: As restrições alimentares são compensadas com a toma de suplementos alimentares não farmacológicos e próprios desta dieta 3 passos.

Dieta 3 passos
Dieta 3 passos. Perceba como funciona

Destinatários

Esta dieta é aconselhada a indivíduos com excesso de peso e idades compreendidas entre os 16 e os 75 anos. Além da idade, há outros fatores que podem desaconselhar a adoção desta dieta, tais como algumas doenças, a saber: oncológicas; insuficiência cardíaca, pulmonar ou hepática grave; diabetes tipo I; e doenças inflamatórias intestinais.

Vantagens

Equipa de Profissionais Especializados: Nesta dieta, é sempre seguido e aconselhado por nutricionistas e dietistas que, inclusive, estão sempre contactáveis telefonicamente, para além das consultas de frequência semanal.

Método com Evidência Científica: Está cientificamente provado que esta dieta surte mesmo resultados, de forma equilibrada e sem riscos para o paciente. A perda de peso é gradual e não é acompanhada da perda de massa muscular. No final da dieta, o paciente adquiriu novos hábitos de vida saudável, úteis para a manutenção do peso certo, a longo prazo.

Dieta portuguesa: Esta dieta foi pensada tendo em conta os hábitos alimentares nacionais, não sendo necessário, para realizar esta dieta, adquirir produtos estranhos, caros ou difíceis de encontrar no nosso país.

Receita e dicas: Nesta dieta, o acompanhamento faz-se também da partilha de truques práticos e concretos, para saber como planificar e confecionar de forma fácil e deliciosa as suas refeições do dia-a-dia, respeitando claro está as indicações deixadas pelo seu nutricionista.

Suplementos alimentares: Como já dissemos, esta dieta possui suplementos alimentares próprios e outros produtos elaborados para complementar da melhor forma esta dieta e potenciar os seus resultados.

Dieta 3 passos
Dieta 3 passos. Perceba como funciona

Desvantagens

Preço: Este programa de dieta não é, propriamente, acessível. Até porque, além do preço das consultas, deve ter em conta o dinheiro gasto em suplementos e outros custos extra que podem surgir. No entanto, nada como pedir um orçamento, até porque a duração da dieta varia de indivíduo para indivíduo, assim como o seu custo global.

Suplementos e outros produtos: Como referimos, uma das vantagens deste programa é ter uma linha própria de suplementos e de outros produtos dietéticos. Porém, o que é uma vantagem, por ser prático e funcional, pode tornar-se uma desvantagem se considerarmos o preço algo elevado destes mesmos produtos.

Restrições: Qualquer dieta implica, à partida, um certo esforço. E, apesar desta não ser uma dieta radical, ela apresenta algumas restrições que podem pôr à prova quem decide perder peso através deste método. Afinal, “no pain, no gain”.

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média 5 / 5. Numero de classificações: 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.