Início Tradições Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Há segredos que se guardam e outros que se revelam só a amigos. Conheça dicas para assados perfeitos.

Dicas para assados perfeitos
Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Conheça as dicas para assados perfeitos. Assar carne na perfeição exige técnica e alguma sabedoria. Claro que parte do trabalho é do forno, mas é necessário saber marinar corretamente a carne; dar-lhe o corte perfeito; e, ainda, saber qual o momento certo para retirar a carne do forno e servi-la.

É possível assar frango, peru ou carne de porco ou de vaca e cada uma delas tem exigências próprias e diferentes. Portanto, agarre no bloco de notas e escreva todas as dicas que lhe vamos deixar ficar.

Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Dicas para assados perfeitos
Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Assar frango: dicas essenciais

– Prefira uma frango do campo, suculento e saboroso.

– Para temperar o frango, use sal, alho, limão ou lima, ervas aromáticas, cebola, alho-francês, cenoura, louro e pimenta branca em grão. Prepare uma marinada com este tempero e deixe que ele penetre devidamente na cara. Inclua algumas destes ingredientes no interior do frango e não poupe no uso do sumo de limão ou de lima.

– O tempo de assadura vai depender do tamanho e do peso do frango Para cada ½ kg de frango, serão necessários 20 minutos no forno. Leve a carne ao forno bem quente, a cerca de 220ºC, para que a pele caramelize e fique estaladiça. Depois, diminua para os 180ºC, de maneira a cozinhar a carne. Vá testando, principalmente na zona da coxa, e espreite se a carne já está branca e os seus sucos sem sangue.

– Aproveite as sobras: os restos de um assado de frango podem e devem ser aproveitadas. Desfie a carne e use numa tarte, empada, salada, empadão ou sande.


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


Dicas para assados perfeitos
Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Assar peru: dicas essenciais

– Se tem em casa uma peça inteira e desossada de peru, opte por assar um peito de peru recheado com ingredientes saborosos e a seu gosto. Também deve trinchar o perú de modo a não desperdiçar carne.

– Para preparar a marinada, junte sal, laranja, louro, alecrim ou tomilho-limão e pimenta preta em grão. Certifique-se que estes temperos são espalhados pelo interior e exterior do peru.

Como esta carne é mais seca, é importante regá-la com bastante sumo de laranja, de preferência natural, e deixar marinar bem no frigorífico, idealmente durante 24 horas. Assim, o peru vai ficar mais suculento e húmido.

– Um peru inteiro pode demorar até três horas a assar, num forno a 180ºC. Porém, se for assar partes do peru, como o peito, pode esperar que ele asse em 40 a 60 minutos, na mesma temperatura. Assim que esteja pronto, e antes de trinchar e de servir à mesa, deixe a carne descansar durante 20 a 30 minutos.

– Também é possível aproveitar as sobras de peru. Desfie, junte algum molho para que não fique tão seca, e use em tarte, sandes ou saladas.

Dicas para assados perfeitos
Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Assar carne de vaca: dicas essenciais

– Comece por temperar a carne de vaca com sal, alho, cenoura, cebola, alecrim, salva, tomilho, louro e grãos de pimenta preta. O tempo da marinada vai depender da peça em causa e da sua dimensão. Além dos temperos, junte ao assado legumes, para que fique com mais sabor.

– Em média, a carne de vaca assa em 50 minutos, num forno a 180ºC. Quanto mais macia for a carne, mais ela deve ser assada a temperaturas altas, mas por menos tempo. Além disso, ao retirar a carne do forno, deve deixá-la descansar durante 10 a 20 minutos.

– As sobras deste género de assado podem ser picadas e servir para preparar rissóis, croquetes ou folhados de carne.


Leia também: 7 erros comuns ao cozinhar carne: o que deve evitar fazer


Dicas para assados perfeitos
Frango assado, peru e mais. Dicas para assados perfeitos.

Assar carne de porco: dicas essenciais

– Se comprou lombo de porco, experimente recheá-lo, atando posteriormente a peça e levando ao forno.

– O tempero do lobo pode ser feito com sal, alecrim, cenoura, cebola, salva, louro, limão, vinagre, canela e cravo-da-índia, tomilho e malagueta. O sumo de limão, lima ou laranja é essencial neste género de carne, que deve ser marinada a toda a volta.

– Como a carne de porco deve ser servida bem cozinhada, ela deve assar em média por 80 minutos, durante 180ºC.

– As fatias de lombo de porco que sobrem dão sempre origem a umas excelentes sandes que só precisam de umas rodelas de tomate, umas folhas de alface e umas fatias de cebola para ficar deliciado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.