Início Saúde Descubra porque deve consumir canela com frequência

Descubra porque deve consumir canela com frequência

Conheça os benefícios deste produto que chegou a ser mais valioso que o ouro! Descubra porque deve consumir canela com frequência.

deve consumir canela
Descubra porque deve consumir canela com frequência

Descubra porque deve consumir canela com frequência. A casca de canela tem vindo a ser alvo de diversos estudos e as conclusões a que se chega dão uma boa imagem deste produto, pois revela que a canela, tal como o seu óleo essencial, possui inúmeras propriedades particularmente benéficas para a saúde. Esta especiaria é muito estimada na gastronomia nacional. Sendo originária do Ceilão (atual Sri Lanka), esta especiaria tem muito que se lhe diga. A árvore caneleira dá um fruto, mas a canela é obtida do interior da casca de árvores do género Cinnamomum zeylanicum (família Lauráceas, Lauraceae).

A especiaria, que pode ser consumida tanto em pó como em pau, chegou a ser muito rara, difícil de encontrar. Aliás, num determinado momento da história, devido a essa realidade de ser um produto relativamente desconhecido, a canela foi mesmo mais valiosa que a prata e que o ouro.

D. Lourenço de Almeida (1480-1508) foi capitão-mor ao serviço de Portugal, descobriu a canela e, dessa forma, contribui para a distribuição desta especiaria pela Europa. A canela é uma especiaria especial. Uma valiosa combinação de um sabor particular com um aroma intenso que origina diversos benefícios. Deve consumir-se canela frequentemente. Saiba as razões.


Leia também: Conheça o português que «descobriu» a canela


Descubra porque deve consumir canela com frequência

deve consumir canela
Descubra porque deve consumir canela com frequência

Benefícios

A casca e o óleo essencial são partes importantes desta especiaria que contém

propriedades benéficas para a saúde em diversas vertentes. A canela, que pode ser encontrada em pau ou em pó, revela-se extremamente útil, pois está na origem de diversos benefícios.

Ao longo do tempo, foram realizados diversos estudos que concluiram que esta especiaria pode revelar-se num precioso aliado da nossa saúde. Eis alguns dos motivos que justificam um consumo regular de canela:

Em 2010, o Center for Applied Health Sciences, localizado em Ohio, EUA, foi palco de uma investigação pertinente, reveladora do poder da canela. Nessa investigação, os pesquisadores chegaram à conclusão de que era possível reduzir até 23% as hipóteses de desenvolver obesidade ou diabetes, recorrendo a uma solução de canela e água, pois estes ingredientes contêm antioxidantes capazes de gerar esses benefícios.

deve consumir canela
Descubra porque deve consumir canela com frequência

No ano de 2014, investigadores provenientes da Rush University Medical Center, presente em Chicago, EUA, revelaram outro estudo que valorizava o papel da canela na nossa saúde. A descoberta partilhada por estes investigadores foi a de que o desenvolvimento da doença de Parkinson pode ser retardado pelo consumo regular de canela. Ela melhora as funções motoras, atuando no sentido de proteger as células e os neurónios e bloqueando a perda de proteínas.

Já em 2017, surgiu outro estudo a defender que a canela contribui para reverter os efeitos de uma dieta rica em gordura. Neste estudo, que foi apresentado numa conferência da Associação Americana do Coração (American Heart Association), foi realizada uma experiência com 12 ratos, sendo estes alimentados com suplementos de canela ao longo do processo de investigação.

Devido ao seu efeito antibacteriano, a canela ajuda a combater problemas como flatulência, diarréia e aparecimento de parasitas, revelando ser extremamente útil para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.

Além de aliviar alguns sintomas de asma, a canela ajuda no tratamento de gripes, constipações e febres, pois contém propriedades anti-inflamatórias.

deve consumir canela
Descubra porque deve consumir canela com frequência

A canela está na origem de muitos outros benefícios, estando entre eles:

– diminuir a fadiga;

– ser antissética;

– controlar o apetite (pois é rica em fibras);

– combater o colesterol (pela presença assinalável de antioxidantes);

– melhorar o humor;

– ser afrodisíaca (pois aumenta a sensibilidade e o prazer e melhora a circulação sanguínea);

deve consumir canela
Descubra porque deve consumir canela com frequência

– ajudar no tratamento de distúrbios digestivos (entre eles: flatulência, diarreias e distensões abdominais);

– apoiar no tratamento de candidíases (contém propriedades antifúngicas);

– proteger as vias respiratórias (é um expetorante natural).

Combate as constipações e aumenta a temperatura corporal, assim como estimula o sistema imunológico. A canela melhora a resposta aos vírus, causadores de gripes e resfriados.


Leia também: 4 receitas de bolo simples de canela para pecados deliciosos


deve consumir canela
Descubra porque deve consumir canela com frequência

Receita de chá de maçã, canela e gengibre

Ingredientes

– 1 maçã com casca, partida em cubos e sem sementes

– 1 e 1/2 chávena de água

– 1 colher de sopa de folhas de centelha asiática

– 1 colher de chá de gengibre em pó

– 1/4 colher de chá de canela em pó

Modo de Preparação

– Ferva a água.

– Retire do lume e junte a maçã em cubos, as folhas da centelha asiática e o gengibre.

– Abafe e deixe apurar 5 minutos.

– Coe e sirva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.