Se anda à procura de despesas para cortar e otimizar o orçamento, saiba agora por onde começar! Confira as despesas mensais que pode reduzir já. Todos sabemos que a poupança de alguns euros em várias coisas pode dar uma boa maquia no final do mês. Mantendo essa poupança ao longo de vários meses, no final do ano, podemos assegurar um valor expressivo.
No pensamento do grão a grão enche a galinha o papo, devemos considerar dicas práticas de especialistas para economizar. Há diversas despesas mensais que podem ser reduzidas de imediato!
Com alguns truques de quem percebe desta temática, podemos fazer uma poupança inteligente, cortar em gastos não essenciais e poupar sem esforço. Ter mais dinheiro no bolso pode ser uma tarefa descomplicada.
Ao assumir uma posição mais estratégica, é possível assumir um maior controlo das finanças! O segredo para a autonomia financeira que se deseja foi partilhado. Por isso, pode começar hoje a construir uma base sólida para o seu futuro e atingir os seus objetivos financeiros!

10 despesas mensais onde pode cortar e poupar dinheiro
1 – Evite almoçar / jantar fora
Pode ser um hábito difícil de eliminar, mas se o fizer, poupará muito no final do mês. Evite refeições fora, não apenas almoçar ou jantar, mas também o pequeno-almoço em cafés e pastelarias. Além de ser mais saudável comer em casa, a sua carteira agradece o gesto. Ao fazê-lo, irá poupar muito e o orçamento mensal será reforçado.
2 – Ande de transportes públicos
O uso do automóvel ou da mota pode facilitar a deslocação, mas representa uma despesa que pode ser cortada. Os transportes públicos podem ser um meio em que se faz as distâncias percorridas de forma bem mais acessível. Um passe do metro é muito mais barato do que os 100 euros de gasolina que pode gastar num mês.
3 – Avalie o pacote de telecomunicações
Reveja o seu contrato de telecomunicações. Há pacotes com serviços com muitos canais que não se usam. As operadoras fazem promoções regularmente. Escolha uma versão mais modesta a um melhor preço.
Tenha em conta que pode conjugar vários serviços num só contrato, o que pode ajudar a ter mais vantagens. Se representar uma poupança significativa, mantenha a sua operadora, mas pode optar por escolher outra, que tenha melhores propostas.

4 – Consolide os seus créditos
As pessoas com vários créditos (automóvel, pessoal, cartões de crédito) podem poupar através da consolidação de crédito. Se consolidar os créditos, poderá conjugar todos num novo crédito que apresente melhores condições: só o facto de ter apenas uma prestação para pagar que é seguramente inferior do que a soma de todas as que tinha é uma vantagem.
5 – Reveja o seu contrato de crédito habitação
O crédito habitação costuma ser o encargo que ocupa a maior fatia do orçamento mensal:
Vá ao seu banco avaliar as condições do contrato. Deve ser possível renegociar, reduzindo o spread ou alterando os seguros. Se não conseguir reduzir a prestação, pode pedir propostas a outros bancos e avaliar se uma transferência não é vantajosa.
6 – Renegocie os seus seguros
Verifique as apólices dos seus seguros. É bastante comum haver coberturas duplicadas entre seguros distintos. Se as identificar e excluir, irá conseguir poupar muito dinheiro. Deve ainda solicitar simulações noutras companhias de seguros e fazer a comparação.
Desta forma, poderá tomar a melhor decisão financeira. Esse conhecimento pode ajudar a reduzir o que paga mensalmente pelos seguros.
7 – Atenção às luzes e aparelhos
A despesa da eletricidade cai ao final do mês e está sempre presente no orçamento. No entanto, pode ser reduzida se existir uma mudança de hábitos. Tenha tomadas interruptor e desligue-as sempre que não necessite; televisões e alguns eletrodomésticos têm luzes de presença, não os deixe em standby.
Pode ainda desligar as luzes das divisões onde não se encontra. Abra sempre as janelas para aproveitar a luz solar ao máximo. Opte por lâmpadas LED, pois gastam menos do que as lâmpadas incandescentes. Se necessário, mude de operador. Há outras opções comerciais que podem ser mais vantajosas.
8 – Cancele ou partilhe serviços de streaming
Ter serviços de streaming é bastante comum atualmente. No entanto, é uma despesa mensal que deve ser avaliada. Será que aproveita bem esse serviço? Os filmes, séries ou música a que acede são assim tão necessários?
Por vezes, a solução até pode passar por não cancelar todos os serviços. Pode encontrar outras formas de poupar com a partilha de contas, algo que alguns destes serviços permitem.
Conheça locais onde pode passar umas férias sem gastar muito dinheiro:
- Onde passar férias com pouco dinheiro em Portugal
- 7 destinos de férias sem gastar muito para descobrir Portugal
- Onde passar férias com pouco dinheiro fora de Portugal
9 – Corte nos gastos superficiais
Há gastos superficiais que podem ser cortados? Então, faça-o. É importante reduzir despesas no imediato. Os gastos não essenciais (roupa nova, escapadinhas, ir a um restaurante com estrela Michelin) devem ser os primeiros a serem cortados.
Não tem de deixar de ter vida social. Há diversas atividades gratuitas. Muitas delas encontram-se bem perto de casa.
10 – Reduza o consumo de água
O consumo de água em casa pode ser reduzido substancialmente, alterando alguns hábitos. Tomar banho dia sim, dia não, em vez de diariamente. Ao lavar os dentes, fechar as torneiras, enquanto escova os dentes. Use a água fria do banho que sai enquanto aguarda água quente e coloque-a num balde para regar as plantas.
Coloque uma garrafa com água no autoclismo. Isso desperdiçará menos água. As máquinas a lavar (roupa e louça) devem ser colocadas na capacidade máxima. Desta forma, a fatura mensal ficará mais atrativa…