Início Saúde Descubra porque deve juntar canela ao café

Descubra porque deve juntar canela ao café

O hábito diário de beber café pode ser enriquecido com a inclusão de canela. Descubra aqui porque deve juntar canela ao café.

Descubra porque deve juntar canela ao café

O hábito diário de beber café pode ser enriquecido com a inclusão de canela. Descubra aqui porque deve juntar canela ao café. A canela pode ser um excelente complemento ao seu café, conjugando-se os poderes destes dois super alimentos. Ambos em separados são benéficos, mas em conjunto o nosso organismo fica muito mais fortalecido. Se aprecia os dois ingredientes, então por que não começar a mexer o café com um pau de canela e desfrutar de todos os seus sabores e benefícios.

juntar canela ao café
Descubra porque deve juntar canela ao café

Descubra porque deve juntar canela ao café

Gastronomia

A canela é uma especiaria que é muito estimada pelos portugueses, pois muitas das receitas tradicionais da doçaria portuguesa, nomeadamente da doçaria conventual, recorrem à canela.

Se tivermos em conta a quadra festiva mais amada pelos portugueses, a natalícia, facilmente percebemos como ela é importante em Portugal. São várias as receitas tradicionais de Natal que têm canela, nomeadamente rabanadas, aletria, arroz doce, entre muitas outras criações gastronómicas.


Leia também: Porque deve beber chá de canela? Descubra 10 benefícios


juntar canela ao café
Descubra porque deve juntar canela ao café

Tipos de canela

Existem dois tipos de canela: Ceilão e Cassia. Apesar de terem semelhanças (nomeadamente no cheiro e no sabor), ambas pode ser facilmente distinguidas. São cultivadas em dois lugares muito distintos. Enquanto a do Ceilão apresenta um sabor mais suave e doce, a de Cássia apresenta um sabor mais forte e mais picante.

A canela

Esta especiaria tem uma sabor especial, muito característico, fornecendo ainda um agradável aroma. Além de ser saudável, revela-se ótima para a saúde. A canela contém propriedades específicas que estão na origem de diversos benefícios e, ao juntá-la ao café, está a tornar mais forte o seu impacto na sua saúde.

No momento de comprar canela, deve priorizar a canela em pau, até pela longevidade de um e outro produto. Enquanto os paus de canela inteiros duram até dois anos, a canela em pó dura somente seis meses.

juntar canela ao café
Descubra porque deve juntar canela ao café

Benefícios

Há diversas razões para se consumir canela. Muitas delas estão relacionadas com os seus benefícios, que são vários. Então quer saber por que razão deve juntar canela ao seu café?

A canela possui diversas vitaminas e nutrientes, revelando-se uma fonte riquíssima de fibras, cálcio, manganês, ferro e vitamina K. Também gera um aumento substancial de antioxidantes. Aliás, contém mais do que a maioria dos outros alimentos antioxidantes que conhecemos.

juntar canela ao café
Descubra porque deve juntar canela ao café

A especiaria contém um forte poder antimicrobiano, combatendo diversas infeções comuns, sendo ainda muito útil em condições inflamatórias, reduzindo a inflamação e as condições que a ela estão associadas. Revela-se, por exemplo, útil no tratamento de infeções fúngicas e ajuda ainda a prevenir o seu aparecimento.

Esta especiaria gera um fortalecimento do sistema imunológico, permitindo, por exemplo, acalmar o estômago e aumentar a sua imunidade. A canela permite que se consiga ter mais atenção, que se fique mais concentrado, concedendo ao cérebro mais capacidade e poder.

juntar canela ao café
Descubra porque deve juntar canela ao café

A especiaria revela-se benéfica para os dentes. Por isso muitos produtos dentários apresentam sabor de canela. Ela ajuda a remover bactérias nocivas e, além disso, também impede a cárie dentária.

O aroma da canela contribui para aliviar a congestão nasal, ajudando a remover o muco. É um “tempero quente”, um alimento que promove a circulação sanguínea e, com o aumento do fluxo sanguíneo, vários outros benefícios podem surgir…

juntar canela ao café
Descubra porque deve juntar canela ao café

Contribui para o emagrecimento. Perder peso é uma preocupação para muitas pessoas que olham o espelho e sentem que precisam de emagrecer. A canela pode ajudar nesse objetivo. Ela é saciante, evitando a sensação de fome e ainda ajudando a impedir o armazenamento de gordura.

A canela revela-se ainda um alimento indicado para diabéticos, podendo estes contar com a ajuda desta especiaria que permite regular o açúcar no sangue, colesterol e triglicerídeos.

Esta especiaria também melhora o sabor do café. Ou seja, além de todos os benefícios para a saúde que aqui foram enumerados, a canela enriquece o café concedendo-lhe um sabor mais rico. O aroma também é outra característica que a canela empresta ao café.


Leia também: Conheça o português que «descobriu» a canela


juntar canela ao café
Descubra porque deve juntar canela ao café

Tabela Nutricional da canela

Informação Nutricional-Cada 2g (1 colher)
Quantidade por porção %VD(*)
Valor Energértico 5kcal/ 21kJ 0,20%
Carboidratos 1,6 g 0,50%
Proteínas 0,1 g 0%
Gorduras Totais 0,1 g 0%
Gordura Saturada 0 g 0%
Gordura Trans  0 **
Fibra 1,1 g 4,40%
Sódio 0,5 mg 0%
(*) Valores Diários de referência com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Os seus Valores Diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades energéticas.

E agora que certamente ficou com conhecimento sobre os diversos benefícios da canela, vai integrá-la no seu café, não vai? A sua saúde irá agradecer!…

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si. Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.