Início Tradições Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Há muita coisa que é dita sobre o café que está longe de ser verdade. Não acredite em tudo o que houve. Descubra os mitos e verdades do café.

mitos e verdades do café
Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Descubra os mitos e verdades do café. Os dias tendem a repetir-se. As nossas rotinas estão criadas e há uma tendência clara de as repetir todos os dias. Há hábitos criados que são constantemente perpetuados. Depois de uma noite de sono que pode ser bem ou mal dormida, há a higiene matinal, a lavagem dos dentes, as necessidades fisiológicas, o banho, o pequeno almoço que tem de ser rico, de forma a dar-nos o que precisamos para um dia de trabalho exigente.

Algo que faz parte do pequeno almoço de boa parte das pessoas é o café, embora alguns indivíduos prefiram esperar por chegar ao trabalho para beber uma chávena de café e socializar um pouco, antes de entrar ao ativo.

O café é uma substância rica em cafeína e repleta de antioxidantes. É, por isso, uma bebida que está frequentemente associada a diversos benefícios para a saúde. Contudo, nem todas as afirmações que são proferidas em conversas de café, sobre o café, são realmente verdadeiras…


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Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Café ajuda a curar uma ressaca?

Será verdade ou não passará de um mito?

É verdade!

A cafeína é um estimulante e, por isso, está presente em diversos remédios que combatem a dor de cabeça. A cafeína está presente até em analgésicos que combatem a dor, mesmo do corpo, em geral.

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Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Café pode contribuir para envelhecer?

Será verdade ou não passará de um mito?

É mito!

O café contém elevada riqueza de substâncias antioxidantes, assim sendo esta bebida revela-se bastante útil no combate aos radicais livres presentes no organismo. Essa conclusão científica levou a que muitas instituições, nomeadamente empresas e marcas cosméticas, olhassem com outros olhos para o grão de café. Assim, há hoje vários produtos anti-idade (ou anti-aging) que recorrem ao café na composição dos seus produtos.

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Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Uma grávida pode tomar café?

Será verdade ou não passará de um mito?

É verdade!

Se for um consumo moderado e controlado não só uma mulher grávida pode tomar café como deve.

Seja primeira, segundo, terceira, quarta ou quinta viagem o consumo moderado é recomendado. Beba o café misturado em leite, e apenas uma vez por dia.

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Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Café estimula o desenvolvimento de vícios?

Será verdade ou não passará de um mito?

É mito!

Está cientificamente comprovado que o café pode revelar-se precioso no tratamento de diversas drogas (nomeadamente, cocaína, heroína, entre outras substâncias psicoativas). Também ficou cientificamente comprovado que não há nenhuma ligação entre café e prazer do tabaco. Mas quem pretende deixar de fumar deve escovar os dentes entre o café e o cigarro. O gesto vai ajudar a cabeça a desvincular os dois hábitos.

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Café é recomendado antes da prática exercício físico?

Será verdade ou não passará de um mito?

É verdade!

O café revela-se um verdadeiro aliado dos atletas pois contém riqueza em cafeína, ajudando assim no alívio da fadiga. O consumo do café contribui ainda pois para além de fornecer mais energia, gera um aumento da frequência cardíaca e do metabolismo. Por isso, são muitos os que indicam o consumo da bebida antes de qualquer prática desportiva.


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mitos e verdades do café
Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Valor recomendado para consumo de café

Basta apenas uma chávena de café expresso, para que o nosso corpo obtenha entre 80 mg a 125 mg de cafeína. É uma quantidade assinalável tendo em conta que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que no máximo se consuma diariamente apenas 400 mg de cafeína.

Superar este valor está a consumir-se cafeína de forma excessiva o que pode revelar-se perigoso para a saúde, gerando malefícios para a saúde. Deve ter-se em conta que se deve beber apenas 3 chávenas de café por dia, quantidade que implica uma superação de 300mg de cafeína. Pois, há outros produtos que contêm cafeína e que são consumidos regularmente, como chás, medicamentos, refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate, entre outros.

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Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.