Início Saúde Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Um consumo regular e moderado de vinho tinto gera diversos benefícios para a saúde! Descubra os incríveis poderes do vinho tinto.

poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Descubra os incríveis poderes do vinho tinto. Uma refeição pode ser muito boa, mas fica bem melhor quando tem como companhia um copo de vinho tinto. A escolha do vinho deve ser feita em função da refeição escolhida. Porém, é certo que se a escolha for adequada, o vinho engrandece qualquer refeição.

Os especialistas recomendam que se deve beber 1 a 2 copos de vinho tinto por dia. Beber 1 copo de vinho tinto à refeição é um hábito que deve ser tido por todos (salvo casos excecionais). Um consumo regular e diário, mas moderado, está na origem de diversos benefícios para a saúde. A ciência tem vindo a focar a sua atenção no vinho tinto e as conclusões são sempre positivas…

poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Ciência

Ao longo dos últimos anos são muitos os investigadores que têm vindo a realizar estudos sobre os efeitos positivos do consumo do vinho. Os cientistas são provenientes de todo o mundo e os seus estudos são publicados nas mais reputadas revistas científicas.

Portanto, as suas conclusões são frequentemente analisadas pela comunidade científica que certifica a validade das conclusões apresentadas. Conheça alguns dos poderosos efeitos defendidos em parte desses estudos.


Leia também: Como conservar vinho tinto depois de o abrir?


poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Conheça os incríveis poderes de um copo de vinho tinto!

Redução dos riscos de cálculos biliares e de pedras nos rins

A ocorrência de cálculos biliares é reduzida pelo consumo diário (mas não excessivo) de vinho tinto. Tal foi comprovado em estudos realizados pela reputada Harvard Medical School que também concluiu que os consumidores regulares de vinho beneficiam desse efeito.

A incidência de pedras nos rins é reduzida, quando há um consumo responsável de vinho tinto, regular e moderado. Um copo de vinho tinto à refeição é a quantidade recomendada.

poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Torna o seu coração mais saudável

O vinho contém polifenóis e ajuda o coração a funcionar melhor, de forma mais competente e ainda reduz a probabilidade de entupimento e de enfarte, pois impede que os coágulos se formem nas artérias.

O consumo de vinho tinto causa um efeito semelhante ao da prática desportiva. Por isso, é recomendado aos que são sedentários (embora o sedentarismo deva ser sempre contrariado).

Controlo da hipertensão

No vinho tinto, há um constituinte que se revela eficaz a aliviar o óxido nítrico (NO) e a hipertensão: o provinol.

poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Processo de envelhecimento adiado

Apesar do vinho tinto não conseguir parar o tempo, a verdade é que ajuda (e muito) a tornar os seus efeitos menos visíveis e notórios. Uma dose diária de vinho tinto contribui para uma vida ainda mais longa e saudável.

Tal ocorre, pois, o vinho é rico num composto chamado resveratrol. Esta conclusão foi defendida em investigações provenientes da Harvard Medical School.

Anti-cancerígeno

O resveratrol, presente no vinho tinto, é uma das razões dos seus vários benefícios. É um polifenol que atua como antioxidante. Ele protege as células do organismo de diferentes danos.

O vinho tinto, quando consumido de forma regular e moderada, combate várias doenças, entre elas cancro e doenças crónicas.

poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Melhora inteligência

Se o consumo de vinho tinto não for feito de forma exagerada, ele beneficia as atividades cerebrais. Ele melhora a atividade cognitiva, torna a cabeça mais jovem, previne os efeitos do tempo, impedindo a perda de memória.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


Previne a diabetes

O consumo regular e moderado de vinho tinto contribui para reduzir o risco de sofrer de diabetes. As propriedades presentes na bebida tornam a doença menos provável.

poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Outros benefícios a que está associado

Existem muitos outros benefícios que, frequentemente, são associados ao consumo de vinho tinto, nomeadamente: contribui para prevenir doenças como o Alzheimer ou a demência; contribui para a redução dos sintomas de depressão; ajuda a proteger a saúde dos olhos; ajuda a perder e a controlar o peso; aumenta a longevidade; contribui para o tratamento da anemia; fortalece os ossos; melhora o desconforto da menopausa; tem poder afrodisíaco, melhorando qualquer relação.

Seja responsável: se conduzir, não beba!

poderes do vinho tinto
Descubra os incríveis poderes do vinho tinto

Tabela de valor nutricional do vinho tinto (1 copo 147,0 ml)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 125 kcal 6,2 %
523 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos 3,8 g 1,4 %
Açúcares 0,9 g 1,8 %
Proteína 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 127,1 g 6,4 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.