Início Saúde Descubra o que o café faz ao seu cérebro

Descubra o que o café faz ao seu cérebro

O café tem efeitos surpreendentes, não é? Este será um dos mais curiosos! Descubra o que o café faz ao seu cérebro.

o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

Descubra o que o café faz ao seu cérebro. O consumo de café faz parte da nossa vida. Muitos de nós não conseguem imaginar uma vida sem café. Alguns, à questão, “o que levaria para uma ilha deserta?”, responderiam “uma máquina de café”!

Sabemos que um dos efeitos do café é precisamente dar foco, fornecendo uma maior capacidade de atenção. Mas esse é apenas um dos inúmeros benefícios gerados por um consumo regular e moderado do café. Isto é, basta uma chávena de café por dia para nos habilitarmos a uma série de vantagens para a nossa saúde.

O organismo fica fortalecido com o consumo diário e frequente de café. Mas há uma vasta série de outros benefícios. Um dos mais surpreendentes são os efeitos que ele gera no cérebro.

o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

Descubra o que o café faz ao seu cérebro

O estudo

Na Alemanha, foi realizado um estudo que comprovou que com o consumo diário de duas chávenas de café o nosso corpo melhora. Porém, esse gesto simples ainda contribui para processar as palavras de modo mais rápido e de forma mais assertiva. Assim, o consumo regular e moderado do café tem muitos mais efeitos positivos do que aqueles que pensamos…


Leia também: Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café


Há muito mais do que o efeito de acordar ou do que um efeito de injeção de energia e de total concentração. O café pode até ajudar a pensar mais rápido!

o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

Café ajuda o cérebro

O consumo de duas chávenas de café por dia é um precioso apoio para o cérebro, tornando-o mais capaz, fazendo com que ele consiga processar as palavras de modo mais rápido e preciso. Lars Kuchinke e Vanessa Lux, investigadores do departamento de Psicologia da Universidade de Ruhr (Bochum, Alemanha), publicaram em 2012 um estudo com algumas conclusões sobre os efeitos do café no corpo.

Bastam 200 mg de cafeína (metade da quantia máxima recomendada para consumo diário) para gerar efeitos extremamente positivos no cérebro.

o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

Os efeitos

Ao longo da investigação, foram realizadas experiências que permitiram chegar às conclusões apresentadas. Jovens adultos que se apresentavam saudáveis tomaram um comprimido de café, de 200 mg de cafeína (o que corresponde, sensivelmente, a duas chávenas de café).

Posteriormente, estes jovens foram submetidos a alguns testes, nomeadamente um exercício de reconhecimento de palavras. Nessa experiência, comprovou-se que o consumo da cafeína melhorou a velocidade e a compreensão das palavras. Assim, há uma ligação entre o consumo de café e o funcionameno do cérebro.

o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

Testes

Os testes realizados permitiram tirar algumas conclusões. No exercício, era necessário ver uma série de palavras, que eram apresentadas uma vez, sendo destinados a cada palavra 150 milissegundos. Cada um dos jovens deveria decidir se era uma palavra real ou inventada, mas teria de fazê-lo o mais rapidamente possível. Houve outro grupo que também realizou o teste e que também tinha tomado previamente um comprimido, mas esse sem cafeína.

Constatou-se que o grupo que tomou um comprimido com cafeína decidiu mais rapidamente e melhor, tendo acertado em mais respostas e de modo mais assertivo, principalmente em palavras associadas a uma emoção positiva.

o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

O café gera felicidade?

A dupla de investigadores, composta por Kuchinke e Lux, comprovou que a cafeína estimula a libertação do neurotransmissor dopamina. Esta substância está associada ao sentimento de felicidade. Por isso, os investigadores decidiram testar se os jovens adultos participantes aumentariam a velocidade e a precisão em palavras mais positivas.

Os testes confirmaram-no. A cafeína efetivamente melhorou ainda mais o desempenho com palavras positivas. Contudo, tal não aconteceu com palavras neutras ou negativas. Assim, parte da explicação pode estar relacionada com a libertação da dopamina.

São necessários mais estudos, pois os cientistas ainda têm dúvidas sobre esse efeito do café. Há ainda muito para entender, nomeadamente perceber melhor como o café está envolvido com o sistema da dopamina.


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

O que podemos concluir deste estudo?

Há indícios positivos que permitem inferir que com o consumo de duas chávenas de café por dia há diversos benefícios no cérebro. Por isso, ele é frequentemente associado a centros de recuperação.

Uma chávena de café ajuda muito o nosso corpo e o nosso cérebro, nomeadamente quando estamos cansados e lentos. Mas há ainda muito para ser estudado para se perceber melhor o real impacto do café nas nossas capacidades.

Consumo de café: quantia recomendada

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 3 chávenas de café por dia, mais precisamente que se consuma no máximo 400 mg de cafeína, diariamente.

o que o café faz ao seu cérebro
Descubra o que o café faz ao seu cérebro

Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.