Início Saúde Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Saiba o que o que é dito sobre esta bebida que faz parte do quotidiano de muita gente! Descubra o que o café faz ao nosso corpo e ao nosso cérebro.

o que o café faz
Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Descubra o que o café faz ao nosso corpo e ao nosso cérebro. Beber café é um prazer de todos os dias para a maioria das pessoas. Beber café é um hábito saudável, se existir moderação. Poderá transformar-se em algo nocivo, se não for feito com moderação. A verdade é que o consumo de café contribui para que haja mudanças no nosso organismo. O café está na origem de diversas reações no nosso corpo e mente e convém não esquecer que ele não deixa de ser uma droga psicoativa, algo que acaba por ser banalizado pela frequência com que é bebido, por diversas pessoas, sendo encarado como um vício menos prejudicial. Ele atua no sentido de nos fazer sentir que não conseguimos viver sem ele. Seja cheio, curto, duplo, frio, ele está quase sempre presente nos nossos dias.

O Business Insider revelou que há dez propriedades presentes no café que o tornam num aliado da nossa saúde. Mas se ele contribui para um corpo e uma mente sãos, pode também ter efeitos contrários, se for bebido em excesso?


Leia também: Descubra como o café pode prolongar a sua vida


Descubra o que o café faz ao nosso corpo

o que o café faz
Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Azia

O café deve ser evitado por quem sofre de úlcera, pois a cafeína aumenta os níveis de ácido no estômago, podendo assim criar azia.

Irritação

O café cria ‘eletricidade’ no corpo, tornando uma pessoa mais elétrica (e, por vezes, irritante!). Muitos, depois de beber café, tornam-se irrequietos, não conseguem estar quietos, nem física, nem verbalmente.

o que o café faz
Descubra o que o café faz ao nosso corpo

O café desperta

Nós tomamos café logo pela manhã, pois ele ajuda a despertar. A adenosina é uma molécula que o nosso cérebro produz ao longo do dia, faz com que acumulemos cansaço ao longo da nossa atividade diária, gera sono e vontade de dormir.

A cafeína presente no café trava esse processo natural, levando a que se mantenha em ‘estado de alerta’ por mais tempo. É o ideal para a manhã, preparando-nos para um dia de trabalho cheio de energia!

o que o café faz
Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Um aliado à medicação

Muitos são os que evitam consumir café, quando estão a tomar medicação, mas na verdade não o devem fazer. Ele é na verdade um aliado que ajuda o corpo a reagir à medicação.

Por exemplo, o Excedrin é um medicamento indicado para quem sofre de enxaquecas anormalmente fortes. Ele contém cafeína, que permite acelerar e prolongar os efeitos da medicação no organismo.

Longevidade

O organismo leva 5 a 6 horas a eliminar a cafeína, presente no café. Por isso, quando algumas pessoas tomam café depois das 18h ou depois do jantar, sentem dificuldade em adormecer. Este é um dos efeitos negativos do café no corpo, pois pode causar insónias.

o que o café faz
Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Aumenta os nossos índices de atenção

O consumo de café também contribui que haja maior capacidade de concentração. Por isso, esta bebida é tão amada por funcionários e por patrões, havendo máquinas de café em diversas empresas.

Quem faz viagens longas de carro, todos os dias, também vê no café um precioso aliado que permite manter a atenção máxima, numa tarefa monótona, impedindo que adormeça.

Potencia o nosso estado de espírito

A cafeína estimula o sistema nervoso, aumenta a nossa atenção, mas também melhora o nosso humor, deixando-nos mais bem dispostos. Ele bloqueia a adenosina, concedendo mais espaço a dois estimulantes que nos tornam mais ativos: a dopamina e a glutamina.

o que o café faz
Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Melhora a nossa memória

O café contribui para a longevidade das memórias criadas, levando a que estas permaneçam no cérebro por mais tempo. Estudos científicos comprovaram que o consumo de café gera esses efeitos no nosso corpo.


Leia também: Descubra porque deve juntar canela ao café


Contudo, tal é mais eficaz em pessoas que não estejam já viciadas na cafeína, nomeadamente os estudantes.

É uma droga psicoativa

A cafeína é uma droga psicoativa, por isso o café não deve ser confundido com uma bebida qualquer. Tal facto é um dos efeitos negativos produzidos no corpo, pois quando se abandona o hábito, há efeitos secundários, como dores de cabeça, entre outros.

o que o café faz
Descubra o que o café faz ao nosso corpo

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

1 COMENTÁRIO

  1. Um café de qualidade na dose e na hora certa é tudo de bom. Consumo desde a minha infância. Aprendi com meus pais, como fazer e degustar um bom café sempre acompanhado de um alimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.