Usa óleo de coco? Acha que sabe tudo sobre este produto? Vamos mostrar-lhe como o óleo de coco ajuda a controlar o peso e como ele atua no corpo.
Há vários benefícios associados ao óleo de coco virgem. Muitos deles recaem sobre a saúde e sobre o bem-estar do organismo e do corpo. Porém, além disso, o óleo de coco virgem pode ainda ser um importante aliado na manutenção do peso.
Quer dizer adeus ao famoso efeito ioiô? Então, comece a consumir óleo de coco virgem. Fique a perceber por que este produto natural pode ajudá-lo a manter controlado o ponteiro da balança.
Descubra como o óleo de coco ajuda a controlar o peso

É rico em ácidos gordos
O corpo precisa de gordura quanto baste para conseguir absorver os nutrientes e regular a temperatura corporal. Porém, há que saber escolher as gorduras certas.
É o caso da gordura do óleo de coco virgem, pois ela é rica em ácidos gordos de cadeia média (MCFAs). Assim, ela mantém a função cerebral e muscular, fornecendo energia e favorecendo a cura.
É uma fonte de energia
O óleo de coco virgem dá energia ao corpo e evita a formação de gordura prejudicial à saúde. É uma alternativa mais saudável a outros alimentos energéticos e não aumenta a glicose no sangue. Mantendo a glicose controlada e evitando o açúcar, é mais fácil manter o peso equilibrado.

Acelera o metabolismo
Os ácidos gordos do óleo de coco virgem são imediatamente processados e transformados em fontes de energia, o que acelera o metabolismo. Assim, acompanhar as refeições diárias com uma a duas colheres de sopa de óleo de coco virgem pode facilitar a digestão dos alimentos e ajudar a queimar calorias, aumentando assim os níveis de energia.
Desintoxica o corpo de forma segura
O óleo de coco virgem é um meio de desintoxicar o organismo de forma eficaz e natural. Assim, mantém os níveis de energia, sem ter de fazer qualquer tipo de jejum. Basta ingerir uma colher de óleo de coco virgem em jejum para conseguir ótimos efeitos.

Elimina as infeções por fungos
Sobretudo quem sofre de obesidade costuma ter uma infeção por fungos do patógeno Candida. Este fungo desencadeia sintomas que ainda agravam a doença, uma vez que aumentam o stress, a fadiga, o apetite, etc.
Os ácidos gordos de cadeia média presentes no óleo de coco virgem são antivirais e antibacterianos, o que significa que são capazes de eliminar as infeções por esses fungos, geralmente encontrados no intestino.
Afasta os desejos por comida
O óleo de coco virgem pode ser incluído na alimentação, de forma a controlar o apetite. Para isso, basta juntar uma colher de sopa ou duas de óleo de coco virgem numa mistura de cereais ou em batidos de frutas. Assim, consegue ainda equilibrar os níveis de glicose presentes no sangue.

É uma alternativa natural às bebidas energéticas
As bebidas energéticas são, geralmente, ricas em cafeína e em hidratos de carbono, pelo que elevam os níveis de glicose no sangue.
Portanto, o óleo de coco é uma escolha mais saudável, sobretudo para quem sofre de obesidade ou diabetes, já que o óleo não tem hidratos e até equilibra o açúcar presente no sangue. Mesmo assim, continua a ser uma importante fonte de energia.
Ajuda a absorver os nutrientes
O óleo de coco virgem melhora a digestão e ajuda a absorver os nutrientes e os minerais necessários para o funcionamento do organismo. Ele ajuda, também, na absorção eficaz de vitaminas solúveis em gordura, como cálcio e magnésio.
O corpo necessita de nutrientes para funcionar a nível físico, mental e emocional. O óleo de coco virgem assegura que as células absorvem todas as vitaminas essenciais, de modo a prevenir problemas que podem originar excesso de peso.

Ajuda a equilibrar as hormonas
O óleo de coco virgem é rico em ácido láurico e em gordura saturada, pelo que é capaz de contribuir para uma produção mais saudável e equilibrada de hormonas pela tiroide. Basta uma só colher de óleo de coco virgem para alcançar esse objetivo.
Várias pesquisas têm demonstrado que as gorduras e os ácidos do óleo de coco virgem
são capazes de estimular a produção da hormona ativa pela glândula tiroide. Além disso, o óleo de coco virgem previne ainda um eventual desequilíbrio hormonal que provoque stress, alterações de humor ou depressão.
É um poderoso superalimento pré- e pós-treino
O óleo de coco virgem é uma fonte de energia e uma ótima alternativa às bebidas energéticas, muito ricas em cafeína e hidratos de carbono. Por isso, podemos considerá-lo um poderoso superalimento pré- e pós-treino.
Como se trata de uma gordura saudável, o óleo de coco virgem fornece uma energia de longa duração, que se estende mesmo à fase em que se está a queimar calorias, quanto se fazem exercícios. Portanto, esta é uma dica excelente para treinos bem-sucedidos, sem ser necessário recorrer alimentos ricos em hidratos de carbono.

Importante
O NCultura não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Todo o conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo, não visando substituir o conselho médico. Por isso, a nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Descubra como o óleo de coco ajuda a controlar o peso” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre moda e beleza no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…