Início Tradições Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Surpresa! Conheça os diversos usos de um produto que utilizamos (quase) todos os dias! Descubra 10 usos surpreendentes do azeite.

usos surpreendentes do azeite
Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Descubra 10 usos surpreendentes do azeite. Há produtos que contêm propriedades que os tornam úteis para diferentes fins. É o caso do azeite que usamos regularmente na alimentação, mas pode ser usado de forma surpreendente nas mais diversas áreas. Este produto natural, frequentemente apelidado de “ouro líquido”, é muito mais do que um simples produto alimentar. É uma solução caseira e acessível que pode revelar-se bastante eficaz fins para os quais compramos outros produtos, mais caros.

Estamos a falar de usos tão distintos como saúde (por exemplo, contribui para o alívio da irritação na garganta), limpeza (nomeadamente de tachos, aquecedores) estética (hidratação da pele, depilação, entre muitos outros).

Prepare-se para ficar surpreendido com os diversos usos de um produto que utilizamos (quase) todos os dias!


Leia também: O que acontece se beber 1 colher de azeite, limão e mel em jejum?


Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

usos surpreendentes do azeite
Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Aliviar a irritação na garganta

O azeite pode revelar-se bastante eficaz no alívio da irritação da garganta. Basta a ingestão de uma colher de chá de azeite (a proposta não ser muito sedutora e ficar no nosso imaginário como algo desagradável, mas experimente e verá que sentirá um alívio na sensação de garganta irritada).

Pode optar por colocar um pouco de mel no azeite para tornar o sabor bem menos desagradável. Pode seguir este método para combater o mal-estar associado a gripes ou constipações.

Limpar os móveis

Compramos produtos como ceras ou outros com a finalidade de fazer a limpeza de móveis. Contudo, o azeite é um produto bastante eficaz para esse fim, bastando algumas gotas de azeite num pano para este produto tão português revelar a sua elevada eficácia a limpar móveis, sejam eles de couro ou de madeira.

O azeite permite que os móveis fiquem brilhantes, além de impedir que eles fiquem sem aquele cheiro ativo, tão característico dos produtos que servem para encerar.

usos surpreendentes do azeite
Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Limpar os tachos

Sabia que se colocarmos algumas gotas de azeite em tachos, panelas e outros utensílios similares e esfregarmos por alguns minutos com um pano, conseguimos fazer uma limpeza eficaz e profunda?! Ficará com os tachos mais limpos e a brilhar! Naturalmente que, após realizar essa passagem com o pano, deve enxaguar rapidamente e lavar novamente com o detergente habitual.

Limpar os aquecedores

Aplicar algumas gotas de azeite num pano e limpar os aquecedores é um método bastante eficaz que permitirá dar uma “nova cara” aos aquecedores que tem aí por casa. Este plano  do pano com a gordura do azeite permite agarrar e eliminar a muita poeira acumulada.

usos surpreendentes do azeite
Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Remover manchas gordura

E será que o azeite que é uma gordura boa, ajuda a remover gorduras más, de origem industrial? Sim, nomeadamente o petróleo, entre outras. Se aplicar na área manchada uma mistura composta por um pouco de azeite com sal, pode realmente conseguir o pretendido. O azeite pode mesmo ajudar a retirar manchas de gordura.

Lubrificar

E usar o azeite como lubrificante? Este truque é menos incomum e, se calhar, já o conhece. Há diversas formas de o usar nessa função, nomeadamente quando as portas se tornam irritantes e começam a ranger.

Basta aplicar um pouco de azeite nas dobradiças (seja de portas ou de janelas) e verá que facilmente consegue acabar com o problema. Além do resultado ser ótimo, ainda consegue poupar dinheiro na compra de produtos mais caros e que têm o mesmo fim.

usos surpreendentes do azeite
Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Hidratar a pele

Sem prescindir de óleos essenciais, o azeite pode ser um complemento destes e revelar-se um bom hidratante da pele. Uma mistura que conjugue os óleos essenciais com o azeite permite um resultado de excelência.

A secura da pele será combatida, pois o azeite revela-se ótimo produto para hidratar a pele. Basta aplicar (duas vezes por dia) algumas gotas pelo corpo e o resultado é fantástico.


Leia também: Descubra os incríveis benefícios do azeite com sumo de limão


Remover maquilhagem

O azeite pode funcionar como um desmaquilhante natural. Além de se adaptar a qualquer tipo de pele, o azeite revela-se bastante eficaz e acessível, por isso escusa de comprar desmaquilhantes caros.

Nota: aplique com cuidado e evite colocar na região dos olhos.

usos surpreendentes do azeite
Descubra 10 usos surpreendentes do azeite

Ajudar da depilação

O azeite pode não retirar pelos, mas revela-se bastante precioso ao auxiliar nessa tarefa. A remoção dos pelos poderá tornar-se bem mais fácil (e um processo menos doloroso) se se espalhar um pouco de azeite na área corporal que se pretende depilar, pois ajuda a tornar essa zona da pele menos irritada e vermelha.

Se usar cera, pode até ajudar a retirar o excesso de cera, após a depilação.

Proteger o gato

Ajude o gato a evitar a formação de bolas de pelo e coloque umas gotas de azeite na comida dele. Isso irá ajudar na expulsão das bolas de pelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.