Descongelar o frigorífico não precisa ser uma tarefa demorada. Siga as nossas etapas simples e economize tempo na manutenção doméstica. O processo de descongelar o congelador é lento. Por isso, normalmente, uma pessoa tende a adiar este procedimento. Contudo, trata-se de um erro, porque é fundamental remover o gelo em excesso para o eletrodoméstico funcionar melhor, para ter mais espaço e cumprir as suas funções com total eficácia.
Essa descongelação só traz vantagens. Até permite poupar na conta da eletricidade, porque deixa de ser necessário o eletrodoméstico gastar tanta energia. O presente artigo serve como guia para quem pretende fazer uma descongelação adequada.
Descongelar o frigorífico em 30 minutos ou por etapas
Com o passar do tempo, o congelador tende a acumular gelo. Por isso, acaba por ser indispensável realizar a descongelação. É necessário avançar para esta tarefa para proteger o eletrodoméstico, dando as melhores condições para que ele dure mais tempo. Este processo também permite colocar mais alimentos no congelador, além de assegurar que não há uma baixa da temperatura.
O presente artigo permite dar a conhecer 4 etapas essenciais para descongelar o equipamento. Além destes momentos que consistem em procedimentos fundamentais, ainda iremos identificar estratégias para quem quer acelerar um pouco o processo de descongelar o gelo, para quem não quer esperar pelo descongelamento natural.

A maioria das pessoas prefere evitar realizar este procedimento. Não é simples descongelar um congelador. Esta é uma tarefa doméstica que dá muito trabalho. Muitos modelos modernos encontram-se equipados com a funcionalidade no-frost, ou seja, ficam impedidos de acumular gelo.
Embora os congeladores mais modernos ofereçam uma qualidade que lhes permite impedir este problema, nos congeladores mais antigos podemos constatar que se trata de algo quase inevitável. Com o passar do tempo, forma-se uma camada de gelo à volta do perímetro interior.
Por isso, devemos eliminar essa camada, porque não só rouba espaço útil do eletrodoméstico, como aumenta bastante a conta no final do mês e ainda reduz a respetiva eficiência. Ora, revela-se bastante perigoso para a saúde de todos os habitantes da casa ter um eletrodoméstico com alimentos indevidamente conservados.
Reunimos um conjunto de procedimentos essenciais para descongelar o equipamento de forma adequada, de modo rápido e eficiente. Além disso, tratam-se de procedimentos seguros, sem causar danos ao eletrodoméstico ou aos alimentos. Realizar a descongelação do congelador não só permite poupar dinheiro mensalmente (na conta da luz), como evita que o eletrodoméstico se estrague.

Com estas boas práticas. assegura o prolongamento do tempo de vida útil do eletrodoméstico. Por isso, não haverá necessidade de o substituir tão cedo. Este tipo de equipamento requer grande capacidade de investimento. Agende esta tarefa com antecedência. Assim, pode ir gastando os alimentos com o tempo, até ao dia marcado para a realização da descongelação. Depois, nos poucos alimentos que sobrarem, deve ter um local destinado a colocar os alimentos congelados.
Se não tiver uma arca ou outro congelador à disposição, peça a um vizinho ou familiar para poder colocar os alimentos. Em alternativa, coloque os itens num saco térmico com compressas de gelo e guarde na parte mais fresca da casa, sem exposição à luz solar direta.
Primeira etapa: desligar o congelador
O primeiro passo consiste em desligar o equipamento na tomada. Este procedimento é fundamental, porque se trata de um processo de descongelação. Por isso, haverá sempre abundância de água que irá cair no chão.
Ora, para evitar qualquer risco é indispensável desligar o eletrodoméstico para impedir que a água toque na tomada. Ela deve ser colocada num espaço protegido onde não possa ficar molhada.
Segunda etapa: preparação do “estaminé”
Posteriormente, prepare o “local de trabalho”. Como se viu, sabemos que haverá muita água. Por isso, há que colocar papel de jornal ou toalhas em torno do equipamento para ter vários materiais que possam absorver toda a água que possa cair no chão após o gelo derreter.
Deve também remover tudo o que se encontra dentro do seu congelador, nomeadamente alimentos e cuvetes de gelo. Posteriormente, deve retirar tudo o que conseguir (gavetas, prateleiras e suportes para garrafas, entre outros itens removíveis) e coloque de lado para realizar uma limpeza.
Tenha em conta que nunca deve forçar se algum dos itens se apresentar preso por causa do gelo. Aguarde pelo derreter do gelo, porque saíra facilmente mais tarde.
Terceira etapa: Aguardar que o gelo derreta
Se o congelador ou arca frigorífica que tiver em casa apresentar uma mangueira de drenagem ou uma bandeja por baixo, verifique, porque se trata de um eletrodoméstico que está preparado para descartar a água através desses objetos à medida que o gelo derrete.
Pode colocar toalhas secas no interior do congelador para a água que descongela ser absorvida. No entanto, deve torcer de vez em quando ou então substituir as toalhas molhadas por outras secas.
- Vários sites publicam artigos com sugestões para acelerar o processo do derretimento do gelo. Contudo, muitas das sugestões dadas são perigosas, nomeadamente recorrer a ventoinhas, usar o líquido descongelante dos carros, colocar sal no congelador ou até cortar o gelo com uma faca (grande erro!).
- É importante ter em conta que nenhuma destas soluções se revela uma boa ideia, por diversos motivos. Estes métodos colocam a sua segurança em risco. É uma péssima ideia misturar eletricidade e água, pois pode ser a sua última ideia.
Também não se deve utilizar um anticongelante no lugar onde a comida é guardada. Usar uma faca ou outro objeto afiado para cortar o gelo também não é recomendado, pois poderá danificar o congelador.
- Existem sprays concebidos especificamente para descongelar o congelador. No entanto, tenha em conta que tudo o que usar que não seja recomendado pelo fabricante poderá invalidar a garantia.
É um erro forçar a retirada do gelo, porque poderá danificar o eletrodoméstico. No máximo, deve usar uma espátula de plástico para conseguir remover os maiores blocos. No entanto, não se recomenda mais nada além desse procedimento.
Por isso, convém ser paciente e aguardar o tempo que for preciso. O processo de descongelação pode durar algum tempo, mais de 2 horas. Dependerá sempre da quantidade de gelo acumulado e do tamanho do eletrodoméstico.
Quarta etapa: Secar e limpar
Após ter o congelador descongelado, deve fazer uma limpeza no interior do aparelho. Qualquer sujidade deve ser eliminada. Posteriormente, deve secar o congelador o máximo possível. Antes de ligá-lo, pode recorrer a toalhas secas para que fique mesmo sequinho, porque irá atrasar o acumular de gelo.
O congelador deve ficar desligado umas horas mesmo depois de ter colocado as toalhas secas. Então, deve ligar novamente o equipamento. Contudo, antes de colocar os alimentos, aguarde que ele apresente as temperaturas normais. Por isso, este passo também requer paciência da sua parte.
- Não se esqueça que não pode voltar a congelar um alimento descongelado. Se aconteceu, deixe-o ficar no frigorífico para um consumo a breve prazo.
Aprenda a tirar melhor partido dos seus eletrodomésticos:
- Métodos para limpar e branquear eletrodomésticos amarelados
- Aprenda a limpar fogão inox eficazmente e deixe-o a brilhar
- Como limpar a torradeira elétrica corretamente
Métodos para acelerar o derretimento do gelo em 30 minutos
Embora se tenha desencorajado anteriormente diversos métodos que visam acelerar o
processo de descongelamento, identificamos apenas processos inseguros. Existe um método que não é tão rápido como os acima indicados. No entanto, assegura toda a segurança, quer para si, quer para o seu equipamento.
1 – Primeiro, coloque água quente numa bacia.
2 – Em seguida, coloque a bacia dentro do congelador e feche-o.
3 – Então, aguarde. O vapor da água irá derreter o gelo mais rapidamente.
4 – Tenha em conta que os resultados serão ainda mais eficazes se juntar vinagre ou bicarbonato de sódio à mistura.
5 – Com este procedimento, o processo apenas dura meia hora, em vez das 2h estimadas.
- Os especialistas recomendam que faça este procedimento de descongelação duas vezes por ano, pelo menos. Claro que o seu equipamento poderá necessitar que seja feito com maior regularidade. A frequência dependerá eletrodoméstico e da velocidade com que ele acumula gelo.