Início Saúde Depois do café deve beber água? E antes?

Depois do café deve beber água? E antes?

É um hábito comum chegar ao café e pedir: “Um café e um copo de água, por favor”! Mas será que depois do café deve beber água? E antes?

Depois do café deve beber água
Depois do café deve beber água? E antes?

Depois do café deve beber água? E antes? Ir a um café faz parte do quotidiano de muita gente. Muitos fazem-no várias vezes por dia, outros em determinado momento do dia. Mas é comum as pessoas irem ao café pelo menos uma vez por dia. Seja antes do trabalho, num dos seus intervalos, depois do almoço ou depois de jantar, ou noutros momentos. Beber um café expresso faz parte do quotidiano de muita gente.

Quem vai ao café já pediu alguma vez “um cafezinho, por favor, e um… copo de água”. São muitos os que pedem o café desta forma, na companhia de um copo de água. Quem nunca pediu desta forma, certamente que já ouviu alguém a fazê-lo. Mas será que isso faz bem à saúde?

Depois do café deve beber água
Depois do café deve beber água? E antes?

Depois do café deve beber água? E antes?

O hábito

Beber ou não beber água, antes ou depois do café? Eis a questão!…

A resposta à questão pode levar a uma reflexão demorada, correndo-se o risco de até não se chegar a conclusão nenhuma. Muitos defendem que o copo com água que acompanha o café (muitas vezes, mas nem sempre, pois há quem rejeite fazê-lo) é frequentemente justificado como tendo o propósito de lavar a boca de impurezas; limpar as papilas gustativas, preparando-as para a degustação. E há especialistas que concordam…

Leia também:

Depois do café deve beber água
Depois do café deve beber água? E antes?

A tese

De acordo com uma tese que foi apresentada na BBC Good Food, o propósito do copo de água a acompanhar o café cinge-se a uma limpeza realizada às papilas gustativas. Tal como acontece com a água que acompanha o vinho, ajudando a que este seja mais bem apreciado.

Assim, para se apreciar um bom café, a água revela-se importante, pois permite que o paladar esteja limpo. Para tal acontecer, a água deve ser bebida antes do café.

Depois do café deve beber água
Depois do café deve beber água? E antes?

Uma especialista

Georgia Franco de Souza é provadora profissional de cafés, sendo também mestre torradora da empresa Lucca Cafés Especiais. Por isso, revela-se uma fonte importante nesta matéria.

De acordo com a sua experiência e conhecimento, a quantidade de água que normalmente acompanha a chávena de café não é suficiente, pois é uma uma pequena dose. Por isso, explica: “Tal como acontece com o vinho, a água entra como um acompanhamento do café. Por isso, para nós, apenas aquela quantidade não é suficiente”.

Depois do café deve beber água
Depois do café deve beber água? E antes?

O momento: beber antes ou depois?

Georgia leva em consideração o valor da água, enquanto parte da refeição. Por isso, defende: “Achamos que a água tem que ser tratada como um item na gastronomia. Ou seja, esta deve ser degustada do mesmo modo que o café.”

A especialista defende que o ideal seria o cliente pedir uma garrafa de água e ir bebendo pois, de acordo com a especialista, não existe um momento certo para beber a água. Por isso, aprofunda: ”Quando se senta para fazer uma refeição, não pensa se vai beber água antes, durante ou depois. A água está ali, à disposição, para beber quando quiser limpar o paladar, a qualquer momento.”

De acordo com a especialista, é também importante perceber que a água escolhida tem influência na experiência sensorial que representa beber café. A água escolhida deve ser pouco abrasiva; e possuir uma maior concentração de bicarbonato, pois deixa uma sensação mais suave na boca. Também deve ter uma menor concentração de sódio.

Depois do café deve beber água
Depois do café deve beber água? E antes?

Faz bem à saúde

De acordo com a BBC Good Food, faz bem à saúde juntar uma quantidade maior de água ao café. A água trata-se de uma boa companhia do café, pois contribui para a hidratação (a cafeína ajuda na retenção de líquidos). Há ainda benefícios naturais atribuídos à água mineral, como a redução do stress e da presença de radicais livres.

A publicação acrescenta que beber água antes o café (ou enquanto se está a tomar o café) reduz o impacto da bebida quente no estômago. É que os mais sensíveis sofrem com problemas gastrointestinais decorrentes desse impacto.

Depois do café deve beber água
Depois do café deve beber água? E antes?

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.