Quer surpreender com pratos de bacalhau deliciosos? Comece pelo básico: a arte de demolhar bacalhau. Aprenda a fazê-lo como um Chef! O bacalhau é um alimento bastante apreciado pelos portugueses. A estima do povo por este alimento está bem expressa no facto de se dizer que há 1001 receitas de bacalhau e pelo facto de ser apelidado de “fiel amigo”.
Ora, uma etapa importante para poder usar o bacalhau seco e salgado está no processo de demolhar este ingrediente. Há diferentes variáveis que se devem conhecer para se poder demolhar adequadamente este alimento, nomeadamente o tempo de demolha adaptado ao alimento em questão.
É indispensável ter essa capacidade de adaptação para se poder ter o bacalhau como se pretende: nem muito salgado, nem insosso.

Demolhar bacalhau: tudo o que precisa saber
Após se demolhar o bacalhau pretende-se ter um produto no ponto, nem demasiado salgado, nem insosso. A virtude está no meio termo. Por isso, convém ter alguns cuidados para que o processo de demolha ocorra como pretendido.
Este processo exerce uma grande influência no sabor apresentado no prato, porque elimina o sal em excesso (impedindo que ele fique salgado), além de devolver o nível de água e o volume que perdeu o bacalhau no processo de seca.
Contudo, se ficar tempo excessivo, fica sem sabor de sal, tornando as refeições menos saborosas. Quando o bacalhau é devidamente demolhado, as suas fibras ficam mais soltas. Por isso, consegue lascas bem definidas e soltas como todos gostam.
Existem etapas fundamentais para se demolhar bacalhau na perfeição. Entre os cuidados necessários a ter, antes de demolhar o bacalhau, está a leitura deste artigo, pois tem toda a informação de que necessita para obter o melhor resultado.
É importante tomar decisões relevantes, mesmo antes de se realizar o processo da demolha em si. O momento de selecionar o bacalhau é fundamental. Deve escolher um bacalhau com cor amarela palha, para garantir que se trata de um alimento bem seco.

Outro fator muito relevante consiste na etapa da conserva, que condicionará os passos seguintes. O bacalhau poder ser conservado à temperatura ambiente. No entanto, a melhor opção passa por reservá-lo no frigorífico até ao momento da demolha.
Ter o bacalhau devidamente cortado é um passo indispensável. Antes de começar a fazer a demolha, reúna tudo o que é necessário para demolhar o bacalhau, nomeadamente: um recipiente com tampa, água fria e gelo.
Há 4 passos fundamentais para o processo de demolha ser realizado na perfeição. São eles:
- Primeiro, o bacalhau deve passar por água corrente para eliminar o excesso de sal;
- Em seguida, deve colocar o bacalhau num recipiente (com água fria e/ou gelo, a cerca de 0ºC), com a pele virada para cima;
- Posteriormente, deve colocar o recipiente (já fechado) no frigorífico.
- Finalmente, deve fazer a muda da água 3 vezes ao dia.
Após realizar o processo de demolha, pode então cozer o bacalhau. Para o fazer corretamente, deve colocar o bacalhau num tacho com água fria e aquecer até ao ponto da fervura. Posteriormente, deve deixar o bacalhau submerso na água ao longo 10 minutos.
O bacalhau cozido é uma receita tradicional bastante popular, mas na gastronomia nacional não faltam propostas fantásticas. Não faltam pratos com este ingrediente nos restaurantes de norte a sul do país, do Bacalhau à Minhota, Bacalhau à Brás, Bacalhau à Gomes Sá, Bacalhau com natas, além de petiscos como bolinhos de bacalhau, iscas, entre outros.
Aprenda a preparar bacalhau:
- 9 receitas de bacalhau assado no forno de comer e chorar por mais
- Como cozer bacalhau na perfeição
- Como dessalgar bacalhau rapidamente sem complicações
Tempo adequado para demolhar bacalhau
A duração do processo de demolha varia consoante o produto que se tem à disposição. Devemos adaptar o tempo de demolha ao corte de bacalhau, ao tipo e ao peso que ele tem. Eis algumas das diferenças que deve ter em consideração.
Bacalhau inteiro cortado: O tempo de demolha que se deve destinar a um bacalhau inteiro já cortado em lombos, postas e abas é de 3 a 4 dias. No entanto, ao fim de 24h, deve retirar as partes mais finas, nomeadamente como as barbatanas, os rabos e as postas com espessura inferior de 1cm.
Bacalhau desfiado: Primeiro, deve passar o bacalhau desfiado por água. Em seguida, deve demolhar em água fria de 12 a 15 horas.
Bacalhau corrente: O bacalhau da Noruega é classificado consoante o peso e, por isso, requer tempos de demolha distintos:
- Bacalhau corrente (0,5 kg a 1 kg) requer tempo de demolha de… 36 horas;
- Bacalhau crescido (1 kg a 2 kg) requer tempo de demolha de… 48 horas;
- Bacalhau graúdo (2 kg a 3 kg) requer tempo de demolha de… 55 horas;
- Bacalhau especial (mais de 3 kg) requer tempo de demolha de… 72 horas.
No nosso site, poderá conferir diversas receitas de bacalhau. Deixe-se surpreender pela variedade das propostas gastronómicas feitas com o “fiel amigo” e delicie-se com o sabor de receitas tradicionais irresistíveis.