Início Saúde Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Muitos desvalorizam, mas o café é uma droga. Ele gera efeitos depois de haver o chamado desmame. Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo.

Deixe de tomar café
Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Muitos desvalorizam, mas o café é uma droga. Como tal, ele gera efeitos depois de haver o chamado desmame. Deixe de tomar café e entenda o que acontece ao seu organismo. O café é uma bebida fascinante, quer pela sua história, quer pelo seu presente. É uma das bebidas mais populares e mais consumidas em todo o mundo. Os seus efeitos são inúmeros e as propriedades presentes nesta bebida podem não ser mágicas, mas são verdadeiramente poderosas!

Por isso, são muitos os que não prescindem de integrar esta bebida no seu quotidiano. Contudo, esta bebida não deixa de ser uma droga que gera vício. Assim sendo, é natural que as pessoas que tentam largar o vício conheçam alguns efeitos indesejados.   

Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Curiosidades

O café deve ser bebido sem açúcar. Aliás, normalmente as pessoas exageram na quantidade usada o que multiplica os seus malefícios. O açúcar é um produto alimentar que é pobre em diversos sentidos e deve ser evitado.

Se acha que tem mesmo de adoçar o café, opte por mel ou canela, duas opções mais saudáveis e nutricionalmente ricas.

Leia também:

Deixe de tomar café
Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

O consumo

De acordo com os especialistas, devem beber-se no máximo 3 cafés por dia, sensivelmente. O café contém entre 70 ml a 120 ml de cafeína e a OMS (Organização Mundial de Saúde) defende que a quantidade máxima de cafeína que deve ser ingerida diariamente é de 400 mg, o que equivale a 3 chávenas de café por dia.

Se a estes valores juntarmos a cafeína presente noutros alimentos (como chás, chocolates, refrigerantes, bebidas energéticas, suplementos alimentares, medicamentos), percebemos que pode ser necessário reduzir as chávenas diárias para duas (ou mesmo para uma).

Deixe de tomar café
Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Os efeitos no organismo

São muitos os que integram o café no seu quotidiano e sem se aperceberem ficam com o vício da cafeína, presente em elevadas quantidades no café. Por isso, abandonar o hábito de beber diariamente esta popular bebida não é fácil.

O organismo sofre as consequências dessa decisão e não reage bem. Naturalmente, quanto mais cafeína estiver habituado a ingerir, mais acentuados serão os sintomas após abandonar o café. Se beber 5 cafés por dia e deixar de repente de os tomar, sofrerá mais impacto com o abandono do vício do que se só beber um ou dois cafés.

Conheça o impacto da escassez de cafeína no organismo, após estar viciado no consumo de cafeína. Quando a cafeína deixa de estar presente no organismo, o corpo reage mal. São estes os seus efeitos ao longo do tempo:

Deixe de tomar café
Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Após o primeiro dia

O café permanece no corpo entre 2,5 a 10 horas (por isso, muitos recomendam que se tome café apenas até às 18h. Se tomar mais tarde, pode ter dificuldades em adormecer).

O primeiro dia de abstinência revela-se difícil de superar. Uma pessoa que abandone o hábito de tomar café, tende a tornar-se bastante mais irritável, discutindo com facilidade.

Outro sintoma comum são as dores de cabeça. Um estudo de investigadores provenientes do Hospital Universitário Johns Hopkins, nos Estados Unidos da América, revelou que tal acontece com 50% das pessoas.

Deixe de tomar café
Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Após a primeira semana

São cerca de 72 horas o tempo de duração da abstinência. É um período em que a intensidade dos sintomas de abstinência da cafeína se faz sentir, embora possa variar de acordo com as características de cada pessoa.

Um indivíduo tem diferentes variáveis a interferir nos efeitos causados pelo abandono do vício, tais como a altura, a constituição física, a quantidade de café que habitualmente consumia, a idade, entre outras variáveis. É comum mencionarem-se as dores de cabeça e o aumento da sonolência como consequências naturais de quem parou de beber café.

Deixe de tomar café
Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Após o primeiro mês

Na conclusão deste tempo, o corpo já tende a reverter para o seu estado ‘normal’, a agir como habitualmente fazia, antes de se ter adquirido o hábito de beber café. Nesta fase, o cérebro, que até estava habituado a ser bloqueado por moléculas de cafeína, já desenvolve mais recetores de adenosina, que contribuem para regular o fluxo sanguíneo nas artérias.

Contudo, nesta fase, o intestino tende a ficar desregulado, pois o café é famoso por manter a atividade intestinal em movimento. Mas há motivos para sorrir… é que nesta fase os dentes tendem a ficar mais brancos, menos manchados e mais fortes, pois o consumo do café prejudica a saúde dentária.

Deixe de tomar café
Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo

Após o primeiro meio ano

Nesta fase, já está independente da cafeína. O corpo já não sentirá falta desta substância e deixará de haver sinais de abstinência. Naturalmente, no seu cérebro, continuarão a crescer mais recetores, permitindo sinalizar as glândulas supra-renais, levando-as a produzir mais adrenalina.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.