Curiosidades (que muitos desconhecem) sobre o Natal
Conheça curiosidades sociais, culturais e religiosas sobre esta época.
O Natal aproxima-se a passos largos. Existem muitas curiosidades associadas a esta época. Revelamos-lhe fatos interessantes sobre sociedade, religião e cultura, desta época.
Pai Natal
Terá sido o bondoso bispo Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.c, que terá dado origem ao Pai Natal. Nicolau, que mais tarde se tornou santo, ajudou muitas pessoas pobres e tinha por hábito deixar perto das chaminés moedas em sacos.
A representação de Nicolau como Pai Natal terá surgido na Alemanha. A expressão inglesa “Santa Claus”, utilizada pelos americanos para designar o Pai Natal, derivou inicialmente de “Saint Nicholas” (São Nicolau).
16 de dezembro de 1965
A célebre música natalícia “Jingle Bells” foi a primeira canção cantada no espaço.
São Francisco de Assis
Terá sido o criador do presépio (em 1224, em Itália, na cidade de Greccio). Terá sido também este santo que foi o autor da Missa do Galo.
“Como os galos cantavam às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo”, conta o site História Digital.
Árvore de Natal
Deverá ter surgido na Alemanha. Há quem diga que Lutero montou a primeira árvore em sua casa para demonstrar às crianças o quão especial era o dia do nascimento de Jesus. Também existem teorias de que Vilfrido ter-se-á deslocado à Alemanha para promover o cristianismo.
Nesse sentido “figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta divina”, conta o site instituto Pinheiro.
Judeus
Não comemoram o 25 de dezembro. Não consideram que Jesus seja filho de Deus. No entanto, na época natalícia, celebram o Chanuká (também conhecida como a Festa das Luzes), que recorda a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, que foi recuperado pelos judeus depois de 3 anos de guerras.
(cont.)