Início Saúde Cúrcuma: como usar, benefícios e contraindicações

Cúrcuma: como usar, benefícios e contraindicações

É um ingrediente importante, que todos devemos ter em casa. Perceba os motivos. Cúrcuma: como usar, benefícios e contraindicações.

Cúrcuma
Cúrcuma: como usar, benefícios e contraindicações

Cúrcuma: como usar, benefícios e contraindicações. A cúrcuma é conhecida também por outros nomes. Este ingrediente é também conhecido como açafrão-da-Índia ou como açafrão-da-terra, havendo ainda quem o conheça por tumérico. Cúrcuma longa é o seu nome científico. A cúrcuma é uma espécie de raiz especial; é uma planta que se apresenta em folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm, tendo ainda compridas raízes de coloração laranja.

A cúrcuma tem características muito próprias que permitem que seja usada em diversas receitas gastronómicas. O que poucos sabem é que ela contém diversas propriedades medicinais que a tornam particularmente valiosa para a saúde. Quer saber mais sobre esta especiaria?

Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Cúrcuma: como usar, benefícios e contraindicações

Gastronomia

A cúrcuma tem propriedades especiais. Esta especiaria pode ser usada em forma de pó, sendo frequentemente utilizada para temperar, concedendo cor, aroma e sabor a carnes ou legumes.


Leia também: 5 superpoderes do vinagre de maçã no seu banho


É um ingrediente que é usado em todo o mundo, mas é na Índia e em países do Oriente que a cúrcuma se revela essencial. As folhas da cúrcuma podem ser utilizadas na preparação de alguns saborosos chás.

Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Tabela nutricional da Cúrcuma, moída (colher de chá 2,2 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 8 kcal 0,4 %
33 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,3 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 1,4 g 0,5 %
Açúcares < 0,1 g 0,1 %
Proteína 0,2 g 0,2 %
Fibra alimentar 0,5 g 0,2 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 0,2 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Cápsulas

Ela é frequentemente usada em pó, para fins gastronómicos, mas também pode ser consumida na forma de cápsulas.

Características

A especiaria revela-se particularmente benéfica para a saúde, pois contém propriedades medicinais bastante vantajosas. A sua riqueza em antioxidantes torna a cúrcuma num autêntico remédio natural.

Sendo bastante usada enquanto remédio caseiro, integra algumas receitas para melhorar determinados problemas de saúde, nomeadamente gastrointestinais.

A cúrcuma ajuda a combater diferentes problemas, tais como febre e constipações. Sabia que a cúrcuma pode ajudar a reduzir o colesterol alto?

Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Benefícios

A cúrcuma gera diversos benefícios na saúde, por isso deve ser consumida de forma regular. Ela contém diversas propriedades que se revelam extremamente benéficas para o nosso organismo. Entre as diversas propriedades da cúrcuma, convém especificar as suas principais.

A cúrcuma contém propriedades que geram uma ação anti-inflamatória, havendo ainda propriedades com ação antioxidante e com ação antibacteriana e digestiva. Pode ser usada como tónico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e, também, contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Outros benefícios

Assim se percebe que a cúrcuma está na origem de diversos benefícios, nomeadamente: desintoxica e trata problemas de fígado; regula a flora intestinal; regula os níveis de colesterol; estimula o sistema imunitário; ajuda a aliviar inflamações da pele (nomeadamente eczema, acne ou psoríase); ajuda a melhorar a resposta anti-inflamatória natural; ajuda na melhoria da digestão; dá um contributo precioso para a perda de peso; é uma aliada no combate às gripes e constipações; desempenha um papel importante na prevenção de crises de asma.

Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Princípio ativo

A curcumina é o princípio ativo que se revela responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma. Ela é muito estudada pelos seus efeitos.

Pode ser usada em forma de gel ou mesmo como pomada, sendo frequentemente utilizada para tratar feridas na pele, especialmente queimaduras. Ela tem revelado ótimos resultados nos estudos científicos já efetuados.

Contraindicações

É importante ter em conta que a cúrcuma gera diversos benefícios na saúde, se for usada com moderação. Contudo, se for utilizada indevidamente, pode ser prejudicial.

Um uso excessivo de cúrcuma pode originar efeitos colaterais, nomeadamente irritação no estômago e enjoos.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão em jejum?


Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Nota

Nem toda a gente deve consumir cúrcuma. Este é um ingrediente que está contraindicado para determinados pacientes.

Pessoas que estejam a tomar remédios anticoagulantes e estejam com obstrução das vias biliares devido a pedra na vesícula, devem evitar o seu consumo.

A cúrcuma só deve ser consumida ao longo da gravidez ou lactação, se for utilizada sob orientação médica.

Cúrcuma
como usar, benefícios e contraindicações

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.